Desenvolvimento motor do bebê está ligado à fala e risco de autismo

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

A descoberta foi feita por uma pesquisa da Universidade de Londres, na Inglaterra, entenda

Cada vez mais, os pesquisadores têm observado algo muito interessante em relação ao desenvolvimento dos bebês. Ocorre que o bebê tem o seu desenvolvimento motor, que é basicamente começar a rolar, sentar, engatinhar, pegar objetos, entre outros, e o seu desenvolvimento cognitivo, que é capacidade de falar, processar informações, etc. Até alguns anos atrás, os cientistas acreditavam que essas duas áreas não tinham muita ligação uma com a outra.

Porém, as últimas descobertas sobre o desenvolvimento infantil estão questionando isso. De modo que cada vez fica mais claro a forte ligação entre o desenvolvimento motor e o desenvolvimento cognitivo do bebê. E foi justamente isso que uma pesquisa da Universidade de Londres, Inglaterra, observou.


Cadastre-se

Os pesquisadores descobriram que quando há demora no desenvolvimento motor, o bebê corre maior risco de também apresentar problemas com seu desenvolvimento cognitivo. O estudo concluiu que bebês que aos sete meses de vida apresentaram demora para desenvolver habilidades motoras esperadas para a fase tiveram maiores chances de demorar também para falar e ainda mais riscos de desenvolver autismo.

Mas o que pode ser considerado demora no desenvolvimento motor aos sete meses de vida? Bom, até os sete meses de vida é esperado que o bebê já consiga realizar coisas como: sustentar a cabeça, apanhar objetos e leva-los até a boca, rolar e sentar.

É esperado que o bebê consiga sustentar a cabeça por volta dos três meses de vida. Aos quatro meses espera-se que o pequeno consiga apanhar os objetos e leva-los até a boca. Enquanto aos seis meses de vida, a expectativa é que os bebês já sejam capazes de rolar em todas as direções. Por fim, cerca de 95% dos bebês irá sentar até os sete meses de vida.

Diante desta descoberta, é importante deixar claro que não é porque o bebê apresentou uma certa demora no desenvolvimento motor que ele terá autismo. A pesquisa fala apenas em maiores chances, então fique calmo. Demoras no desenvolvimento podem ocorrer por uma série de motivos, sendo que na grande maioria das vezes não indicam qualquer problema de saúde. Por isso, caso note um atraso no desenvolvimento motor do seu filho, apenas converse com o pediatra sobre o assunto e veja com este profissional se há algo com que se preocupar ou não.

Veja os primeiros sinais de autismo que o bebê dá aqui.

Fonte consultada:

Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários