Visão do recém-nascido: como ele enxerga ao abrir os olhos pela 1ª vez

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

A primeira visão do bebê é bem diferente de como o adulto enxerga o mundo, entenda

Quando o bebê nasce, a visão dele é bem diferente das crianças e adultos. Isto porque seus olhos e sistema visual não estão completamente desenvolvidos. Então, ao abrir os olhos pela primeira vez, o bebê enxerga tudo muito embaçado e possui uma visão bem ruim. Afinal, o pequeno tem que lidar com uma mistura de estímulos visuais que ainda não conhecia e não consegue distinguir bem entre duas imagens.

Para se ter uma ideia, ao nascer o bebê tem uma acuidade visual de 20/200 a 20/400, isto para um adulto ou criança seria considerado uma baixa visão severa. Mas é claro que no caso do recém-nascido é algo completamente normal e esperado e que irá melhorar conforme o bebê se desenvolve.


Cadastre-se

A visão do recém-nascido fica menos embaçada quando o objeto/pessoa está a uma distância de 20 a 30 cm dos olhos do pequeno.  Esta inclusive é a melhor distância para o bebê enxergar os pais e costuma ser a distância que o bebê fica da mãe na hora de amamentar, este é um dos motivos que faz o pequeno gostar tanto de olhar para a mãe enquanto mama. Mais longe do que isso, os recém-nascidos veem principalmente formas embaçadas porque são míope.

Além disso, saiba que os olhos dos recém-nascidos são mais sensíveis a luzes fortes. Por isso, os pequenos tendem a abrir os olhos quando a luz está mais baixa. Não se preocupe se os olhos do seu bebê às vezes se cruzarem ou olharem para direções diferentes, fazendo parecer que o pequeno tem estrabismo. Isto é normal até que a visão do bebê melhore e os músculos dos seus olhos fiquem mais fortes.

Enxergando como um recém-nascido

Pesquisadores da Universidade de Oslo e da Universidade de Uppsala, na Suécia, descobriram como recém-nascidos com 2 ou 3 dias de vida enxergam a 30 cm, 60 cm e 120 cm de distância. E fizeram uma imagem para que os pais tenham a experiência de saber como os recém-nascidos enxergam.

Na foto abaixo, a primeira imagem da sua esquerda pra direita é a original, a segunda é como o recém-nascido enxerga a 30 centímetros de distância, a terceira imagem consiste em como o bebê enxerga a 60 centímetros de distância e a última é como o recém-nascido vê a 120 centímetros de distância.

Confira a imagem e saiba mais sobre visão do recém-nascidos aqui.

visao-bebe

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários