Como saber se estou grávida? Veja cinco sintomas:

Kelly Ferreira
Saiba alguns sintomas de que está grávida

Confira os principais sintomas que podem indicar que você está grávida

Fique bem informado, nos siga no Google Notícias

Todo mundo sabe que o principal indício de que a mulher está grávida é a menstruação atrasada. Mas, você sabia que nosso organismo pode dar alguns alertas de que um bebezinho começou a se formar?

Os sintomas da nidação, que é o processo de implantação do óvulo fecundado, se parecem muito com os da TPM. É exatamente por isso que muitas mulheres os deixam passar, sem notar que algo está diferente em seu corpo.

Sentir cólicas, sonolência, enjoo e dores de cabeça não necessariamente indicam que a mulher engravidou. “Estes sintomas são comuns na gravidez, porém, a mulher pode tê-los por outros motivos. Por exemplo, cólicas podem ocorrer no começo da gestação ou quando a mulher está prestes a menstruar”, afirma o ginecologista Newton Busso, presidente da Comissão Nacional Especializada em Reprodução Humana da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO).

Confira alguns sintomas de gravidez que podem ser identificados antes mesmo do atraso da menstruação:

Fique bem informado, nos siga no Google Notícias

Cólicas

Logo que a mulher engravida o seu corpo passa a produzir o HCG, também conhecido como hormônio da gravidez. Com isso, é comum que ela sinta algumas dores bem parecidas com cólicas menstruais. A diferença nesse caso é a intensidade que costuma ser mais leve e se assemelha com pequenas fisgadas na barriga.

Seios maiores

É quase unanime entre as mamães que essa é a primeira parte do corpo que começa a mudar. Geralmente, eles ficam maiores e mais sensíveis. Em alguns casos, a cor da aréola pode escurecer.

Irritação, cansaço e sonolência

Vale lembrar que o organismo da mulher leva um tempo para se adaptar com a presença do bebê. Então, é bem comum se sentir cansada e mais sonolenta do que o normal. E em meio a um verdadeiro turbilhão de mudanças hormonais, a irritação também é quase inevitável.

Dor de cabeça e enjoo

Com o aumento da pressão sanguínea, a mãe pode sentir leves dores de cabeça. O enjoo na gravidez também é um sintoma bem recorrente.

Pequeno sangramento

No começo da gravidez há a possibilidade de ocorrer um pequeno sangramento, em decorrência à implantação do óvulo fertilizado no útero. Uma das diferenças desse tipo de sangramento para a menstruação é a coloração, sendo geralmente mais rosado ou marrom. Além disso, o fluxo é bem menor e muitas vezes é percebido por pequenas manchinhas na calcinha ou na hora de se limpar com o papel higiênico.

Quando a mulher percebe um atraso na menstruação, é recomendável aguardar alguns dias para fazer o teste de gravidez.


Palavras-chaves
Compartilhe essa notícia