Crianças herdam inteligência da mãe e a ciência já sabe o motivo

Por: Bruna Romanini



Foto: Reprodução – Entenda por que as crianças herdam a inteligência da mãe e não do pai

Diversos estudos apontaram que a mãe tem um papel muito importante na inteligência dos filhos

Quando o assunto é a inteligência das crianças, a mãe tem um papel muito importante, de acordo com diversas pesquisas. Estudos, como um feito pelo Research Council Social and Public Health Sciences Unit de Glasgow na Escócia, apontaram que o QI (quociente de inteligência) das crianças tende a ser similar ao de suas mães.

No estudo de Gasglow, as mesmas pessoas foram entrevistadas todos os anos dos seus 14 aos 22 anos. E diversos fatores foram levados em conta, como a educação e condições socioeconômicas.  Os pesquisadores então constataram que o fator mais importante para a inteligência de fato eram as mães.

Cadastre-se

Os pesquisadores também já sabem o motivo disso. Ocorre que o cromossomo X é o responsável por carregar a inteligência. Mulheres têm dois destes cromossomos (XX), enquanto os homens têm apenas um (XY), assim, elas têm o dobro de chances de passar sua inteligência para os filhos do que os pais!

Nem todos concordam que a inteligência da criança vem apenas da mãe

Apesar dos diversos estudos e constatações, nem todos os cientistas concordam que a mãe é a única responsável pela inteligência do filho. Isto porque outros fatores também influenciam na inteligência das crianças.

De acordo com uma pesquisa feita pela Universidade de Queensland, na Austrália, apenas 40% da inteligência das crianças é herdada dos pais e o restante vem do ambiente no qual os pequenos foram criados.

Por isso, estimular a inteligência dos bebês e crianças é tão importante. Algumas atitudes podem ajudar a estimular a inteligência dos pequenos.

Veja mais

Comentários



Veja mais