Saiba por que a gestação é sempre contada em semanas

Kelly Ferreira
Confira como saber em qual semana da gestação você está

Entenda como fazer as contas para saber em qual semana de gestação você está

Fique bem informado, nos siga no Google Notícias


Contar a gestação em semanas, no início, gera muita confusão na cabeça dos papais. Mas com o tempo, esses cálculos se tornam comuns e a conta de parece ser quase que automática.

Para calcular em qual semana você está é bem simples: basta saber qual foi o dia da sua última menstruação. Apesar da fecundação só acontecer duas semanas depois disso, o dia da menstruação dá início a contagem das semanas da gravidez. Isso acontece porque é bem mais difícil para a mamãe precisar quando foi a sua ovulação. Então, o que se estabelece como o 1º dia de gravidez é mesmo a data da menstruação. A partir daí é só somar sete dias para saber as semanas.

Esta informação é importante para nortear todo o acompanhamento médico da grávida, seu pré-natal e a possível data do parto. A data provável do nascimento do bebê, inclusive, pode ser calculada através de um método chamado regra de Naegele, “A duração média da gravidez é 280 dias ou nove meses completos. Para descobrir a data estimada do parto acrescente sete dias ao primeiro dia da sua última menstruação, subtraia três meses e adicione um ano”, ensina o ginecologista obstetra Sérgio Floriano Toledo, Mestre em Ciências da Saúde pelo Centro Universitário Lusíada – UNILUS, Santos, São Paulo.

Vale lembrar que exames de ultrassom, bem como o teste de sangue podem chegar a datas mais precisas. Em especial, o ultrassom precoce, feito entre a 6ª e a 10ª semana, geralmente garante uma precisão ainda maior sobre a idade gestacional.

Fique bem informado, nos siga no Google Notícias


Mas por que semanas?
Uma gestação dura em média 280 dias ou 10 meses lunares. Se levarmos em consideração que cada mês tem determinado número de dias, essa é uma boa razão para fazer o cálculo por semanas. Outro ponto está relacionado ao desenvolvimento do feto. Nos primeiros três meses, a evolução do bebê é maior e mais veloz. Com isso um acompanhamento semanal é muito mais eficaz do que um mensal, no que diz respeito a saúde e evolução do bebê.


Palavras-chaves
Compartilhe essa notícia