“Deixei meu bebê ligado à placenta por 5 dias após o parto”, diz mãe

Bruna Stuppiello

Veja o depoimento da mãe Clara Riba que é adepta do parto lótus e saiba mais sobre o assunto

Fique bem informado, nos siga no Google Notícias

Enquanto a grande maioria dos papais e mamães estão ansiosos para cortar o cordão umbilical, a mãe Clara Riba decidiu não ter pressa, MESMO! Clara decidiu deixar a placenta de seu bebê ligada a ele até que ela caísse naturalmente. “Sempre senti que eu tinha que fazer isso de uma maneira gentil e deixar tudo acontecer de forma natural, sem interferir”, disse Clara em entrevista ao jornal britânico DailyMail.

Assim, o pequeno Luke ficou ligado à placenta por meio do cordão umbilical durante cinco dias após o parto, até que se soltasse naturalmente.  Este é o chamado parto lótus, em que o bebê nasce, a placenta também e o cordão umbilical não é cortado. O bebê permanece ligado à placenta até que caia naturalmente. “Eu quis honrar a placenta porque ela faz muito pelo bebê”, explicou Clara.

Os adeptos do parto lótus consideram que esta é uma maneira mais gentil de introduzir o bebê ao mundo. Neste tipo de parto, o recém-nascido costuma não receber visitas de familiares ou amigos até que a placenta caia, o que costuma ocorrer entre cinco e nove dias após o parto. No caso de Clara, ela não contou para os amigos e parentes sobre sua opção pelo parto lótus, apenas pediu para não receber visitas por 2 semanas. “Tirando meu marido e filha mais velha, eu só contei para minha mãe, que é médica, e achou muito interessante a ideia do parto lótus”, disse Clara.

A princípio o marido de Clara, Evan, ficou apreensivo em relação ao parto lótus. Contudo, após algumas pesquisas ele aceitou bem a ideia. O problema ocorreu quando os pais foram colocar o método em prática. Isto porque Luke nasceu na Austrália em janeiro, no auge do verão, e não demorou muito para que o cheiro da placenta começasse a incomodar. “Tentamos colocar alecrim para disfarçar o cheiro, mas não adiantou, então a colocamos em uma sacola”, recorda-se Clara.

Fique bem informado, nos siga no Google Notícias

Mesmo assim, ainda continuou difícil lidar com o cheiro e cinco dias depois do parto, o marido de Clara não estava aguentando mais. “Meu marido levou nossa filha para um passeio e então finalmente caiu, quando meu marido retornou, nosso bebê não estava mais ligado à placenta”, afirma Clara.

placenta-parto-bebe

Após esta experiência, Clara admite que deixar o bebê ligado à placenta pode ser difícil, mas não se arrepende. “Existem momentos em que é difícil. Às vezes você só quer segurar seu bebê e viver uma vida normal, segurando só o seu bebê, mas não dá. No final valeu a pena, quando a placenta saiu e meu bebê ficou sorrindo”, concluiu Clara.

Depois que a placenta saiu, Clara a colocou no congelador. E lá ela ficou até que a família se mudou para uma nova casa com jardim, onde eles a enterraram.

mae-placenta-filho1


Compartilhe essa notícia