Sabrina Sato engravidou menstruada? Médico explica o que aconteceu:

Por: Bruna Romanini

sabrina sato engravidar menstruada

Foto: Reprodução Instagram – Sabrina Sato engravidou menstruada? Tire suas dúvidas

Dona Kika, mãe de Sabrina Sato, revelou que a filha estava menstruando direto quando descobriu a gravidez

Além de muita alegria, a gravidez da apresentadora Sabrina Sato trouxe à tona um assunto que muitas pessoas desconhecem. Isto porque em entrevista ao portal UOL, Dona Kika, mãe de Sabrina, contou que a filha estava menstruando direto depois do carnaval quando descobriu a gestação. “A Sabrina fez vários exames, um check-up, e descobriu somente lá [no hospital] que estava grávida. Ela contou ao médico que estava menstruando direto, depois do Carnaval”, relatou Dona Kika.

O caso de Sabrina levanta duas questões: É possível engravidar menstruada? E é possível continuar menstruando mesmo grávida? A resposta para cada um deles é diferente.


Cadastre-se

É possível engravidar menstruada?

A resposta é sim, mas trata-se de algo raro. Na verdade, o que geralmente acontece quando a mulher acha que engravidou menstruada é que ela se confundiu. Isto porque é preciso ter em mente que nem todo sangramento vaginal é menstruação.

A mulher pode apresentar um pequeno sangramento, por exemplo, quando está ovulando! E este sangramento pode ser confundido com a menstruação.

Além disso, há mulheres que possuem um ciclo menstrual curto e por isso podem ovular poucos dias após terem menstruado. Como o espermatozoide pode sobreviver no corpo da mulher por até SETE DIAS após a relação sexual, o espermatozoide pode ainda estar lá na hora da ovulação e então a gestação ocorre mesmo com o casal tendo relações sexuais durante o período da menstruação.

É possível menstruar na gravidez?

A resposta é não! “Não pode acontecer porque a menstruação é uma perda sanguínea cíclica ao final de um ciclo menstrual em que não houve uma gravidez”, conta o ginecologista obstetra Paulo Gallo, diretor médico do Vida – Centro de Fertilidade da Rede D’Or do Rio de Janeiro e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Neste caso, o que pode acontecer é outra confusão em relação ao sangramento vaginal. Isto porque no início da gestação a mulher pode apresentar sangramento de implantação.  “Esses sangramentos que ocorrem durante a gravidez estão relacionados com a implantação do embrião. Na placenta há vasos do feto e do útero da mãe, na formação inicial desse tecido formam-se os vasos sanguíneos que podem se romper e apresentar um sangramento”, explica Paulo Gallo.

Estes sangramentos costumam ser menos intensos do que a menstruação. E diante de um sangramento na gravidez é importante entrar em contato com seu médico. “Uma mulher que está em uma gravidez inicial e começa a ter um sangramento a conduta é repouso, reposição com progesterona vaginal, evitar relações sexuais e acompanhar a evolução da gestação com ultrassonografia vaginal com intervalo de dez dias para ver se a gravidez transcorre corretamente”, orienta Paulo Gallo.

Fonte consultada:

Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido

Veja mais

bebê abraço irmã
nara alemeida mãe

Deixe uma resposta

Comentários