Teste de gravidez caseiro: como fazer, qual é o melhor dia e mais

Por: Bruna Romanini

Tire suas dúvidas sobre teste de gravidez caseiro

Foto: Reprodução – Saiba tudo sobre o teste de gravidez caseiro

O teste de gravidez caseiro ou de farmácia gera muitas dúvidas, saiba qual melhor dia pra fazer, como realizar e mais

O teste de gravidez caseiro ou teste de gravidez de farmácia é feito com um teste de gravidez que pode ser adquirido em supermercados ou farmácias e que irá utilizar a sua urina para saber se você está grávida ou não.

Isto porque o teste de gravidez caseiro irá identificar se há níveis do hormônio HCG que atende pelo nome de gonadotrofina coriônica humana, em sua urina. Quando a mulher engravida este hormônio é produzido por células formadas na placenta, que nutrem o feto após ele ter sido fecundado e anexado à parede uterina e este hormônio vai parar tanto na corrente sanguínea quanto na urina. Por isso existem os testes de gravidez de urina e de sangue.

Como fazer o teste de gravidez caseiro

Os testes de gravidez caseiros podem ser feitos de duas formas e isto varia de acordo com o tipo do teste. Em alguns tipos de testes, a mulher deve fazer xixi em um potinho e então inserir a ponta de uma faixinha, que é o teste, dentro do potinho. Enquanto em outros, a mulher deve fazer xixi diretamente na ponta do teste, este último é o mais comum atualmente. Ambos os testes são muito eficazes.

O ideal é fazer o teste com a primeira urina da manhã, pois ela é a que pode ter maior concentração de hormônio HCG e assim aumentar as chances de precisão do resultado, saiba mais abaixo. Porém, o exame também pode ser realizado com as outras urinas do dia e será confiável.

Para realizar o teste, você deve urinar em um recipiente limpo e deixar a ponta do teste em contato com a urina por alguns segundos. O tempo em que este contato deve ocorrer é especificado na embalagem de cada teste e varia entre eles.

Após isso, segure o teste ou coloque na pia do banheiro e aguarde alguns minutos, geralmente entre um e 5 minutos, para ver o resultado. O tempo que você deverá aguardar para ver o resultado varia de acordo com o teste de gravidez e é determinado na bula do produto.

Saiba que é importante ver o teste exatamente no tempo recomendado pela bula. Se você demorar demais para checar o resultado pode aparecer uma linha de evaporação. Tal linha pode dar uma ideia de falso positivo, saiba sobre esta linha mais abaixo.

Como saber se deu positivo ou negativo?

O teste de gravidez de farmácia pode comunicar se você está grávida ou não por meio de linhas, uma linha significa que você não está grávida e duas linhas que você está grávida. Ou pode aparecer escrito “grávida” ou “não grávida”. Alguns testes mais elaborados também podem mostrar as semanas de gestação que a mulher está, caso ela esteja grávida. Por isso, é essencial ler a embalagem do teste de gravidez com muita atenção e seguir as orientações do produto! Outro ponto importante é sempre ficar atenta à validade do teste de gravidez.

Tipos de linhas do teste gravidez de farmácia

Um dos tipos de testes de gravidez mais comuns é o de linhas. Nestes testes, como já foi explicado, quando o resultado é negativo aparece apenas uma linha e quando ele é positivo aparecem duas linhas. Porém, quando surgem as duas linhas, em alguns casos podem surgir dúvidas, pois a segunda linha apresenta um formato incomum.

Entenda a seguir o que significa cada um dos diferentes formatos que a linha pode ter.

Segunda linha forte no teste de gravidez: quando a segunda linha aparece de forma bem evidente isto significa que você está grávida!

Segunda linha fraca no teste de gravidez: quando o teste de gravidez apresenta uma segunda linha fraca isto pode ocorrer por uma série de motivos.

