Moleiras dos bebês: onde elas estão e quais cuidados ter

Por: Bruna Romanini



Foto:Reprodução

As moleiras são partes sem ossos que aparecem nas cabeças de todos os bebês

Quando os bebês nascem, suas cabeças são um pouco diferente dos adultos e não estamos falando apenas da diferença de tamanho. Ocorre que ao contrário dos adultos, o crânio dos bebês não é completamente fechado. Existem espaços SEM OSSOS nas cabeças dos pequenos, são as famosas moleiras.

As moleiras são extremamente importantes para o desenvolvimento dos pequenos. “Elas existem para permitir um adequado crescimento do cérebro no primeiro ano de vida, período onde a cabeça cresce mais”, explica a pediatra Rita de Cassia Silveira, presidente do comitê de neonatologia da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul.

Cadastre-se

Ao nascerem os bebês possuem dois espaços sem ossos que são mais perceptíveis pelos adultos. Tratam-se da fontanela anterior, localizada no centro da cabeça do bebê quando o olhamos de cima, e a fontanela posterior, que fica no centro da parte de trás da cabeça, conforme você pode ver na imagem acima.

Com o passar do tempo esses espaços sem ossos vão se fechando. A fontanela posterior irá fechar entre um e dois meses do bebê, enquanto a fontanela anterior fecha entre os 7 e 19 meses do bebê.

Cuidados com as moleiras

Apesar desses espaços não terem ossos, é importante deixar claro que o cérebro do bebê ainda sim está protegido por outras estruturas presentes na cabeça do bebê. Portanto, os papais e mamães precisam ter nestas partes da cabeça, o mesmo cuidado que tem com o restante da cabeça.

A única diferença é que os papais e mamães precisam ficar atentos ao aspecto da moleira. A moleira normal é aquela que não está funda ou alta, tem uma apresentação plana e às vezes pulsáteis. “Ela também tem o tamanho de uma a duas polpas digitais”, afirma Rita de Cassia. O principal cuidado que se precisa ter os as moleiras é não bater nelas.

Saiba mais sobre as moleiras aqui.

Fonte consultada:

Biblioteca de Saúde do Governo dos Estados Unidos

Veja mais

Comentários



Veja mais