Grávidas de meninos têm maiores chances de complicações na gestação
O risco de parto prematuro, pré-eclâmpsia e diabetes gestacional aumentam em grávidas de meninos
Mulheres que estão grávidas de meninos têm maiores chances de ter problemas de saúde na gestação. É o que aponta uma pesquisa publicada na revista científica PLOS ONE. Segundo o estudo, grávidas de meninos têm mais chances de ter parto prematuro, pressão alta e diabetes gestacional.
Os pesquisadores descobriram que quando a mulher está grávida de meninos, as chances dela ter um parto prematuro entre 20 e 24 semanas de gestação são 27% maiores, já entre 30 e 33 semanas de gravidez são 24% maiores e entre 34 e 36 semanas de gestação as chances de parto prematuro são 17% maiores.
Além disso, mães que estão grávidas de meninos tem 4% mais chances de desenvolver diabetes gestacional e 7.5% mais chances de sofrer com pré-eclâmpsia.
Os pesquisadores chegaram a estas descobertas após analisar mais de 574 mil nascimentos em 30 anos, de 1981 a 2011. “A maior conclusão deste estudo é que as evidências estão aí: o sexo do bebê tem uma associação direta com como a gravidez vai transcorrer”, observa a autora do estudo a professora Claire Roberts da Universidade de Adelaide, na Austrália.
A autora do estudo acredita que estes maiores problemas em gestações de meninos ocorrem devido à uma relação entre a placenta e o sexo do bebê. “Acreditamos que as diferenças na maneira como a placenta funciona pode explicar estes resultados e como eles levam a maiores complicações em gestações de meninos”, diz Claire Roberts.
Os pesquisadores defendem que ainda são necessários mais estudos para se entender bem a relação entre o sexo do bebê e problemas na gestação.