Veja quais as diferenças entre os corpos das mães que tiveram menina e menino

Bruna Stuppiello

Leite materno, cérebro, seios, os corpos das mães podem mudar de acordo com o sexo do bebê

Fique bem informado, nos siga no Google Notícias


Cada vez mais, a ciência descobre que existem algumas diferenças muito curiosas entre as mamães que tiveram bebês meninas e as que deram à luz a meninos. Veja quais são essas diferenças a seguir:

Leite materno diferente

Existem algumas diferenças entre o leite produzido pelas mães de meninas e o leite das mães de meninos.

De acordo com uma pesquisa feita pela bióloga e professora da Universidade de Harvard, Katie Hinde, o leite materno das mães que amamentam meninas conta com uma quantidade extra de cálcio! Isto ocorre provavelmente porque as meninas crescem mais rápido do que os meninos, por isso, seus ossos precisariam de uma quantidade extra de cálcio.

Fique bem informado, nos siga no Google Notícias


Já o leite das mães que amamentam meninos, possui uma quantidade extra de gorduras e proteínas, 35% a mais. Isto ocorre provavelmente porque os meninos precisam de mais energia para se desenvolver.

Produção de leite materno

Apesar das mães de meninos produzirem um leite com maior quantidade de gorduras e proteínas, as mães de meninas não ficam para trás. De acordo com Katie Hinde, para compensar esta menor quantidade de gordura e proteína, essas mães de meninas produzem maior quantidade de leite materno. Desta forma, apesar de seu leite ter menos gordura, as bebês ainda recebem uma boa quantidade deste macronutriente porque ingerem mais leite materno do que os meninos!

Seios diferentes

Um estudo publicado na revista científica American Journal of Human Biology descobriu que os seios das mães de meninas crescem proporcionalmente mais durante a gestação do que das mães de meninos! A pesquisa contou com a participação de 120 mães.

Ainda não se sabe exatamente porque os seios das mães de meninas crescem mais. Contudo, uma das hipóteses dos pesquisadores é que como na gestação de meninos, os bebês liberam uma maior quantidade de testosterona, hormônio encontrado em altas concentrações nos homens, os seios das mães de meninos acabam não crescendo tanto na gestação.

Mais ou menos estresse

Dar à luz a um bebê menino aumenta o estresse no corpo da mãe em níveis muito mais altos do que quando a mulher tem uma menina. É o que aponta uma pesquisa feita pela Universidade de Granada, na Espanha.


Compartilhe essa notícia