INSS irá fornecer salário-maternidade automaticamente! Veja como será:

Por: Bruna Romanini



Foto: Reprodução

O benefício do salário-maternidade passará a ser concedido após o registro do bebê, entenda

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) informou que passará a fornecer o salário-maternidade de maneira automática após o registro do bebê. Assim, não é mais necessário ir até um posto da instituição para pedir o benefício.

Esta decisão faz parte de um pacote de modernização na liberação de benefícios da Previdência Social e funcionará de maneira integrada com os cartórios e registro civil.

Cadastre-se

Vale lembrar que o salário-maternidade é um benefício que é concedido às mães durante o período de afastamento após o parto ou adoção de um bebê/criança. O valor recebido é a média de suas últimas 12 contribuições, sendo que o valor não pode ultrapassar o teto do INSS (5.645 reais). Saiba mais sobre salário maternidade aqui.

Em até 48 horas após o registro, o INSS irá reconhecer as crianças registradas e se você, a mãe ou responsável pelo bebê é segurada e tem direito ao benefício. Se você não sabe como está o seu cadastro no INSS, entre em contato pelo site do INSS ou pelo telefone 135 para tirar todas as dúvidas – e verificar se o benefício foi gerado automaticamente. É importante manter os seus dados sempre atualizados no Instituto.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Veja mais

Comentários





Veja mais