“Ela agachou, pegou nos bracinhos dele e o chacoalhou pra frente e pra trás”, afirma a mãe Ruby Santos
Uma criança de apenas três anos foi agredida por um adulto enquanto brincava na área de recreação de um shopping de São Paulo. O caso ocorreu na sexta-feira (9/3) no YouPlay Space do Shopping Bourbon.
A mãe Ruby Santos falou sobre o que ocorreu com seu filho. Ela levou o menino para brincar no local e ficou acompanhando tudo do lado de fora, já que o lugar possui monitores especializados e os pais conseguem ver tudo que está ocorrendo pelos vidros. “Os pais podem ficar do lado de dentro com os filhos ou fora. Como estava muito lotado por ser sexta-feira, haviam monitores e eu já tinha levado meu filho lá outras vezes e correu tudo bem, eu decidi ficar do lado de fora vendo ele brincar”, explicou Ruby.
Após algum tempo brincando, o menino se aproximou de uma mesinha com lego e foi então que foi agredido por uma mulher adulta. “Meu filho se aproximou de uma mesinha com lego para brincar e então essa mulher se abaixou, pegou nos bracinhos dele e chacoalhou ele pra frente e pra trás. Quando eu vi isso, veio vários sentimentos, eu entrei em pânico”, contou Ruby.
Depois da agressão, o pequeno ficou chorando e Ruby foi ao seu encontro. “Eu peguei ele no colo, tentei acalmar ele e ai os monitores se juntaram todos e tentaram me acalmar e me dar água”, afirma Ruby.
Na YouPlay também ocorrem festas de aniversário para crianças e a mulher que agrediu o pequeno era a convidada de uma dessas festas. “A mulher alegou que ele tentou invadir a festa de outra criança e ela disse que não agrediu meu filho, mas eu vi e todo mundo ao redor também viu. E onde já se viu ficar brava com uma criança de três anos porque achou que ela invadiu uma festa? O lugar da festa é o mesmo em que ficam as outras crianças que pagam para brincar, então eles acabam de misturando mesmo!”, contou Ruby.
Ruby e o noivo chamaram a polícia e pediram para ver as imagens da câmera de segurança. Porém, as imagens fornecidas pelo Youplay mostram apenas o momento em que a mulher se abaixou e não a agressão. “Eles alegaram que a agressão aconteceu em um ponto cego da câmera”, explicou Ruby.
Por isso, o policial não pode fazer nada contra a mulher. A YouPlay anotou os dados da mulher mas os pais afirmam que essa informação ainda não foi dada a eles. As outras imagens da câmera de segurança também não foram fornecidas, de acordo com os pais.
Exame de corpo e delito confirmou as agressões
Os pais registraram um Boletim de Ocorrência contra a Youplay Space e o Shopping Bourbon, já que os dados da agressora não foram fornecidos. Após isso, o menino fez um exame de corpo e delito que confirmou a agressão. “Fizemos o exame de corpo delito e constatou a agressão. Ele ficou com marca de unha! E quando chegamos em casa ele ficou falando: ‘a moça machucou o bracinho’. Ele ficou doente por causa de tudo que aconteceu, deu febre e ficou traumatizado”, contou Ruby.
Os pais agora aguardam informações da YouPlay sobre a agressora.
O portal BebêMamãe.com entrou em contato com o Shopping Bourbon e eles enviaram a seguinte nota sobre o caso: “A administração do shopping informa que está ciente do episódio, permanecendo à disposição das autoridades competentes para auxiliar nas investigações deste caso”.
O portal também entrou em contato com a assessoria de imprensa da YouPlay Space, você pode conferir a resposta deles após a foto.
Resposta da YouPlay Space sobre o caso
“Como local do episódio, o tratamento adequado no desentendimento entre dois clientes da YouPlay envolvendo acusação de agressão a um menor é a colaboração absoluta com as autoridades e o suporte aos pais da criança para o completo esclarecimento.
Sem o acionamento desses canais, qualquer cessão de imagens, identidade de pessoas ou ainda especulação sobre o incidente não encontram respaldo legal e causam prejuízos aos interesses do menor em questão e das pessoas envolvidas.
Como procedimento de nossa empresa, identificamos através de cadastro todos os adultos que entram no espaço (acompanhantes de crianças ou convidados de festas), tendo assim a identidade de todos os envolvidos para esclarecimento no curso de qualquer investigação oficial, além da imagens (ainda que não corroborem com a acusação de maneira explícita).
Como esclarecimento adicional, a empresa se dispôs, por mera liberalidade (não há previsão legal para essa obrigação), dada a gravidade das acusações, a exibir imediatamente as imagens capturadas ao pai e ao policial militar que foi acionado, garantindo assim que o policial pudesse realizar um flagrante, mas as imagens capturadas não foram inequívocas a respeito do ato reportado pela mãe, tendo assim o policial reportado a impossibilidade de se atuar imediatamente e recomendando a instauração de uma denúncia e de seus desdobramentos. A filmagem da exibição dessas imagens é o que está sendo veiculado na internet.
A YouPlay manifesta ainda que, por ter sua direção formada por pais, compreende excessos cometidos por qualquer pai na tentativa de atribuir responsabilidade aos locais envolvidos no episódio (empresa e shopping center) e nesse processo extrapolar a linha do sensacionalismo, pois são excessos cometidos em nome da defesa dos interesses de nossos filhos – no entanto, ainda são excessos e com a finalidade de garantir que apenas informações claras sejam veiculadas, solicita que seja esclarecido que não há interesse em ocultação do episódio e que desde o primeiro momento a empresa se colocou a disposição dele, ainda que venha veiculando o contrário e que até o presente momento não tenhamos sido contatado por ele e nem tenhamos recebido nenhuma intimação de nenhum tipo de nenhuma autoridade para nenhum tipo de esclarecimento.
Estamos disponibilizando o screenshot da comunicação oficial da empresa com o pai, uma hora após o episódio, para corroborar a posição da empresa desde o início e eliminar possíveis desinformações sobre nossa postura”.