Tire suas dúvidas sobre o quarto do bebêDivulgação/Ameise Design

Quarto de Bebê: como planejar e decorar o cômodo sem gastar muito

Por: Gabriela Kimura

Tire suas dúvidas sobre o quarto do bebê

Berços de madeira e decoração minimalista são ótimas ideias para o quarto do bebê

Decoração de quarto de bebê que cabe no seu orçamento: é possível!

A decoração para quarto de bebê é uma das fases mais difíceis e divertidas da gestação. Com a descoberta da gravidez, muitos planos vêm à tona: o parto, o Chá de Bebê, Chá Revelação, Chá de Fraldas e, claro, o planejamento do quartinho do bebê!

Nesse momento, existem muitas questões que podem deixar qualquer mamãe e papai de cabelo em pé. O principal problema é fazer o quarto dos sonhos caber no orçamento da vida real. Para ajudar futuros pais, listamos tudo o que vocês precisam saber antes de começar a comprar a decoração do quarto.

Quarto de bebê gastando pouco: é possível?

O principal segredo para montar um cômodo simples e barato é investir em pesquisa. Mesmo um quarto decorado daqueles de revista pode ser viável e caber no seu bolso!

Tenha as medidas do cômodo

Um erro bastante comum na hora de planejar o quarto do bebê é não ter à mão o tamanho do espaço. A principal diferença que saber exatamente as medidas é conseguir definir quais serão os móveis e como encaixá-los no cômodo. Em um apartamento pequeno por exemplo, você pode optar por móveis planejados ou modulados, que encaixam na necessidade e ainda acompanham o desenvolvimento da criança.

Pesquise bem os preços

Para economizar ainda mais na hora de construir o quarto de bebê, tenha diferentes orçamentos para poder comparar e negociar. Mesmo que você opte por fazer tudo no estilo faça você mesma, é bom ter os valores de cada projeto para não gastar mais que o previsto.

Escolha o tema do quarto de bebê

Definir qual será o tema norteia as cores, móveis e itens de decoração que farão parte do cômodo. E é essencial que a decisão aconteça na fase de planejamento, porque também dita quanto você gastará para compor a decor do jeitinho que sonhou!

Recicle, reaproveite e economize

Por mais que pensar nos mínimos detalhes e comprar seja muito divertido, quem procura economizar deve investir em reaproveitar o que já tem em casa. Pode ser uma janela antiga, a escada que vocês não usam mais ou um móvel na casa dos vizinhos ou amigos que estão doando. Invista em matérias-primas baratas e transformações simples para ter algo bonito, prático e barato.

Caixotes brancos de feira empilhados na parede como estante

Caixotes de feira podem ser pintados e utilizados como estantes bonitas e práticas.

Quando começar a montar o quarto do bebê?

Pensando no desenvolvimento do corpo da mãe ao longo da gestação, o ideal é que grandes reformas e obras tenham acabado antes do sétimo mês. Você pode criar seu próprio cronograma, listando exatamente quais mudanças serão necessárias, quanto tempo cada uma leva, se elas podem acontecer simultaneamente e quanto tempo total levará para o quarto do bebê estar prontinho para recebê-lo. Veja uma sugestão:

  • 1º ao 3º mês: reúna todas as suas inspirações para o quarto do bebê e comece a separar quais são as favoritas. Pesquise preços e veja quais cabem no orçamento de vocês.
  • 3º ao 5º mês: mãos à obra! Com os orçamentos pesquisados e referências fechadas, é hora de começar a reforma, principalmente a parte mais “pesada”.
  • 6º ao 7º mês: nesse período, é importante que as obras mais estruturais – como colocar piso, instalações hidráulicas e elétricas e quebrar paredes – já estejam finalizadas. É hora de começar a pensar nos detalhes e ainda conseguir tempo hábil para resolver qualquer imprevisto.
  • 8º mês em diante: com a aproximação da data de parto e o aumento da barriga, pode ficar mais difícil pensar em construir móveis ou pintar paredes do quartinho do bebê. Que tal aproveitar esse momento para escolher a decoração de porta, móbile, almofadas e qual será o primeiro jogo de cama do bebê quando vocês voltarem da maternidade?

Enxoval para o quarto de bebê

A escolha de quais itens farão parte da sua lista depende de como será o cômodo do bebê. Por exemplo se for um quarto compartilhado com os irmãos, pode ser que não precise de um armário novo ou uma cômoda só para o bebê. A sugestão é usar uma lista bastante completa e remover os itens que vocês não precisam (ou não querem).

