Bebê nasce com a rara ‘Síndrome da Sereia’. Entenda:
Os médicos não conseguiram identificar o sexo do bebê, infelizmente, o pequeno faleceu após algumas horas
Um caso muito raro e triste ocorreu no hospital Chittaranjan Deva Sadan em Kolkata na Índia. A mãe Musksura Bibi, 23 anos, deu à luz por meio de parto normal a um bebê que nasceu com a rara Síndrome da Sereia.
A Síndrome da Sereia ocorre quando as pernas do bebê ficam unidas, dando uma aparência semelhante à de uma sereia, por isso o nome da síndrome. Esta síndrome é muito rara e ocorre em um a cada 100 mil nascimentos.
A mãe do pequeno era muito pobre e não realizou nenhum exame pré-natal, por isso, ela só soube da condição de seu bebê no nascimento. A mãe também não teve condições de tomar as vitaminas recomendadas na gestação e nem de se alimentar corretamente.
Para o médico responsável pelo parto, Dr. Sudip Saha, esta difícil condição da gestação pode ter favorecido o desenvolvimento da síndrome. “A falta de nutrição adequada e a circulação sanguínea imprópria para o bebê da mãe podem criar esse tipo de anormalidade”, disse o médico em entrevista ao jornal britânico DailyMail.
Dr. Saha também disse que nunca havia visto um caso como esse e que só havia lido a respeito. “Eu nunca havia visto um bebê com esta síndrome, é o primeiro caso no estado e o segundo no país. A parte superior do bebê é normal, mas da cintura para baixo está tudo unido”, disse o médico.
Os médicos não conseguiram identificar o sexo do bebê. Infelizmente, o pequeno faleceu quatro horas após seu nascimento.
Bebês com esta síndrome sobrevivem apenas por pouco tempo. “A Síndrome da Sereia é extremamente fatal. Não há registro de ninguém que sobreviveu muito tempo após o nascimento. A maioria dos bebês morrem horas ou dias após nascerem por problemas nos rins e na bexiga”, explicou a historiadora médica, Lindsey Fitzharris, que tem um pós-doutorado na Universidade de Oxford, na Inglaterra, em entrevista ao DailyMail.