Como engravidar rápido: veja as melhores dicas

Por: Bruna Romanini



Photo Credit: Steffie van den Akker via Compfight cc : Confira ótimas dicas de como engravidar rápido

Saiba como engravidar rápido, veja as melhores dicas para aumentar suas chances

Como engravidar rápido? Esta é uma das dúvidas mais comuns dos casais que estão tentando engravidar! E saiba que existem algumas atitudes que aumentam e muito suas chances de engravidar. A seguir, mostramos quais são as melhores dicas para quem quer ter um filho, o que reduz suas chances e esclarecemos todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Como engravidar rápido: dicas que aumentam suas chances

Algumas atitudes podem aumentar suas chances de engravidar mais rapidamente. Confira a seguir 10 dicas para engravidar rápido:

Cadastre-se

  1. Ao menos três relações sexuais por semana;
  2. O casal deve consultar um médico e fazer os exames necessários;
  3. Fique atenta ao seu período fértil;
  4. Fique atenta aos sinais da ovulação;
  5. Faça um teste de ovulação;
  6. Fique atenta ao seu peso;
  7. Comer de forma saudável;
  8. Reduzir o consumo de bebidas alcóolicas;
  9. Parar de fumar;
  10. Ingerir ácido fólico;
  11. Fique atenta à sua posição após o sexo.

Como engravidar rápido: entenda cada uma das dicas

Ter ao menos três relações sexuais por semana

A frequência sexual faz toda a diferença para aumentar suas chances de engravidar. Contudo, saiba que não é necessário transar diariamente para ficar grávida.

Ter relações sexuais aos menos três vezes por semana e de forma regular já aumenta consideravelmente as chances da mulher engravidar. “No caso das mulheres com ciclos menstruais regulares pelo menos três relações sexuais por semana, algo como dia sim, dia não, são suficientes para que ela engravide”, orienta o ginecologista Newton Busso, presidente da Comissão Nacional Especializada em Reprodução Humana da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO).

O casal deve consultar um médico e fazer os exames necessários

É importante que tanto a mulher quanto o homem realizem alguns exames médicos antes de iniciar as tentativas para engravidar. Isto é importante, pois pode ajudar detectar e então tratar algum possível problema de saúde que pode reduzir as chances do casal engravidar.

Existem exames que apenas a mulher deve realizar, como o de glicemia, exame Papanicolau e sorologia para rubéola. E também há um exame que é específico para o homem, o espermograma.

Também há exames que devem ser realizados tanto pelo homem quanto pela mulher, como sorologia para HIV, para sífilis e tipagem sanguínea.

Fique atenta ao seu período fértil

Saber reconhecer quando você está no seu período fértil te ajuda a engravidar. Existe um cálculo muito simples que te ajuda a descobrir quando ocorre o seu período fértil.

Esta conta é uma boa opção para quem tem ciclo menstrual regular. Primeiro é preciso saber quantos dias dura o seu ciclo menstrual, ou seja, os dias que levam de uma menstruação para a outra. Descobrindo isso, basta subtrair 14 dias do tempo total do seu ciclo. Some este número ao primeiro dia da sua última menstruação. O dia que der mais três dias antes e três depois é o seu período fértil, ou seja, a fase em que você estará ovulando.

Confira um exemplo: Uma mulher tem o ciclo de 30 dias. Dia 01/09 foi o primeiro dia de sua menstruação. Então: 30 – 14 = 16. E soma-se os 16 ao dia 01/09. Então o período fértil irá de 14/09 a 19/09. Simples né?

Foto: Reprodução –  Confira ótimas dicas de como engravidar rápido e saiba reconhecer o momento da ovulação, apresentado nesta imagem

Fique atenta aos sinais da ovulação

Além dos cálculos, também é importante ficar atenta aos seu corpo. Isto porque o corpo da mulher pode dar alguns sinais de que ela está ovulando. Mudanças na temperatura basal, mudanças no muco vaginal, no colo do útero e até o aumento da libido são alguns dos sinais de que você está prestes à ovular ou está ovulando.

