Lenço umedecido pode causar problema de pele em bebês e crianças, diz estudo
Uma substância presente nos lenços umedecidos causou dermatite de contato em seis crianças
Uma pesquisa publicada na revista científica Pediatrics alerta sobre o uso de lenços umedecidos. A dermatologista Mary Wu Chang, autora da pesquisa, observou que seis crianças desenvolveram dermatite de contato devido ao uso de lenços umedecidos.
A dermatite de contato é uma reação inflamatória que acontece na pele após contato com alguma substância. Isto leva a erupção cutânea, coceira, vermelhidão e descamação. No caso dessas seis crianças, a pesquisa descobriu que duas substâncias chamadas methylchloroiso thiazolinone e methyliso thiazolinone, presentes nos lenços umedecidos, causaram a dermatite de contato.
Quando essas seis crianças pararam de usar os lenços umedecidos, a alergia acabou. Diante dessas descobertas, a autora do estudo Mary Wu Chang defende que caso as crianças ou bebês que usem lenços umedecidos apresentem dermatite de contato é importante realizar um teste para saber se elas são alérgicas a methylchloroiso thiazolinone e methyliso thiazolinone. E caso sejam, o uso dos lenços umedecidos e outros produtos que contenham essas substâncias deve ser interrompido imediatamente.
Veja quais são os produtos orientados para a troca de fraldas aqui. Confira outra pesquisa que já havia alertado sobre o risco do uso do talco aqui.