Foi revelado o estado do recém-nascido José Pedro que acordou enquanto estava sendo velado. O caso aconteceu no último sábado (25) em Rio Branco no Acre. O bebê retornou para a Maternidade Bárbara Heliodora assim que foi constatado que ele estava vivo.
O recém-nascido José Pedro estava internado e seu estado era grave, mas estável. Infelizmente, nesta segunda-feira (27), a equipe da maternidade atualizou o quadro e revelou que o bebê não resistiu e partiu às 23:15 de domingo (26). Ele estava internado na UTI neonatal da maternidade.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), a causa da m0rte do bebê foi um quadro de ch0que séptico e sepse neonatal, estas complicações foram decorrência de uma infecção generalizada.
A diretora-geral da Maternidade, Simone Prado, e o secretário de saúde, Pedro Pascoal, emitiram a seguinte nota conjunta sobre o faleciment0 de João Pedro: “A Sesacre e a equipe da maternidade lamentam profundamente o desfecho e reafirmam seu compromisso de redobrar o olhar e seguir aprimorando, a cada dia, o cuidado e a atenção humanizada à vida”.
Recém-nascido acordou enquanto estava sendo velado
O recém-nascido José Pedro nasceu na Maternidade Bárbara Heliodora na sexta-feira (24). Ele veio ao mundo prematuro de 23 semanas e cinco dias de gestação e pesando 520 gramas. O parto foi realizado após a mãe do bebê, Sabrina Souza da Costa, ter apresentado um quadro de sangrament0.
Pouquíssimo tempo após o nascimento de João Pedro, a obstetra afirmou que ele havia falecid0. O atestado de ób1to foi feito e o bebê foi encaminhado para o necrotéri0. O bebê passou a noite toda dentro de um sac0 no necrotéri0!
Foi apenas às 10:00 da manhã do dia seguinte, um sábado, que os familiares viram o recém-nascido enquanto era velado e ele começou a ch0rar. A família até fez um vídeo do bebê ch0rando. “Como é que uma criança dessa tá mort4?! Ainda colocaram em um sac0 e levaram pro necrotéri0 após o parto! Ele ficou a noite toda no necrotéri0, o bebê tava gelado!”, contou a tia do bebê Maria Aparec1da para a TV N0rte Acre.
A família então levou o bebê João Pedro de carro de volta a maternidade. Lá, ele foi internado na UTI neonatal.
Equipe que fez o parto do recém-nascido foi afastada
Os médicos e demais profissionais de saúde que participaram do parto do recém-nascido José Pedro foram afastados da maternidade. Segundo a Secretaria de Saúdo do Acre isto foi feito para garantir transparência na apuração dos procedimentos adotados.
A Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) ainda reafirmou, em nota, seu compromisso com a transparência nas investigações deste caso e disse que mantém uma auditoria interna para revisar os protocolos de atendimento em partos de alto risco.
O delegado Alcino Júnior, responsável pela investigação do caso, contou que os funcionários da maternidade serão ouvidos, especialmente todos aqueles que participaram do parto e tiveram contato com a mãe e o bebê.
O delegado também destacou que as investigações estão apenas no começo. “É uma praxe nossa ouvir todas as pessoas que tiveram contato com essa criança. As investigações estão apenas começando. Estamos encaminhando os prontuários para perícia, a fim de verificar se os procedimentos foram cumpridos e em que momento ocorreu a falha”, disse ele para o p0rtal Norte.
O c0rp0 de José Pedro foi encaminhado ao Instituto Médico Legal para a realização da necropsi4. A previsão é de que seria liberado ainda nesta segunda-feira (27).