Faça um teste de ovulação

O teste de ovulação é a forma mais precisa de descobrir se você está ovulando ou não. Porém, ele não precisa ser usado por todos os casais, ele é mais orientado para aqueles que não conseguem manter a frequência sexual de três vezes por semana. “É uma boa alternativa para casais que não conseguem ou não podem manter a frequência sexual de pelo menos três dias por semana”, afirma Busso.

como engravidar teste de ovulação

Foto: Reprodução –  Confira ótimas dicas de como engravidar rápido e saiba mais sobre o teste de ovulação

Fique atenta ao seu peso

O sobrepeso pode influenciar a fertilidade feminina. “Mulheres acima do peso que pretendem engravidar devem procurar uma nutricionista e fazer exercícios. Não é saudável começar a gravidez obesa”, explica Busso.

O baixo peso também prejudica a fertilidade, portanto, se você estiver abaixo do peso correto também é importante buscar a ajuda de um nutricionista ou médico.

Comer de forma saudável 

Durante as tentativas para a gravidez é importante que a mulher mantenha uma dieta saudável. A alimentação saudável contribui e muito para a fertilidade da mulher. Também é importante que os homens tenham uma alimentação saudável. Existem alguns alimentos que contribuem e muito para a fertilidade do homem e da mulher.

Reduzir o consumo de bebidas alcóolicas

É importante para a saúde do bebê que a futura mamãe diminua o máximo possível o consumo de bebidas alcoólicas. Já na gravidez, é importante lembrar que a mulher não deve consumir bebidas alcóolicas. Não existem quantidades seguras de bebidas alcoólicas na gestação.

Parar de fumar

As fumantes que estão tentando engravidar devem parar de fumar. “Além de futuramente ser prejudicial tanto para a mãe quanto para o bebê, as fumantes podem entrar na menopausa antes do previsto”, alerta a ginecologista Anaglória Pontes, professora do Departamento de ginecologia de obstetrícia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.

 Ingerir ácido fólico

O consumo de ácido fólico antes de engravidar é importante para a formação do feto. “Tome três meses antes de iniciar as tentativas”, recomenda Pontes.

Fique atenta a sua posição após o sexo

Não existem posições durante o sexo que aumentem suas chances de engravidar. Porém, uma posição da mulher após o sexo pode te ajudar a engravidar. “Ficar uns dez minutos deitada ajuda um pouco os espermatozoides a fazerem seu trajeto”, afirma Paulo Gallo.

Como engravidar: veja o que diminui suas chances

Se você está tentando engravidar, saiba que existem algumas atitudes que diminuem suas chances de conceber. A seguir, confira quais são as principais:

  • Fumar;
  • Beber bebidas alcóolicas;
  • Exagerar na cafeína;
  • Exercícios em excesso;
  • Excesso de peso;
  • Baixo peso.

Entenda a seguir porque cada uma dessas atitudes reduzem suas chances de engravidar:

Fumar

O cigarro possui uma série de efeitos negativos para a saúde. E o tabaco também irá afetar a fertilidade. Caso você seja fumante, peça ajuda ao seu médico para parar antes de iniciar as tentativas para engravidar.

Bebidas alcoólicas

Quem está tentando engravidar deve evitar o consumo de bebidas alcóolicas. O álcool em excesso pode reduzir a sua fertilidade. Além disso, caso você já esteja grávida e não saiba, o álcool também pode ser muito prejudicial para a saúde do bebê que está sendo gestado.

Exagerar na cafeína

Muitas pesquisas sugerem que o consumo em excesso de cafeína pode prejudicar a sua fertilidade. Por isso, o orientado é ingerir no máximo cerca de quatro xícaras de café de 50 ml por dia.

como engravidar cafe atrapalha

Foto: Reprodução –  Confira ótimas dicas de como engravidar rápido e entenda porque café pode atrapalhar quem quer engravidar

Exercícios em excesso

Praticar atividades físicas e evitar o sedentarismo é essencial para aumentar suas chances de engravidar. Porém, tudo deve ser feito de forma balanceada. Exercícios físicos em excesso e também aqueles muito pesados tem sido associados com problemas na ovulação.

Excesso de peso

O sobrepeso e especialmente a obesidade tanto do homem quanto da mulher podem prejudicar e muito a fertilidade. Por isso, se você está acima do peso e quer engravidar, o ideal é conversar com um médico e/ou um nutricionista sobre emagrecimento antes de iniciar as tentativas. O sobrepeso e a obesidade também aumentam as chances de complicações na gestação e parto, por este outro motivo, também é interessante que quem esteja muito acima do peso, emagreça antes de engravidar.

