Comer mirtilo no pós-parto pode evitar o baby blues nas mães, diz estudo

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Pesquisa contou com a participação de 41 mulheres, saiba tudo sobre o assunto a seguir

Baby blues é uma das condições que mais afeta as mulheres após o nascimento do bebê. Cerca de 50 a 80% das mulheres tiveram o baby blues.  “Trata-se de um humor triste, a mulher fica com dúvidas se vai ser uma boa mãe, a diferença entre a depressão é que no baby blues o sofrimento não é tão grande, não há pensamentos suicidas ou homicidas e o quadro regride sozinho ao longo do primeiro mês de vida do bebê”, explica a psicóloga Vera Iaconelli, diretora do Instituto Brasileiro de Psicologia Perinatal – Gerar e doutora em psicologia pela Universidade de São Paulo.

Agora, uma pesquisa feita no Canadá por cientistas do Centre for Addiction and Mental Health (CAMH) descobriu que o mirtilo, também conhecido como blueberry, pode ser um grande aliado na prevenção do baby blues. Isto ocorre porque a frutinha conta com substâncias capazes de bloquear a causa do baby blues!

Links Patrocinados

Ocorre que após o parto o organismo da mulher produz uma proteína que pode reduzir os níveis dos hormônios que causam bem-estar, levando ao baby blues. Mas, o mirtilo conta com aminoácidos, triptofano e tirosina, capazes de compensar essas proteínas que causam o baby blues.

Assim, os pesquisadores analisaram 41 mulheres após o parto e notaram que aquelas que receberam suplemento de mirtilo cinco dias após o parto não apresentaram mudanças no humor, enquanto as que não receberam desenvolveram o baby blues. “Acredito que este é o primeiro estudo que mostrou uma maneira simples e efetiva de prevenir o baby blues. Apesar de ser comum entre mulheres no pós-parto, prevenir o baby blues é interessante porque quando ele é muito intenso a mulher corre maior risco de desenvolver depressão pós-parto”, explicou o autor do estudo Dr. Jeffrey Meyer em entrevista ao jornal britânico DailyMail.

Links Patrocinados

Ainda são necessários mais estudos sobre o assunto para se ter certeza de que o mirtilo previne o baby blues. Mas se você quiser, pode já comer essa frutinha nos dias após o parto, afinal, ela é riquíssima em uma série de nutrientes e não causa nenhum problema para a saúde da mulher após o parto.

Veja mais

Comentários

Links Patrocinados