Pediatras alertam: fora do carro, o bebê não deve dormir na cadeirinha

Por: Bruna Romanini

Foto: Shutterstock – Entenda o alerta dos pediatras sobre a cadeirinha para o bebê

Uma pesquisa da Academia Americana de Pediatria alerta para os riscos de deixar o bebê dormir na cadeirinha

O bebê não deve ficar dormindo na cadeirinha do carro quando estiver fora do veículo. O alerta foi feito pela Academia Americana de Pediatria (AAP). Um estudo divulgado na última edição da revista científica Pediatrics da AAP alertou que o risco dos pequenos morrerem sufocados quando dormem na cadeirinha do carro é maior quando comparado ao berço.

O estudo analisou casos de mortes de crianças entre 2004 e 2014. E diante desta análise eles concluíram que de fato quando a criança dorme na cadeirinha fora do carro ao invés do berço, as chances de sufocar e perder a vida são muito maiores.

Links Patrocinados

A conclusão da pesquisa foi: “Usar a cadeirinha para as crianças pequenas dormirem em um contexto no qual elas não estão viajando é um risco”. A pesquisa também observou que os riscos dos pequenos morrerem dormindo na cadeirinha são maiores quando eles estão na creche ou com uma babá e menores quando estão com o cuidador principal, como a mãe e o pai. “Existe maior risco de morte relacionada ao sono em crianças pequenas na cadeirinha quando estão na creche ou com a babá”, concluiu o estudo.

Dormir na cadeirinha pode causar asfixia postural no bebê

Os pequenos podem perder a vida ao dormirem na cadeirinha por causa da asfixia postural, também conhecida como asfixia posicional. Isto ocorre quando a respiração dos pequenos é bloqueada devido à posição da cabeça do pequeno, que está caída de lado ou para frente.

Links Patrocinados

Além de não deixar seu filho dormir na cadeirinha quando estiver fora do carro, outro cuidado importante é não evitar viagens longas de carro nos primeiros meses do pequeno. O ideal nestes primeiros meses é que ele fique no máximo 20 minutos na cadeirinha. Saiba tudo sobre asfixia postural.

Comentários

Links Patrocinados