Por que você deve checar os pés dos bebês que choram sem motivo aparente

Por: Bruna Romanini

Foto: Reprodução

O bebê que de repente chora sem motivo aparente pode estar sofrendo com a Síndrome de Torniquete de Cabelo

Seu bebê está chorando ou parece estar irritado ou incomodado, mas não é fome, nem sono, nem cólicas ou fralda suja? Então, é importante checar os pés do seu pequeno. Na verdade, não apenas os pés, mas também o pênis ou vagina e os dedos das mãos. Isto porque seu bebê pode estar com a Síndrome de Torniquete de Cabelo.

Esta síndrome é algo raro, mas que quando ocorre, os pais precisam detectá-la e agir rapidamente. Ela acontece quando um fio de cabelo ou um fio de outro material se enrola ao redor de uma parte do corpo do bebê, geralmente são os dedos dos pés, mas também pode ser o pênis, a vagina ou os dedos das mãos.


Cadastre-se

Como o bebê ainda tem essas partes do corpo muito delicadas, um simples fio de cabelo já é capaz de prejudicar a circulação de sangue no local em que ele se enrolou. E então o local incha e há o risco de gangrenar, ou seja, pode ser necessário amputar a parte do corpo onde o fio de cabelo se enrolou.

Diante de um caso de Síndrome de Torniquete de Cabelo é essencial ir ao pronto-socorro IMEDIATAMENTE. Isto porque para remover o fio de cabelo pode ser necessária uma pequena cirurgia.

Saiba que na maioria dos casos, quando os pais agem rapidamente e o fio é retirado, a parte afetada volta ao normal e não fica com nenhuma sequela. Uma boa maneira de prevenir esta síndrome é sempre checar a meia do seu bebê antes de coloca-la, observe se há fios de cabelo ou outro material soltos dentro da meia e se tiver retire-os antes de colocar a meio no seu bebê.

Veja a seguir algumas fotos de como fica um pezinho e uma mãozinha afetados por essa Síndrome:

bebe-dedo

dedo-bebe-cabelo1

Fonte consultada

Journal of Pediatric Surgical Specialties

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários