Saiba o que as grávidas devem evitar comer no café da manhã e entenda os motivos
O cardápio das grávidas é algo que merece atenção desde as primeiras semanas da gestação. Isso porque alguns alimentos não são indicados e podem representar sérios riscos para a saúde do feto e da mamãe. Mesmo na primeira refeição do dia, a preferida de muita gente, existem alguns itens que parecem inofensivos, mas que precisam ser consumidos com moderação.
Confira o que não comer no café da manhã:
Café
A lista já começa com o próprio café que pode não cair muito bem nesse período. O ideal é que a gestante limite o consumo diário para, no máximo, quatro xícaras. “Esta bebida aumenta as secreções gástricas e faz com que o risco de refluxo seja maior”, explica o nutrólogo Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).
Chás
Alguns chás também contêm cafeína e, por isso, devem ser consumidos moderadamente, já que podem aumentar as secreções gástricas. Entre eles estão o chá verde, mate, preto e branco. “Outro problema é que existem tipos de chás que podem induzir contrações uterinas, o que não é interessante”, alerta a nutricionista Elaine Vital, da Clínica Bersou.
Leites e queijos
De forma geral, vale não exagerar na quantidade de laticínios. “Algumas proteínas do leite e derivados não são digeridas facilmente. Então, se a grávida consumir muito delas podem ocorrer problemas na digestão”, ressalta Vital.
Fique ainda mais atenta aos leites e queijos não pasteurizados. Eles apresentam riscos de contaminação por microrganismos que podem ser prejudiciais à saúde da mamãe e do bebê. Já os queijos amarelos concentram muito sal e gordura.
Alimentos ricos em açúcar
Bolos e tortas são deliciosos, mas não são as melhores opções para as gestantes. Sucos industrializados também entram na lista dos “vilões” do café da manhã. Lembre-se sempre de que o consumo em excesso de alimentos açucarados eleva o risco de diabetes gestacional.
Adoçantes
Mulheres que precisam controlar o ganho de peso e as diabéticas podem utilizar o adoçante durante a gestação. Porém, é preciso ter cuidado e verificar muito bem a composição do produto escolhido. Na lista dos mais seguros, desde que tomados em quantidades adequadas, estão: estévia, sucralose e acesulfame-K.
Tenha cuidado com o aspartame que contém ácido aspártico, metanol e fenilalanina. Tais substâncias que prejudicam o ganho de peso e o crescimento do feto, além de poderem causar distúrbios neurológicos nos bebês. Sacarina e ciclamato também devem ser evitados, uma vez que alguns estudos já descobriram que eles têm efeito cancerígenos em animais.