  • Uma das razões pode ser porque o teste foi feito cedo demais, ou seja, muito no início da gestação. Isto pode fazer com que ainda não haja hormônio HCG suficiente, que como já foi mencionado, é o hormônio que é identificado no teste. O ideal é fazer o teste uma semana após o atraso da menstruação, saiba mais no tópico abaixo.
  • Outra possível razão para que a linha fique fraca está na urina. O ideal é fazer o teste com a primeira urina da manhã, que é aquela que possui maior concentração de HCG. Porém, quando o teste é feito com as outras urinas, especialmente após a mulher ter ingerido muito liquido, a concentração de HCG na urina vai diminuir. Isto pode fazer com que a segunda linha fique fraca.
  • Por fim, a linha também pode aparecer mais fraca devido a um aborto espontâneo. Quando a mulher sofre um aborto, o hormônio HCG ainda permanece no organismo por algum tempo o que pode levar a uma linha mais fraca.

Diante de uma linha mais fraca, o ideal é esperar cerca de três dias e fazer o teste novamente. Procure seu médico se a segunda linha continuar aparecendo mais fraca. Também é orientado procurar seu médico se o teste der positivo normalmente, com as duas linhas bem evidentes.

Caso a segunda linha persista fraca, na consulta com seu médico, é essencial comunica-lo que este linha aparece fraca no teste de gravidez. Este profissional provavelmente irá pedir um exame de sangue para confirmar a gestação. Ele ainda pode indicar que seja feito um ultrassom, também para confirmar a gravidez.

Segunda linha de evaporação no teste de gravidez: esta linha aparece geralmente após o período orientado para se checar o teste. Ou seja, um tempo depois dos minutos de espera orientados pelo fabricante que ocorrem após você já ter urinado na ponta do teste. Todo o teste de gravidez possui uma orientação sobre quanto tempo, após feito, o resultado deve ser checado.

Quando esta linha aparece isto não significa que você está grávida. Esta linha surge porque a urina começa a evaporar e reage com a faixa do teste de gravidez. O resultado disso às vezes pode se parecer com uma linha, a linha de evaporação.

Geralmente a linha de evaporação é bem fraca e quase sem cor, mas ela pode acabar também se assemelhando a linha normal do teste de gravidez e gerar confusão nas mulheres.

A melhor forma de diferenciar a linha de evaporação da linha do teste de gravidez mesmo é observar o teste no momento em que é orientado pelo fabricante. Por exemplo: se na bula do produto está escrito que o resultado do teste deve ser visto cinco minutos após urinar na ponta, então observe após estes cinco minutos, não espere mais tempo do que isso.

Caso a linha apareça dentro do tempo que havia sido orientado na bula, então provavelmente é uma linha real. Se ela aparecer depois deste período, provavelmente é uma linha de evaporação.

Também é essencial seguir as orientações exatas da bula do teste de gravidez. Lembrando que cada teste possui algumas pequenas diferenças na forma de ser feito, especialmente em relação ao tempo que se deve aguardar para checa-lo. Caso você esteja na dúvida o ideal é fazer outro teste de gravidez.

Veja a seguir alguns exemplos de testes de gravidez e de diferentes tipos de linhas que podem aparecer:

Teste de gravidez com as duas linhas fortes

Foto: Reprodução – Exemplo de um teste de gravidez com as duas linhas fortes

Teste de gravidez com a segunda linha fraca 

Foto: Reprodução – Exemplo de um teste de gravidez quando a linha está fraca

Teste de gravidez com linha de evaporação 

Foto: Reprodução – Exemplo de um teste de gravidez com linha de evaporação

Qual é o melhor dia pra fazer o teste de gravidez caseiro?

O teste pode ser feito no dia seguinte após o atraso da sua menstruação. Contudo, saiba que o ideal é esperar até uma semana após o atraso da menstruação. É recomendado esperar esse tempo para garantir a maior precisão do teste.

Isto porque os níveis do hormônio HCG aumentam conforme a gravidez evolui e este aumento ocorre de maneira gradual até por volta da 13ª semana de gestação. Quando o teste de gravidez é feito cedo demais, pode não haver ainda concentração de HCG suficiente na urina para que o teste dê positivo e então a mulher pode ter um falso negativo.

Saiba também que o ideal é fazer o teste de gravidez com a primeira urina da manhã. Isto porque esta urina é a mais concentrada do dia, então possui maior quantidade de HCG, o que aumenta as chances do teste estar correto.

