Engordar pouco na gravidez aumenta risco do bebê ter esquizofrenia

Por: Bruna Romanini

Foto: Reprodução Visual MD

Descoberta é de uma pesquisa feita na Suécia com mais de 500 mil gestantes, entenda

Uma pesquisa feita com mais de 500 mil gestantes descobriu que ganhar menos do que o peso recomendado durante a gravidez aumenta o risco do bebê desenvolver esquizofrenia no futuro.

De acordo com os autores do estudo, que foi feito pelo Karolinska Institutet em Estocolmo na Suécia, a pressão para ter um corpo perfeito logo após o parto faz com que muitas mães não comam o suficiente na gestação, assim elas não engordam muito e perdem peso com maior facilidade após o parto.

Links Patrocinados

Contudo, os pesquisadores constataram que esta atitude faz com que o bebê tenha 30% mais chances de desenvolver esquizofrenia.  “Ganhar menos de 8 kg na gestação de uma mulher com peso saudável já faz com que o bebê tenha 30% mais chances de desenvolver a esquizofrenia do que aqueles cujas mães ganharam o peso recomendado”, disse o autor do estudo Euan Mackay em entrevista ao jornal britânico DailyMail.

Os pesquisadores também deixaram claro que isto não significa que as gestantes precisam comer excessivamente. “A recomendação continua a mesma: tenha uma alimentação saudável e balanceada e nada de fazer dieta na gravidez”, concluiu Euan Mackay.

Links Patrocinados

Peso certo na gravidez

O peso na gravidez varia de acordo com o quanto ela pesava antes de engravidar. “O que mais se recomenda hoje é calcular o índice de massa corpórea no início da gravidez e classificá-la. O peso vai variar e acordo com essa classificação”, explica o ginecologista obstetra Roberto Antonio de Araujo Costa, professor assistente da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista – “Júlio de Mesquita Filho”.

De acordo com o Instituto de Medicina dos Estados Unidos gestantes com peso normal, Índice de Massa Corpórea (IMC) entre 18,5 e 24,9, podem ganhar entre 11 e 16 quilos.  Aquelas com sobrepeso, IMC acima de 25 e até 29,9, são orientadas a engordar entre 7 e 11 quilos e as obesas, com IMC acima de 30, entre 4 e 9 quilos. Já as gestantes que estão abaixo do peso, IMC inferior a 18,5 , precisam engordar entre 12,5 e 18 quilos.

Saiba como calcular o IMC

O IMC é medido de forma muito simples. Ele é o resultado do peso da pessoa dividido pelo quadrado da sua altura. Então, no caso de alguém com 1,68 m e 59 quilos, o cálculo é: 1,68 X 1,68 = 2,8224. Depois, divida o peso pelo resultado da multiplicação da altura. 59/2,8224 = 20,9. Pronto! O IMC do indivíduo é 20,9.

Veja mais

Comentários

Links Patrocinados