Professora carrega menina da 4ª série nas costas, em excursão da escola
A menina tinha sérias dificuldades de locomoção e não poderia ir ao passeio
Uma professora de Chicago notou que uma menina não participaria da tradicional excursão da escola e resolveu inclui-la de uma forma comovente. Helma Wardenaar dá aulas de educação especial e coordena os serviços estudantis, de uma instituição em Illinois, Estados Unidos.
Todos os anos ela organiza um típico acampamento com os alunos da 4ª série. O passeio é aguardado por cada uma das turmas em que leciona. Na excursão eles ficam dois dias explorando a floresta e observando a vida selvagem, em meio a muitas caminhadas na mata.
Uma aluna, porém, ficaria de fora da aventura. Maggie Vazquez, 10 anos, tem paralisia cerebral e muitas dificuldades em locomoção. Ela depende de um andador ou de uma cadeira de rodas para se deslocar. A viagem lhe parecia impossível, já que não conseguiria acompanhar uma caminhada de dois dias.
A professora trabalha com a garota desde o Jardim de Infância e não cogitou em nenhum momento em deixá-la de fora do passeio. Para a “Dona Helma”, como é chamada entre os alunos, a questão nunca foi se Maggie iria ao acampamento, mas como ela iria. Ela estava determinada a encontrar uma solução.
Helma foi até uma loja local de equipamentos para esportes ao ar livre e explicou o que precisava. O funcionário Greg Coleman tentou ajudá-la, mas infelizmente não encontrou algo que pudesse aguentar o peso de Maggie na jornada. A professora testou um carrinho de mão, mas ele também não pareceu uma boa ideia. Ela até mesmo conseguiu um pônei emprestado de um amigo! Mas a reserva ambiental em que acampam não permitia a entrada do animal.
Poucos dias antes de começarem a caminhada, Helma recebeu um e-mail de Greg que dizia: “não pude deixar de lado aquela ideia. Eu realmente quero ajudar”. O funcionário daquela loja que ela havia procurado por fim encontrou uma mochila especial que Helman poderia usar para carregar a aluna.
No dia do passeio, Maggie estava na turma dos 50 alunos do 4º ano que foram para o acampamento. “Foi um dia muito feliz, fui acampar com minha classe”, relembrou a pequena em entrevista ao CBS News.
Para a professora a empreitada não foi nada fácil, afinal ela carregou a aluna de 10 anos por horas em meio a caminhadas na mata. Mesmo assim, a experiência foi inspiradora. “Todo mundo deveria ter a chance de participar. Ela foi uma ótima companheira na equipe e me encorajava! Inventou músicas para cantarmos e ficava dizendo: vamos, Dona Helma! Você consegue fazer isso”, conclui a professora.