Lista de enxoval para o bebê

A partir de uma lista completa, selecione os itens que você precisa

Como escolher as cores do quarto de bebê

Na hora de pintar as paredes e combinar com a decoração, o quarto do bebê pode levar em conta diferentes fatores: preferir cores como rosa e azul por conta do sexo do bebê, tons neutros e claros ou ainda investir em cores não muito comuns, mas que ficam legais com quartos mais descolados.

Para quem segue ou quer aplicar a técnica chinesa de Feng Shui, as cores podem ter significados bastante diferentes. Conheça alguns:

Azul

Azul é a cor que transmite tranquilidade, harmonia e paz. Em tons mais escuros simboliza as profundezas da água do mar, a sabedoria, o poder da intuição e do inconsciente. Se for azul-claro, então, é um símbolo de paz e espiritualidade. É uma boa cor para investir em quartos de criança!

Amarelo

É a cor da riqueza, do poder, da concentração e da comunicação. Também representa a tolerância, a sabedoria ancestral e o elemento terra, bem como a espontaneidade. Porém, pode ser uma cor bastante estimulante, que acelera a energia, tanto física quanto mental.

Branco

Apesar de ser a combinação de todas as cores, não é costume usar paredes todas brancas, porque tem uma neutralidade de sentimentos que pode não ser confortável e acolhedora. O melhor é apostar em detalhes ou para realçar, combinada com outras cores.

Vermelho

É a cor que representa a felicidade, o calor do fogo, a força e a fama. Pode ser uma boa fonte de energia que expulsa as más vibrações, mas sempre estimulante. Por isso, deve ser usada com cautela, trazendo até mesmo mudanças de comportamento. O ideal é combinar com cores mais suaves para um bom equilíbrio.

Verde

Você sabia que a cor verde é considerada o tom da família? Não por acaso, assim como na natureza, representa o elemento madeira, expandindo e semeando frutos e flores. É indicado, principalmente, verde-claro para quartos de crianças e bebês, pois renova as energias e marca um novo ciclo.

Berço para bebê: como economizar na escolha

Talvez o item mais importante da lista do quarto seja o local onde o bebê vai dormir: o berço. Hoje em dia, é possível encontrar os mais variados modelos e estilos, que conversem com as escolhas dos pais e também seja bonito e funcional no quarto de bebê.

Antes de discutir sobre qual seria o tipo de berço ideal para vocês, lembre-se que ele não será usado por muito tempo. Logo a criança cresce e precisará de uma cama – o que significa um gasto extra se não for planejado no orçamento. Por isso a dica é também procurar entre amigos e familiares que possam ter um berço e já não usam mais: vocês reaproveitam, economizam e ajudam o meio ambiente.

Questões de segurança

Na hora de escolher o berço, confira se o modelo tem as medidas e critérios de segurança definidos pelo INMETRO:

  • As grades laterais devem ter, no máximo, um espaçamento de 6,5 cm para evitar que o bebê coloque a cabeça no vão.
  • A distância entre o estrado e as laterais não podem ultrapassar 2,5 cm, que impedem a criança de prender as mãos e os pés.
  • A altura entre o estrado e a lateral deve ter, no mínimo, 60 cm: isso evita que o bebê pule para fora do berço.
  • Analise também se existem partes destacáveis, pontiagudas, com quinas, braçadeiras ou suportes no berço (ou na cama), preferindo as quinas arredondadas. Os modelos que têm rodinhas precisam de um sistema de travamento em pelo menos duas rodas.

Confira os cuidados necessários com o bebê no berço aqui.

1. Berço tradicional

O modelo mais famoso é o que tem grades laterais e mantém o bebê dormindo sem ser na cama dos pais, mas que pode ser colocado no quarto do casal.

Um cuidado fundamental para quem escolher este tipo de berço é garantir que as laterais não sejam móveis. O produto já foi proibido no Estados Unidos por conta de acidentes graves e será descomercializado no Brasil a partir de 2019.

Berço encantador para o quarto do bebê

O modelo tradicional é o mais fácil de encontrar referências e inspirações para montar o quarto do seu bebê.

Tela no berço é opção para o quarto de seu bebê

No lugar das grades, o berço pode ter uma tela.

2. Berço acoplado

Este modelo de berço é ótimo para que o bebê durma junto dos pais no quarto do casal. É menor que os modelos tradicionais, ocupando menos espaço, e facilita com as mamadas noturnas nos primeiros meses de vida. Você sabia que a indicação da Academia Americana de Pediatria (AAP) é que o bebê durma com os pais até os 12 meses? Esse tipo de berço é perfeito para mantê-lo pertinho!

