Mãe de bebê internado com Covid-19 alerta os pais: “a doença é séria”
O bebê de sete meses desenvolveu pneumonia em decorrência do Covid-19 e sua mãe falou sobre o assunto
A mãe de um bebê de sete meses que precisou ser internado ao desenvolver pneumonia por causa do COVID-19. fez um alerta aos pais. A mãe Courtney Doster da Carolina do Sul nos Estados Unidos testou positivo para o coronavírus e seu filho Emmett também.
A família realizou o exame após o pequeno Emmett ter sido diagnosticado com pneumonia. “Meu bebê estava tossindo demais e depois sua febre aumentou para 40 graus! Então eu o levei para o hospital na segunda-feira passada (16/03). Lá fizemos os exames e eu e ele testamos positivo para o coronavírus. Meu filho ainda foi diagnosticado com pneumonia”, relatou Courtney em entrevista ao jornal New York Post.
O pequeno Emmett precisou passar uma noite internado para tratamento. Depois, ele recebeu alta hospitalar e está sendo tratado em casa. Toda a família está em quarentena total em casa até o dia 1º de abril.
Courtney decidiu contar sua história para alertar aos pais que também é preciso atenção em relação ao COVID-19 e as crianças. “É uma doença muito séria sim! E precisamos ficar atentos para os sinais de alguma possível complicação nas crianças”, relatou a mãe.
Vale lembrar que os bebês e crianças não são o grupo de risco para o coronavírus. Contudo, isto NÃO significa que os pequenos são imunes a doença e também NÃO significa que eles não podem ter complicações. Ocorre que bebês e crianças têm menos chances de desenvolverem uma complicação. “Tem um estudo que saiu recentemente que incluiu 2 mil crianças com COVID-19 na China, continua valendo o mesmo entendimento, que as crianças têm quadros mais leves que os adultos. 95% das crianças tiveram formas leves e moderadas neste estudo, uma ou outra pode esperar um quadro mais severo. Os bebês e crianças se infectam, mas de maneira geral mais leve”, explicou o infectologista e pediatra Dr. Marco Aurélio Sáfadi, presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP).
No caso dos bebês e crianças, diante dos sintomas do coronavírus, a orientação é ir ao posto de saúde ou entrar em contato com um médico e depois manter os pequenos em quarentena total. Além disso, é essencial ficar de olho nos sintomas dos pequenos e fica atento à alguns sintomas preocupantes. “O principal sintoma que deve chamar a atenção é a presença de falta de ar, crianças que apresentam fatiga respiratória, cansaço para respirar e febre persistente, a criança que não consegue se alimentar, que está prostrada, abatida”, explica o Dr. Marco Aurélio Sáfadi.