Sangramento na gravidez: causas e o que fazer

Por: Bruna Romanini



Foto: sxc.hu

Os sangramentos na gravidez merecem a atenção das mães e dos médicos

O sangramento na gravidez sempre merece maior atenção da grávida e do médico. “É um sinal de alarme, a mulher deve procurar o seu ginecologista ou um posto de urgência médica, pois pode ser um aborto”, explica o ginecologista obstetra Sérgio Floriano Toledo, professor de obstetrícia da Faculdade de Ciências Médicas de Santos e diretor da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo.

Em alguns casos o sangramento pode não significar um problema grave. “No início da gravidez há a possibilidade de ocorrer um sangramento de implantação do óvulo fertilizado no útero”, observa Toledo. Isto porque por volta de quatro semanas depois da fecundação acontece a implantação do embrião na parede do útero.

Cadastre-se

Até as dozes semanas de gestação, o  sangramento na gravidez pode ter como causa o descolamento do saco gestacional, que está se formando no útero. Nestes casos buscar ajuda médica é essencial e o repouso é necessário para que o saco se fixe de novo e o aborto não ocorra. O sangramento na gravidez devido a esta condição se caracteriza por uma cor escura semelhante a borra de café, não está associado com cólicas e pode durar vários dias.

Durante as primeiras doze semanas de gestação, o sangramento na gravidez também pode estar associado ao aborto espontâneo. Nesta condição o fluxo é muito intenso e o sangue é bem vermelho com coágulos e fortes cólicas.

Entre os três e cinco meses os sangramentos na gravidez são incomuns, A partir do quino mês eles podem ser um sintoma da placenta prévia. Saiba mais sobre esta condição grave nesta outra matéria do portal BebêMamãe.com .

A partir do sétimo mês de gestação o sangramento na gravidez pode ocorrer devido ao descolamento prematuro da placenta. Saiba mais sobre esta doença nesta outra reportagem do portal BebêMamãe.com.

Entre 38 e 41 semanas de gestação o sangramento na gravidez ocorre porque a mulher está em trabalho de parto. Neste momento ela certamente já havia apresentado outros sintomas do trabalho de parto e está acompanhada do médico. Saiba tudo sobre os benefícios do parto normal nesta outra matéria do portal BebêMamãe.com.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Veja mais

mayra cardi barriga diminuiu
impressão 3D para grávidas

Comentários





Veja mais