Berço acoplado para os primeiros meses do bebê

Um exemplo de berço acoplado para os primeiros meses

Berço em formato de navio acoplado em cama de casal

Exemplo fofo de um berço acoplado a cama dos pais

3. Berço multifuncional

A grande vantagem deste tipo de berço é que ele reúne todos os móveis que você precisaria para o quarto de bebê: o berço, uma cômoda para as roupinhas, o trocador e até mesmo uma bicama. Isso pode ser vantajoso para quem não tem muito espaço e quer economizar com um único móvel.

Berço funcional é uma boa opção para o quarto do bebê

Berço multifuncional é opção para o quarto do bebê

Modelo de berço que encaixa em espaços pequenos

O modelo encaixa em espaços pequenos e não precisa ser muito grande.

4. Berço redondo

Bastante parecido com o berço tradicional, o modelo redondo é charmoso e dá um toque diferente à decoração do quarto de bebê.

Berço redondo é opção para o quarto do bebê

O berço redondo é charmoso e não tem problemas de quinas pontiagudas.

4. Rede no berço

Uma tendência na decoração do quarto de bebê é colocar uma rede no berço ou na caminha. Diz-se que o modelo é capaz de simular o ambiente do útero, mas ainda não há estudos que comprovem os benefícios do produto.

Exemplo de uma rede fofa para berço do bebê

Exemplo de uma rede para berço do bebê

Os modelos das redes podem combinar com a decoração do quarto

Os modelos de redes podem combinar com as cores da decoração

Onde colocar o berço

Considerando o tamanho do cômodo que será o quarto de bebê – seja ele compartilhado com os pais, irmãos ou irmãs ou só para a criança – e quanto espaço o móvel irá ocupar, você precisa pensar sobre o conforto do ambiente.

Disposição

É sempre bom lembrar que o quarto precisa ter uma boa área de circulação para facilitar a entrada e saída dos pais. Além disso, a iluminação natural deve ser levada em conta, mas não de forma direta (embaixo de uma janela, por exemplo) e nem muito próxima das correntes de ar.

Iluminação

Claro que, no melhor dos mundos, a iluminação natural é a ideal para o quarto do bebê. E um abajur também ajuda bastante no anoitecer ou quando o bebê estiver dormindo, bem como cortinas ajudam a controlar a luminosidade.

Decoração de quarto de bebê para menina

Na hora de decorar o quarto de bebê, o mais comum é pensar nos tons de rosa.

Veja mais inspirações para Decoração de Quarto de Bebê Menina

Quarto de bebê com linda temática fofa

A temática de “casa” combina com tons claros e decoração delicada

Outro exemplo de quarto de bebê fofo para meninas

O fundo cinza permite variar nas cores e deixar o quarto mais divertido

Decoração de quarto de bebê para menino

Temas como o mar, a selva ou balões são sempre bem-vindos para variar nas decorações com a cor azul ou verde.

Confira outras ideias para Decoração do Quarto de Bebê Menino

Quarto de bebê menino para você se inspirar

Para quem gosta do azul, é possível usá-lo sem exagerar no tom

Quarto de menino em tons de azul claro

Quarto de menino com lindos detalhes em azul

Quarto de menino com tom azul escuro é uma boa ideia

O tom de azul escuro dá mais profundidade para a decoração e ainda mantém o estilo clássico

Quarto de menino com tons de verde e cinza

Mesmo o tom de verde bem clarinho pode ser usado para ambos os gêneros

Quarto com tema selva feito nos tons de laranja

Para quem gosta de mais cores, esse quarto com tema de Selva é fofo e alegre

Tons claros para o quarto de bebê unissex

A mistura de tons claros deixa o ambiente mais divertido e pode ser para meninas ou meninos

Decoração de quarto de bebê neutro

Se você preferir não usar cores para os gêneros (rosa para meninas e azul para meninos), uma boa ideia é apostar na decoração clássica de quartos de bebê. Tons como branco, cinza e os tons pastel funcionam em qualquer ocasião!

Procurando mais inspirações para Decoração de Quarto Clássico Para Bebês? Confira essas ideias!

Quarto unissex pode ficar encantador

Tons neutros e claros deixam a decoração do quarto de bebê clássica e chique

Quarto de bebê compartilhado com os pais

Uma das principais maneiras de economizar com o quarto de bebê – e também para quem não tem um cômodo extra na casa – é fazê-lo compartilhado com o quarto do casal.

Incluir o berço é mais fácil com tons neutros no ambiente

O quarto decorado com tons neutros facilita incluir o berço do bebê

Quarto dos pais compartilhado com o berço

O berço pode combinar com o restante da decoração do quarto do casal

Quarto de bebê compartilhado com irmãos

Também pensando em economizar no espaço e no custo de um quarto novo, que tal pensar em ideias para dividir quarto entre as crianças? Com certeza elas terão muitas histórias para lembrar!

