Menina com sintomas de coronavírus piora muito após tomar ibuprofeno
A menina de quatro anos com sintomas do coronavírus teve uma grande piora no seu quadro após tomar ibuprofeno
Uma menina de apenas quatro anos que estava com sintomas de coronavírus apresentou uma piora significativa em seu quadro após ter tomado ibuprofeno. O caso ocorreu em Bristol na Inglaterra e os pais da pequena decidiram alertar outras famílias.
O pai Dan Collins mostrou uma foto de sua filha Amelia em suas redes sociais e disse o seguinte: “Para vocês que tem filhos, por favor leiam. Se seu filho tem sintomas de covid NÃO dê ibuprofeno para ele. Amelia não está bem desde terça-feira passada, tosse, febre, sintomas de gripe. Esta manhã, ela chegou no nosso quarto, deitou na nossa cama ardendo em febre, não querendo levantar. Quem conhece nossa filha sabe que ela não é assim. Quando ela acorda, ela acorda. Nós tiramos a temperatura dela e estava 38 graus, junto com os outros sintomas de coronavírus. Então, eu liguei para a emergência e nos duas horas depois os paramédicos vieram checa-la.
Nós então demos ibuprofeno para ela. E uma hora depois, a saúde dela piorou drasticamente. Ela começou a ter dificuldades para respirar, seu coração acelerou, ela não conseguia mais manter os olhos abertos, não conseguia levantar a cabeça, o corpo estava tremendo. E a temperatura dela aumentou para 39,4 C! Chamamos os paramédicos de novo e eles conseguiram fazer a temperatura dela descer. Ela está se recuperando agora. E os paramédicos nos explicaram que não estão dando ibuprofeno, mas sim paracetamol. Nós também fomos orientados a ficarmos isolados já que ela está com todos os sintomas do coronavírus. Estamos aqui com nossa filha se recuperando. Mas por favor, não deem ibuprofeno diante de suspeitas de coronavírus!”.
OMS recomenda não usar ibuprofeno pra tratar coronavírus
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou nesta terça-feira (17/03) que as pessoas não utilizem o ibuprofeno para tratar possíveis sintomas do coronavírus. O porta-voz da OMS, Christian Lindmeier disse: “Recomendamos paracetamol, e não ibuprofeno, em automedicação”.
Esta recomendação ocorreu após o ministro da saúde francês ter alertado para os riscos do uso do ibuprofeno para tratar COVID-19.
O ministro da saúde francês Oliver Véran disse o seguinte: “Tomar medicamentos anti-inflamatórios (ibuprofeno, cortisona …) pode ser um fator para agravar a infecção. Se tiver febre, tome paracetamol. Se você já estiver tomando medicamentos anti-inflamatórios ou estiver em dúvida, consulte seu médico”.