Soro fisiológico: como e quando aplicar no bebê

Por: Bruna Romanini



Foto: Reprodução

Aprenda o jeito correto de aplicar o soro fisiológico nos bebês

Como os papais e mamães sabem, bebês possuem um sistema imunológico muito delicado e por isso correm maior risco de contrair doenças. Então, é muito comum os pequenos ficarem com o nariz entupido.

Os bebês ainda não conseguem assoar o nariz, portanto é preciso ter alguns cuidados especiais quando o nariz do pequeno entope. É neste momento que o soro fisiológico se torna um grande aliado dos papais e mamães.

Cadastre-se

Quando o nariz do bebê está entupido, o soro fisiológico deve ser aplicado diversas vezes ao dia, pode ser com a diferença de algumas horas ou cerca de 15 a 20 minutos antes das refeições e antes de dormir. Ao aplicar o soro é preciso usar um conta-gotas que foi limpo com água e sabão.

Coloque duas gotas do soro fisiológico em cada narina do bebê. E depois utilize um aspirador nasal. A melhor opção é o aspirador nasal em formato de pera com um bico de borracha, plástico ou silicone.

Após a aplicação do soro comprima o aspirador e então o encaixe na abertura da narina do bebê.  Retire a pressão dos dedos da “pera” e por aspiração a secreção irá para o interior do objeto. E lembre-se: utilize o soro fisiológico puro, sem a adição de nenhum medicamento.

Esta limpeza com o soro fisiológico não deve ser feita apenas quando o bebê está com nariz entupido. É interessante fazer entre duas a seis vezes por semana quando o bebê não está com o nariz entupido. Esta frequência varia de acordo com o ambiente, se o tempo está muito seco ou há muita poluição no ambiente em que vocês vivem, é melhor aumentar a frequência da limpeza. “A obstrução nasal prejudica a respiração, fazendo com que as crianças apresentem amigdalites, otites e rinites”, afirma a pediatra Lúcia Diehl, médica membro da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul.

Fonte consultada:

Academia Americana de Pediatria

Veja mais

fralda bebê colocar destaque
lenço umedecido e alergia alimentar
pato de borracha
anvisa proíbe venda de fralda bebê

Comentários



Veja mais