Médico que separou gêmeas revela estado da irmã sobrevivente

Médico falou do estado das gêmeas siamesas
Fique bem informado, nos siga no Google Notícias


O médico que foi um dos responsáveis pela separação das gêmeas siamesas Kiraz e Aruna, Dr. Zacharias Calil, falou sobre a partida de uma delas e o estado de saúde da irmã que sobreviveu. A gêmea Kiraz partiu apenas nove dias após a cirurgia de separação. Kiraz e Aruna eram um caso raríssima de siamesas unidas pelo tórax, abdômen e bacia.

A cirurgia para separação das gêmeas aconteceu no dia 10 de maio. As bebês tinham um ano e meio. Infelizmente, nove dias após o procedimento, a pequena Kiraz não resistiu. O Dr. Zacharias Calil que acompanhava as meninas há mais de um ano e participou da cirurgia, falou sobre a partida de Kiraz.

Ele começou dizendo: “Nota de f4lecimento da pequena Kiraz. Que Deus conforte sua família.  Olá, pessoal, é com imenso pesar que eu noticio o f4lecimento da gêmea siamesa Kiraz. Isso nos causou um grande, assim, sentimento de perda em todo o hospital”.

O médico ainda disse que a sensação é de que perdeu um membro de sua família: “Principalmente eu que tenho acompanhado elas há mais de um ano. Então, existe um envolvimento sentimental muito grande. É como se eu perdesse alguém da minha família. Então, é um momento realmente doloroso, sabe?”.  

Fique bem informado, nos siga no Google Notícias


Ele também destacou o empenho de toda a equipe de profissionais de saúde para a separação das gêmeas. A cirurgia de separação aconteceu em Goiânia no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (HECAD). Esta cirurgia para separação das irmãs contou com a participação de 16 especialistas e com uma equipe multidisciplinar de 50 profissionais e durou 19 horas. “Eu fiquei realmente muito comovido emocionalmente, extremamente delicado que nós assim trabalhamos muito para que tivéssemos sucesso”, afirmou o médico.

O Dr. Zacharias ainda falou sobre o estado de saúde da gêmea que sobreviveu, Aruna. “Mas infelizmente, nós não conhecemos os desígnios de Deus. Mas que dê conforto para a família, para que a gente possa também ter muita força, confiança e vamos manter a Aruna com todo o suporte necessário para que ela possa sobreviver”, afirmou.

Hospital fala sobre a partida de uma das gêmeas siamesas

O  Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) também emitiu uma nota sobre a partida de uma das gêmeas siamesas após a separação. “O Hecad informa, com profundo pesar, o f4lecimento da paciente Kiraz, uma das gêmeas siamesas submetidas à cirurgia de separação realizada no dia 10 de maio, na unidade”.

A nota então continua: “Kiraz estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde o término do procedimento, recebendo cuidados intensivos de uma equipe médica e multiprofissional. Apesar de todos os esforços clínicos e da dedicação da equipe assistencial, a paciente foi a óbit0 na manhã desta terça-feira (20), às 11h30”.

Eles concluíram a nota dizendo: “O Hecad se solidariza com os pais e familiares neste momento difícil e segue prestando todo o acolhimento e suporte necessários. Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad/SES-GO)”.

O hospital também deu maiores detalhes sobre como está a gêmea que sobreviveu, a pequena Aruna. “O HECAD informa que a paciente Aruna, uma das gêmeas separadas em procedimento realizado no último dia 10 de maio, segue em estado grave, com evolução esperada para a fase atual do pós-operatório. A paciente permanece em sedação contínua, em uso de ventilação mecânica e sob dieta zero”.

O hospital também ressaltou que Aruna está sendo acompanhada por uma equipe multiprofissional. “Apresenta diurese espontânea e faz uso de dr0gas vasoativas para manutenção da estabilidade hemodinâmica. O HECAD reforma que a equipe multiprofissional segue acompanhando de forma contínua a evolução clínica da paciente”.

Os pais das gêmeas siamesas também desabafaram sobre a partida de Kiraz. “É com pesar que a família da menina Kiraz Rodrigues comunica o seu f4lecimento. Seu c0rpo será velado no velóri0 municipal de Iguaçu do Tietê, a partir das 20:00 do dia 21/05/2025. E o seu sepult4mento será às 9:00 do dia 22/05/2025 no cemitério Sã0 J0ão B4tist4 – Iguaçu do Tietê. A família antecipa agradecimentos!”.

Pais das gêmeas siamesas desabafaram sobre a partida de Kiraz
Os pais das gêmeas siamesas falaram da perda de Kiraz. / Reprodução Instagram
Gêmeas siamesas antes de passarem pela separação
As gêmeas siamesas Kiraz e Aruna antes da separação. / Reprodução Instagram

Palavras-chaves
Compartilhe essa notícia