“Nosso objetivo é informar outros pais para que não passem pelo que passamos com nosso bebê”, disse a mãe
Os pais Keenan e Evan Overton perderam seu bebê de cinco meses, o pequeno Ezra, enquanto ele estava em uma cadeirinha de descanso. A cadeirinha em questão é a Rock’n Play da marca Fisher-Price.
E o pequeno Ezra não foi o único que perdeu a vida nesta cadeirinha. Outros nove casos foram registrados pela Comissão de Segurança do Produto para o Consumidor (CPSC) do Governo dos Estados Unidos desde 2015. Em todos os casos, os pequenos rolaram e ficaram de barriga para baixo na cadeirinha enquanto não estavam presos ao produto. Todas crianças que faleceram tinham três meses ou mais.
Após estas perdas, o CPSC e a Fisher-Price emitiram um comunicado alertando os pais sobre esta cadeirinha. No comunicado, eles orientam os pais a não deixarem o pequeno usar esta cadeirinha quando tiver mais de três meses ou começar a rolar sozinho. Eles ainda orientaram os consumidores a sempre colocarem os pequenos nas cadeirinhas de descanso com o cinto de segurança que vem com o produto, justamente para evitar que eles rolem.
O filho de Keenan e Evan faleceu em dezembro de 2017, um ano e meio antes do alerta ter sido emitido. “Quando eu vi meu filho, ele estava na cadeirinha virado de barriga para baixo, seu rosto estava encostado na cadeirinha e ele já havia sufocado”, recorda-se Keenan em entrevista ao canal CNN.
A mãe Evan revelou que ela e o marido estão conversando com a Fisher-Price. “Nós e outros pais que perderam seus filhos da mesma forma estamos conversando com a Fisher-Price sobre qual é a melhor forma de alertar os pais e cuidadores sobre esta cadeirinha. Nosso principal objetivo é informar as pessoas para que isto não ocorra com mais ninguém”, explicou Evan em entrevista para a CNN.
A assessoria de imprensa da Fisher-Price no Brasil emitiu a seguinte nota sobre as perdas envolvendo a cadeirinha Fisher-Price Rock’n Play:
“Segurança é nossa maior prioridade. A perda de uma criança é trágica e mexe com todos nós. Por quase 90 anos, gerações de pais confiam na Fisher-Price para fornecer produtos seguros e de alta qualidade para seus filhos. Trabalhamos muito para ganhar essa confiança. Nós garantimos a segurança do Fisher-Price Rock’n Play Berço Portátil, produto que atende a todas as normas de segurança aplicáveis, incluindo a ASTM International, além de ser certificado pela Associação de Fabricantes de Produtos Juvenis (JPMA). Continuamos trabalhando com a Consumer Product Safety Commission (Comissão de Segurança de Produtos de Consumo dos EUA) para garantir a segurança dos itens do nosso portfólio, incluindo o Berço Portátil Rock’n Play. É essencial que os avisos e instruções do produto sejam sempre seguidos. Continuaremos a fazer tudo o que pudermos para garantir que os pais e cuidadores tenham acesso às informações necessárias para criar um ambiente de sono seguro para crianças”.