 Baixo peso

Não é só o excesso de peso que prejudica a fertilidade. Estar abaixo do peso orientado também prejudica a fertilidade. Isto porque a gordura influencia e muito a produção hormonal e a falta de gordura pode levar a alterações no ciclo menstrual e também prejudicar a qualidade dos óvulos.

Se você está abaixo do peso recomendado e quer engravidar, o ideal é conversar com seu médico e/ou nutricionista sobre como ganhar peso de forma saudável.

É difícil ou fácil engravidar?

Esta resposta depende de algumas questões. Primeiro, é necessário saber se o casal possui alguma dificuldade para engravidar. Exames antes de iniciar as tentativas para engravidar vão te ajudar a saber se você e seu parceiro possuem alguma dificuldade para engravidar ou não.

No caso de casais saudáveis, outro fator que faz toda a diferença é a idade, especialmente a idade da mulher. A expectativa é que mulheres com ciclos menstruais normais, frequência sexual de duas a três vezes por semana e idade até 34 anos consigam engravidar em até um ano. “Neste período ela tem 100% de chance de engravidar”, afirma a ginecologista Anaglória Pontes, professora do Departamento de ginecologia de obstetrícia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.

Até os 30 anos as chances de gravidez em cada ciclo menstrual são 25% e entre os 30 e 35 anos a possibilidade diminui para 20% em cada ciclo.

No caso de mulheres com 35 anos ou mais que tenham um ciclo menstrual normal e frequência sexual de duas a três vezes por semana é interessante que elas aguardem pela gravidez por até seis meses. Isto porque as chances destas mulheres precisarem de um tratamento para engravidar são maiores. Entre os 35 e 38 anos as chances da mulher engravidar por ciclo menstrual cai para 15%.

Como engravidar rápido: o melhor dia para engravidar

O melhor dia para engravidar é aquele em que você está ovulando! Existe uma conta muito simples que te ajuda a saber quando você está ovulando e ela já foi mencionada acima nesta reportagem na seção fique atenta ao seu período fértil. Além disso, existem testes de ovulação que te ajudam a saber quando você estará ovulando.

Estou tentando engravidar, quando posso fazer o teste de gravidez?

O teste de gravidez de farmácia ou de sangue deve ser realizado uma semana após o atraso da menstruação, desta forma você garante maior precisão no resultado. Se você suspeita que está grávida, um teste de gravidez online também pode te ajudar a saber se apresenta os principais sintomas de gravidez.

Quando devo buscar ajuda médica para engravidar?

Primeiramente, é importante lembrar que antes de iniciar as tentativas para engravidar, todos os casais devem buscar orientação médica e realizar os exames necessários e já mencionados nessa reportagem.

Feito isso e seguindo todas as orientações já mencionadas acima, saiba que passado o período de um ano de tentativas é interessante que a mulher de até 34 anos busque ajuda de um especialista em fertilidade a fim de saber se ela ou o parceiro tem algum problema de saúde que leve a infertilidade.

Já no caso de mulher com mais de 35 anos, é interessante buscar ajuda médica após seis meses de tentativas sem sucesso.

Como engravidar quando se tem ciclo menstrual irregular?

Mulheres que possuem um ciclo menstrual irregular não podem contar muito com o clássico cálculo para descobrir qual é a data provável de sua ovulação. Porém, elas podem ficar atentas aos sintomas de ovulação do próprio corpo, como a mudança no muco vaginal.

Além disso, essas mulheres podem contar com a ajuda do teste de ovulação para saberem quando estão ovulando ou não.

Conclusão sobre como engravidar rápido

Existem uma série de atitudes que aumentam suas chances de engravidar rápido. Além disso, também existem fatores que reduzem suas chances de ter um filho e é importante que quem ter engravidar os evite.

É importante ter em mente que é normal demorar alguns meses para engravidar e isto não significa que o casal tenha qualquer problema. Caso o casal demore um tempo mais longo para conceber, é interessante buscar ajuda médica. Existem uma série de tratamento para engravidar que podem ajudar casais com dificuldades e um médico especialista poderá indicar o melhor para cada pessoa.

Fontes consultadas:

Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido

Clínica Mayo

Veja mais

Comentários





Veja mais