Reflexologia podal em bebês: aprenda o passo a passo e benefícios

Por: Bruna Romanini

Foto: Rafael Santos

Esta massagem nos pés do bebê ajuda a relaxar, aliviar as cólicas e até acelera o desenvolvimento motor

A reflexologia podal em bebês consiste em uma massagem realizada nos pés dos pequenos. Por meio de pressão exercida sobre os pés é possível influenciar o organismo do bebê e proporcionar muitos benefícios. “A reflexologia promove diversos efeitos nos bebês, tais como: aumento da circulação sanguínea e linfática, melhora de cólicas, relaxamento, aceleração do desenvolvimento motor e psicológico da criança por meio de estímulos táteis, aumento do vínculo com a pessoa que realiza a massagem dentre outros benefícios”, explica a fisioterapeuta Gisele Kuba, professora de massoterapia do Instituto de Terapia Integrada Oriental (ITIO).

A reflexologia podal pode ser realizada desde os primeiros dias de vida do bebê, claro que no início é importante apenas ficar atenta para não aplicar muita pressão na massagem.

Cadastre-se

Passo a passo da reflexologia podal em bebês

Primeiramente, antes de começar esta massagem é importante que o bebê e os pais estejam confortáveis, em um ambiente tranquilo e com temperatura agradável. “A massagem pode ser realizada com óleo ou creme específico para criança”, orienta Gisele Kuba.

Inicia-se a massagem espalhando o creme/ óleo sobre as pernas e pés do bebê, deslizando suavemente com as pontas dos dedos, para planta dos pés é possível utilizar a palma da mão fazendo movimentos circulares sobre toda superfície da planta dos pés, em seguida massageie os dedinhos fazendo uma pinça com o seu polegar e indicador.

Para acalmar os bebês, siga a massagem que já foi indicada acima, mas massageie mais com o polegar os pontos da cabeça e da regiões do diafragma e digestivo (veja abaixo).

Para aliviar as cólicas do bebê, você também deve seguir o passo a passo já descrito e enfatizar as regiões do diafragma e digestivo (veja abaixo), massageando-as delicadamente com o polegar.

A seguir, confira um mapa simplificado de reflexologia podal em bebês para saber quais pontos dar maior atenção para melhorar o problema que o bebê tiver:

reflexologia-podal-bebes2

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários