Dar à luz no passado podia ser algo bem complicado, veja essas fotos e ilustrações incríveis de partos
Se dar à luz já é algo bem complexo nos dias de hoje, imagine como era décadas e até mesmo séculos atrás! A seguir, reunimos algumas ilustrações e fotos que mostram como era o parto no passado:
É fato que durante boa parte da história da humanidade o parto ocorreu em casa. Nestes nascimentos as mulheres contavam com a assistência das famosas parteiras e em casos mais graves, médicos ou cirurgiões poderiam ser chamados. No quadro abaixo você pode ver um parto no século 18, note que a mãe está sentada e não deitada e isto faz todo o sentido, já que quando a mulher está em pé ou deitada a gravidade contribui para que o bebê nasça com maior facilidade.
É no século 18 que surge o famoso fórceps para ajudar os profissionais de saúde nos partos mais complicados. O fórceps salvou a vida de muitos bebês, contudo, como este procedimento ainda estava no início, ele também causou problemas em muitos bebês, como perfuração do crânio. E em muitas mães o fórceps também levou a lesões na vagina. Veja as primeiras ilustrações de fórceps e do uso do fórceps a seguir:
Já no século 19, os partos continuavam ocorrendo em casa. Nesta ilustração de um parto no século 19 é possível ver que algumas mulheres contavam com travesseiros específicos para o momento do parto, legal né?
A cesárea começa a ser realizada como um procedimento médico entre o final do século 19 e início do século 20. O começo da cesárea também foi muito difícil. Para se ter uma ideia, em Paris entre 1787 e 1876 NENHUMA mulher que passou por uma cesárea sobreviveu. Isto ocorria porque os médicos tinham medo de costurar o corte que haviam feito no útero, pois temiam que estes pontos internos infeccionassem. Conclusão: as mulheres morriam devido à perda excessiva de sangue pelo corte no útero.
Devido a esta questão da sutura do útero, o professor italiano Eduardo Porro defendeu em 1876 que o útero da mulher fosse retirado após a cesárea. Mas isto durou pouco tempo, já que algumas décadas depois surgiram novas técnicas, medicamentos e anestesias. A cesárea só passou a ser definitivamente mais segura para a mulher por volta de 1940 quando a penicilina começou a ser utilizada com maior frequência. Veja a seguir ilustrações de como eram feitas cesáreas no início e a ilustração de uma mulher após a cesárea:
Nas primeiras décadas do século 20, o parto começa a ocorrer no hospital. Mas isso não necessariamente significou que as coisas melhoraram. Em alguns países, como os Estados Unidos, surgiu uma técnica assustadora que foi muito usada entre 1920 e 1940.O método consiste no seguinte: ao entrar em trabalho de parto a mulher era fortemente dopada com anestésicos, especialmente por meio de inalação. Praticamente desacordada, a mulher era amarrada a cama. Os médicos então a dilatavam a força e o bebê era retirado por meio de fórceps. Algumas mulheres chegavam a ficar dopadas pelos medicamentos por 57 horas!!! Como consequência desta terrível técnica muitas mulheres e seus bebês morriam. Veja algumas imagens deste tipo de parto:
É apenas no início dos anos 1940 que os médicos começam a perceber que partos mais naturais e com o mínimo de intervenções possível eram as melhores opções para a mãe e o bebê. A seguir, uma imagem de um parto nos anos 1940 e depois de um parto nos anos 1950, quando as cesáreas já eram bem mais seguras:
Fontes consultadas:
Biblioteca Nacional de Medicina do Governo dos Estados Unidos
Museu de Ciências de Londres, Inglaterra