Dicas para dormir bem na gravidez
Alguns cuidados com a alimentação, posição na hora de dormir, entre outros, proporcionam uma boa noite de sono para a gestante
No começo da gravidez é natural a mulher sentir mais sono por conta da progesterona. Porém, no final da gestação, especialmente no último trimestre, a mulher começa a ter mais dificuldade para dormir. “O tamanho e peso da barriga começam a incomodar nesta fase, além disso a grávida sente mais calor nesta fase por conta da vasodilatação. Nas últimas semanas a grávida costuma ficar mais ansiosa com o momento do parto, cuidados com o bebê e com as novidades que estão por vir, o que aumenta ainda mais as dificuldades para dormir”, explica a ginecologista e obstetra Daniela Mayema, do Hospital e Maternidade São Luiz.
Por isso, confira a seguir algumas atitudes que te ajudam a ter uma boa noite de sono:
Diminua o consumo de café e de alguns refrigerantes e chás
Consumir grandes quantidades de cafeína, substância presente no café, chá preto, chá mate e alguns refrigerantes, podem afetar a qualidade do sono da gestante. “O consumo dessas bebidas em pequena quantidade não costuma atrapalhar no sono. A quantidade diária recomendada é de uma xícara de café ou uma xícara de chá preto”, afirma Daniela Mayema.
Menos líquidos a noite
Na gravidez a ingestão de líquido aumenta e a capacidade da bexiga acaba diminuindo, pois com o aumento do útero a bexiga fica pressionada. Por isso, a grávida costuma ir várias vezes ao banheiro, inclusive à noite. “Uma dica é consumir mais líquidos durante a manhã e menos à noite. Mas mesmo essa alternativa não é uma garantia de que a gestante vá menos ao banheiro durante à noite”, conta Daniela Mayema.
Evite refeições pesadas
Para garantir uma boa noite de sono, uma dica importante é evitar alimentos gordurosos e pesados, pois eles tornam a digestão mais difícil. “Na gravidez, o sistema digestivo fica mais lento do que o normal por conta da progesterona. Por isso, recomenda-se evitar o consumo de refeições pesadas nas gestações, principalmente à noite. Além disso, o aumento do útero acaba pressionando o estômago, o que causa sensação de inchaço gástrico”, diz Daniela Mayema.
Crie uma rotina relaxante antes de dormir
Antes de ir dormir tente deixar o ambiente o mais tranquilo possível. Deixe a luz baixa, evite assistir televisão ou ficar no computador, celular ou tablet. Ler um livro antes de dormir é uma boa ideia. Um banho relaxante também é interessante. Enfim, procure deixar a sua rotina antes de ir dormir o mais relaxante possível.
Escolha a posição certa
Dormir virado para o lado esquerdo costuma ser a posição mais confortável. “Isto porque ela é melhor para a circulação fetal e retorno venoso, mas não é necessário e nem uma regra. O importante é que a gestante durma como se sentir mais confortável”, orienta Daniela Mayema.
Acessórios para uma melhor noite de sono
Está difícil encontrar uma boa posição para dormir? “Elevar a cabeceira e procurar um suporte entre as pernas e nas laterais para apoiar a barriga são boas alternativas”, conta Daniela Mayema.
Evite jejuns prolongados
Procure fazer lanchinhos leves entre as refeições principais, desta forma você diminui o risco de enjoos, especialmente quando for dormir.