Catapora em crianças: como tratar e prevenir a doença

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Saiba quais as causas, os sintomas e como tratar a catapora em bebês e crianças

A catapora em crianças é muito frequente, por isso saiba quais os principais sintomas, o que fazer diante da doença e como preveni-la.

Sintomas


Cadastre-se

A catapora normalmente começa com febre alta e dores no corpo. “Também há o aparecimento de lesões, tipos de vesículas na pele pelo corpo todo, principalmente no couro cabeludo, tronco, abdômen e região genital”, explica a pediatra Denise Bedoni do Hospital Leforte.

Tratamento

Diante desses sintomas, é importante procurar algum serviço médico para orientação gerais com sintomático para febre e dor e cuidados com a pele, evitando que as lesões infectem (formem feridas com pus).

Uma vez comprovada a catapora é preciso iniciar o tratamento. “Os cuidados envolvem repouso e isolamento, oferecer líquidos orais e dieta leve, uso de analgésicos para febre ou dor e banhos com antissépticos e uso de pomadas hidratantes. É comum associarmos um xarope antialérgico para evitar coceira, que é muito frequente”, conta Bedoni.

Prevenção

A única forma eficaz de evitar a varicela é a vacina. “Orientamos que a vacina deve ser administrada com 01 ano de idade, mas com um reforço dos 04 aos 06 anos de idade, evitando-se de contrair a doença na adolescência ou na fase adulta”, diz Bedoni. Saiba mais sobre as vacinas que as crianças precisam tomar nesta reportagem do portal BebêMamãe.com. 

Veja mais

bebê cadeirinhas
bebe morre mae alerta
bebê cirurgia terceira perna

Deixe uma resposta

Comentários