Quarto compartilhado entre duas irmãs

Quarto compartilhado de duas meninas

Quarto em tons de amarelo é opção para um casal de irmãos

O tom de amarelo é ótimo para quem tem (ou terá) um casal

Quarto azul é opção para dois irmãos

Para dois meninos, aposte nos tons de azul para o quarto das crianças!

Decoração de quarto de bebê para gêmeos

E se for em dose dupla, como organizar o quarto de bebê? Bem, o legal é que as crianças vão poder dividir quarto por um bom tempo e você economiza pelo menos nessa parte!

Quarto colorido e fofo para bebês gêmeos

Quartos com tons claros e detalhes coloridos funcionam para gêmeos, com berços lado a lado

Quarto para bebês gêmeos

Um tema tropical com móveis em tons neutros deixam o quarto mais aconchegante

Tom amarelo para quarto de bebês gêmeos

Mesmo o tom mais forte de amarelo do berço fica harmônico com o restante da decoração

Quarto Montessoriano

Maria Montessori (1870-1952) foi a primeira mulher a se formar em medicina na Itália. Antes de se tornar médica, cursou engenharia e ainda estudou biologia, psicologia e filosofia. Iniciou seus estudos com crianças portadoras de deficiências mentais e percebeu, então, que muitas questões poderiam ser resolvidas usando a pedagogia ao invés da psiquiatria.

Ao longo de sua carreira, Montessori construi seu método (chamado de Método Montessori ou Método Montessoriano) com fundamentos pedagógicos sobre o desenvolvimento da criança e do material necessário para o aprendizado. Ela acredita que as crianças nascem com um potencial humano extraordinário, mas que só pode ser desenvolvido se estimulado corretamente pelos adultos, logo nos primeiros anos de vida.

Foi nomeada três vezes ao Prêmio Nobel da Paz, entre 1949 e 1951, tendo a apresentação da sua pedagogia e seus resultados ovacionados pela Unesco. Sua filosofia é utilizada por inúmeros educadores, escolas, professores e até mesmo os pais que buscam entender e acompanhar cada fase do desenvolvimento dos seus filhos.

Uma das aplicações bastante comuns dos conceitos de Montessori está na construção do espaço do quarto de bebê. A principal ideia dos quartos montessorianos é proporcionar um ambiente em que tudo esteja ao alcance das crianças. Isso significa que móveis e brinquedos estão na altura dos olhos, facilitando o desenvolvimento da autonomia e liberdade dos pequenos.

As camas baixas costumam ficar no chão e são bastante conhecidas pelos modelos de “casinha”, mas a ideia é apenas deixá-la no nível da criança. Você pode criar seu próprio estilo de quarto de bebê Montessoriano!

Fofo exemplo de quarto de bebê montessoriano

A madeira em formato de casinha é um charme a mais, porém, o foco deve ser na cama baixa, no espelho e nas almofadas que protegem o bebê

Quarto montessoriano para bebê menino

O espelho é uma sugestão para que o bebê possa se conhecer e reconhecer

Enfeites para quarto de bebê

A parte mais difícil da decoração do quarto de bebê é, sem dúvidas, escolher os objetos que vão compor o espaço. São almofadas, quadrinhos, móbiles e tantas coisinhas que deixam o lugar com cara de casa, não é?

Enfeites para porta do quarto de bebê

Os enfeites para colocar na porta do quarto de bebê podem ser, na verdade, os mesmos que você fez para a porta da maternidade. Ou melhor: se ainda não fez, saiba que pode reaproveitar o item na decoração do quarto!

Os estilos são os mais variados: quadros, bonecos de crochê, bastidores com bordados, porcelana… O segredo é escolher algo que seja importante para vocês e tenha o toque de personalidade para decorar o quarto do bebê. Fica a dica: se você gosta de artesanato, experimente fazer você mesma. É divertido e barato!

Decoração para o quarto de bebê menino

O tema de balão é ótimo para a decoração e fica um charme nesse crochê!

Letra para decorar quarto de bebê menino

Com letras de MDF, tinta e acessórios como flores ou tecidos, você pode personalizar a primeira letra do nome do bebê

 

Móbiles para quarto de bebê

O legal dos móbiles é que eles podem ser usados no berço do bebê, apenas tomando alguns cuidados: deve estar bem fixado e não pode estar ao alcance da criança.

Que tal se inspirar e fazer você mesma o móbile para seu quarto de bebê?

Móbile de berço com origamis brancos e galho de suporte

Se souber fazer origamis, essa ideia é linda, barata e fácil de reproduzir em casa