Grávida e com 5 gatos e 4 cães, Carol Castro desvenda mitos
Atriz Carol Castro está empenhada em desvendar o mito de que gestantes não podem ter gatos
A atriz Carol Castro está grávida de cinco meses e é uma orgulhosa dona de quatro cães e cinco gatos. “Moro em casa, o que torna mais fácil cuidar deles”, explicou Carol Castro em entrevista ao programa Encontro com Fátima Bernardes.
Após descobrir a gravidez, Carol Castro se deparou com um mito muito famoso: o de que gestantes não podem ter gatos devido ao risco do animal transmitir a toxoplasmose. “Todo dia alguém escreve nas minhas redes sociais que o médico pediu para dar o gato por causa da gravidez”, lamentou a atriz em entrevista ao programa Encontro com Fátima Bernardes.
Diante disso, Carol Castro passou a se empenhar em desvendar este mito e passar as informações corretas para as gestantes. “É muito mais fácil você se intoxicar com toxoplasmose por uma carne crua ou mal passada do que pelo gato”, disse Carol Castro.
E a atriz está correta. As grávidas NÃO precisam deixar seus bichanos com outras pessoas! Os gatos domésticos não apresentam riscos para as gestantes. Caso o seu gato só fique em casa e não tenha contato com as fezes de outros animais não há com o que se preocupar. “Apenas os gatos que comem carne crua são possíveis transmissores de toxoplasmose, gatos que comem comida em lata ou ração não são”, diz a ginecologista obstetra Karina Zulli, do Hospital e Maternidade São Luiz.
Grávidas com gatinhos só precisam ter dois cuidados simples, que são: lavar as mãos após fazer carinho no pet e evitar entrar em contato com as fezes dos gatos, como limpar a caixinha de areia, e caso tenha que limpar a caixinha ou recolher as fezes do gato, faça isso com luvas. “Só precisamos tomar alguns cuidados, como sempre lavar as mãos depois de ter contato com eles e não mexer na caixinha de areia durante a gravidez”, concluiu Carol Castro.
Saiba mais sobre toxoplasmose na gravidez aqui.