Por que o bebê coloca tudo na boca? Descubra!

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

O bebê coloca tudo na boca porque essa é uma de suas maneira de aprender sobre o mundo e sobre si mesmo

O controle remoto. Um livrinho infantil. Um brinquedo. Areia. Meia. Terra. O rabo de cachorro. Não importa o que estiver pela frente. Uma das primeiras reações de todos os bebês será colocar na boca. Mas, por que o bebê coloca tudo na boca? Bom, uma pesquisa muito interessante descobriu a resposta.

Um estudo realizado pela Universidade de Emory, Estados Unidos, descobriu que colocar os objetos na boca é a maneira do bebê de aprender sobre esses objetos e também sobre si mesmo.


Cadastre-se

Primeiro, os cientistas observaram que ao colocarem chupetas com diferentes texturas na boca, os bebês eram capazes de diferenciá-las. Mas caso eles tivessem apenas visto as chupetas, sem coloca-las na boca, essa diferenciação já não era possível. Então, a maneira do bebê enxergar realmente era pela boca!

Isto faz todo o sentido, especialmente se considerarmos que nos primeiros meses de vida a visão do bebê não é muito boa. E além disso, seus movimentos motores também não são dos melhores, de modo que ele não consegue tatear muito bem um objeto. Mas, uma coisa que o bebê consegue fazer é colocá-lo na boca!

Então, os pesquisadores observaram a maneira como os bebês colocavam objetos que não eram chupeta ou mamadeira na boca. Os pesquisadores notaram que ao colocarem os objetos na boca, especialmente objetos que eram colocados pela primeira vez, os bebês faziam movimentos diversos com a língua, que não envolviam chupar. Ou seja, quando coloca o objeto na boca que não é chupeta ou mamadeira, o bebê não o chupa, mas sim faz movimentos com a língua para entender qual é o formato, textura do objeto, entre outras questões.

Além disso, os pesquisadores notaram que ao colocarem objetos na boca, inclusive o próprio dedo, os bebês aprendem sobre seus corpos. Eles notam que eles possuem uma parte de dentro, que é úmida e quente, e que possuem uma parte exterior que é seca e possui uma temperatura e textura diferente.

Saiba que a boca e a língua possuem uma série de terminações nervosas que permitem com que a experiência de colocar coisas na boca seja algo incrível para o bebê.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários