Como saber se estou grávida? Veja cinco sintomas:
Confira os principais sintomas que podem indicar que você está grávida
Todo mundo sabe que o principal indício de que a mulher está grávida é a menstruação atrasada. Mas, você sabia que nosso organismo pode dar alguns alertas de que um bebezinho começou a se formar?
Os sintomas da nidação, que é o processo de implantação do óvulo fecundado, se parecem muito com os da TPM. É exatamente por isso que muitas mulheres os deixam passar, sem notar que algo está diferente em seu corpo.
Sentir cólicas, sonolência, enjoo e dores de cabeça não necessariamente indicam que a mulher engravidou. “Estes sintomas são comuns na gravidez, porém, a mulher pode tê-los por outros motivos. Por exemplo, cólicas podem ocorrer no começo da gestação ou quando a mulher está prestes a menstruar”, afirma o ginecologista Newton Busso, presidente da Comissão Nacional Especializada em Reprodução Humana da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO).
Confira alguns sintomas de gravidez que podem ser identificados antes mesmo do atraso da menstruação:
Cólicas
Logo que a mulher engravida o seu corpo passa a produzir o HCG, também conhecido como hormônio da gravidez. Com isso, é comum que ela sinta algumas dores bem parecidas com cólicas menstruais. A diferença nesse caso é a intensidade que costuma ser mais leve e se assemelha com pequenas fisgadas na barriga.
Seios maiores
É quase unanime entre as mamães que essa é a primeira parte do corpo que começa a mudar. Geralmente, eles ficam maiores e mais sensíveis. Em alguns casos, a cor da aréola pode escurecer.
Irritação, cansaço e sonolência
Vale lembrar que o organismo da mulher leva um tempo para se adaptar com a presença do bebê. Então, é bem comum se sentir cansada e mais sonolenta do que o normal. E em meio a um verdadeiro turbilhão de mudanças hormonais, a irritação também é quase inevitável.
Dor de cabeça e enjoo
Com o aumento da pressão sanguínea, a mãe pode sentir leves dores de cabeça. O enjoo na gravidez também é um sintoma bem recorrente.
Pequeno sangramento
No começo da gravidez há a possibilidade de ocorrer um pequeno sangramento, em decorrência à implantação do óvulo fertilizado no útero. Uma das diferenças desse tipo de sangramento para a menstruação é a coloração, sendo geralmente mais rosado ou marrom. Além disso, o fluxo é bem menor e muitas vezes é percebido por pequenas manchinhas na calcinha ou na hora de se limpar com o papel higiênico.
Quando a mulher percebe um atraso na menstruação, é recomendável aguardar alguns dias para fazer o teste de gravidez.