Pesquisadores finalmente descobriram que era a fruta lichia que estava fazendo com que todos os anos mais de 100 bebês e crianças indianos partissem repentinamente. Entenda por que comer esta fruta de estômago vazio pode ser muito arriscado para os pequenos.
Acontece que entre os anos de 1995 e 2014, os moradores da cidade indiana de Muzaffapur tinham que lidar com a mesma tragédi4 misteri0sa. Entre os meses de maio e julho, crianças e bebês, que estavam saudáveis, começavam a apresentar convulsões durante a noite e entravam em coma. Entre essas crianças e bebês, 40% acabava partindo.
Até que o Dr. Rajesh Yadav, pesquisador do India Epidemic Intelligence Service, finalmente conseguiu descobrir o que estava acontecendo. Em uma pesquisa feita em parceria com India’s National Center for Disease Control e Centers for Disease Control and Prevention em Atlanta, Estados Unidos, o Dr. Rajesh Yadav descobriu que a causa da partida destas crianças era a lichia!
Acontece que a cidade de Muzaffarpur é uma das maiores produtoras de lichia da Índia. Para conseguir descobrir e entender a ligação desta fruta com a partida de bebês e crianças, o Dr. Rajesh Yadav passou dois anos observando os hábitos da população local. “Foi uma situação muito intensa, nós víamos crianças m0rrendo diante dos nossos olhos todos os dias, assim que chegavam ao hospital”, relatou o Dr. Rajesh ao jornal The New Y0rd Times.
Ele então descobriu que como a região era muito p0bre e ao mesmo tempo tinha grande quantidade de lichia, era frequente que bebês e crianças comessem apenas esta fruta antes de dormir, sem jantarem. E este era exatamente o problema!
Acontece que o Dr. Rajesh e seus colegas constataram que a lichia possui duas substâncias, a hipoglicina e a metileneciclopropil glicina, que inibem a capacidade do organismo de sintetizar a glicose (açúcar). Isto pode fazer com que a pessoa fique com baixíssimos níveis de glicose no organismo, levando a um grave quadro de hipoglicemia.
Portanto, as crianças já estavam com o nível de glicose baixo no organismo porque não haviam ingerido uma refeição e então comiam lichia, e isto fazia com que estes níveis de glicose caíssem ainda mais!
Com a glicose baixíssima no organismo, algumas crianças, especialmente aquelas que são menores, desenvolviam problemas repentinos e graves em seus cérebros, encefalopatia, e acabavam partindo. Como também já havia muitas crianças desnutridas na cidade, este problema causado pela fruta fica ainda mais grave nestes pequenos com a saúde que é mais frágil.
Um cuidado ao comer lichia salvou outras crianças
Para conseguir acabar com estas m0rtes de crianças e bebês, o Dr. Rajesh propôs algo muito simples aos pais. Ele orientou os pais a sempre oferecerem o jantar aos filhos e só lhes deixarem comer a lichia após terem jantado. Isto vale também para as outras refeições principais, cafe da manhã e almoço. Além disso, Dr. Rajesh também limitou a quantidade desta fruta que as crianças poderiam comer.
Com estes dois cuidados simples, as m0rtes misteri0sas dos bebês e crianças na cidade Muzaffarpur acabaram. Outro ponto é que as m0rtes aconteciam apenas entre os meses de maio e julho porque esta era justamente a época de colheita da lichia.
Durante seus estudos do caso, o Dr. Rajesh percebeu que ele era similar ao que aconteceu no Caribe anos antes. No Caribe, as crianças também partiam durante a noite após terem c0nvulsões.
E foi descoberto na época que a causa disso era a fruta ackee. Esta fruta local possuía a mesma substância que a lichia, a hipoglicina. Portanto, esta fruta também estava fazendo com que as crianças tivessem graves quadros de hipoglicemia.