O teste também pode ser feito com as outras urinas do dia com segurança, porém, nestes casos há o risco da precisão ser ligeiramente menor, especialmente se você estiver no início da gestação. Além disso, o teste feito com as outras urinas do dia aumenta as chances de você ter uma segunda linha fraca.

O teste de gravidez negativo pode estar errado?

Os fabricantes de testes de gravidez de farmácia afirmam que a precisão deles é de 99%. Porém, se o teste for feito cedo demais, ele pode não identificar o hormônio HCG e dar negativo, mesmo a pessoa estando grávida.

Conforme mencionado acima, as chances do teste estar errado aumentam quanto mais cedo o exame for feito, porém ainda são bem baixas. Para um teste mais preciso, faça-o uma semana após o atraso da menstruação.

Existe falso positivo?

Os testes que dão positivo tendem a ser mais precisos do que os testes que dão negativo. Ou seja, se o seu teste de gravidez deu positivo as chances de você estar grávida são enormes.

Porém, como este teste mede os níveis do hormônio HCG, saiba que este hormônio pode ficar com os níveis alterados por outros motivos além da gravidez, o que pode levar a um falso positivo.

Alguns problemas de saúde que podem alterar os níveis do HCG e levar ao falso positivo são:

  • Câncer de ovário;
  • Mola hidatiforme do útero;
  • Câncer de testículo (no caso de homens);
  • Gravidez ectópica;
  • Aborto;
  • Tumor trofoblástico;

Além disso, o exame também pode simplesmente falhar e acabar apresentando um resultado positivo quando não há.

Por fim, alguns medicamentos também podem acabar afetando os resultados dos testes de gravidez, veja quais são esses remédios no próximo tópico.

Remédios que podem afetar o teste de gravidez caseiro

Alguns medicamentos podem afetar os resultados dos testes de gravidez de farmácia, são eles:

  • Prometazina, usado para alguns casos de alergias;
  • Remédios usados para o tratamento da doença de Parkinson;
  • Alguns remédios para dormir;
  • Alguns tranquilizantes;
  • Remédios com efeito diurético, que aumentam a quantidade de urina;
  • Remédios anticonvulsivantes, usados para prevenir convulsões e condições como epilepsia;
  • Remédios para tratar infertilidade.

Saiba que remédios que podem afetar os testes de gravidez caseiros geralmente avisam isso em suas bulas. É importante sempre ler a bula de um medicamento.

Qual o preço do teste de gravidez caseiro?

O preço dos testes de gravidez de farmácia variam muito! Existem teste que custam R$ 7,00 até testes que custam R$50,00!

Testes de gravidez baratos são confiáveis?

Mas e ai, será que um teste de gravidez mais baratinho é confiável? A resposta é sim!

Ocorre que todos os testes de gravidez de farmácia vão medir os níveis do hormônio HCG e uma vez que eles são aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e estão dentro da validade, eles são confiáveis e seguros.

A única diferença entre o teste de gravidez mais barato e o mais caro está na sensibilidade. Ou seja, os testes mais caros conseguem perceber níveis mais baixos do hormônio HCG quando comparado aos mais baratinhos. Isto faz diferença quando o teste é feito nos primeiros dias da gestação, pois às vezes os níveis de HCG estão tão baixos que alguns testes, geralmente os mais baratinhos, podem não captar.

Mas esta questão também pode ser resolvida se a pessoa esperar um pouco mais para fazer o teste. Como dito acima, o ideal é aguardar uma semana após o atraso da menstruação. Se você estiver com muita pressa, então pode valer a pena investir em um teste mais caro.

O que fazer depois que o teste dá negativo

Caso seu teste de gravidez dê negativo, mas sua menstruação não venha ou você ainda suspeite que esteja grávida, faça outro teste de gravidez cerca de uma semana depois.  Se der negativo também, mas você continuar sem menstruar, entre em contato com um ginecologista.

A menstruação pode atrasar por uma série de outros motivos além da gravidez. Estresse, problemas hormonais, baixo peso ou excesso de peso são só alguns dos fatores, além da gravidez, que podem fazer com que a menstruação atrase.  Entenda os diversos motivos para o atraso da menstruação que nem sempre são gravidez.

O que fazer depois que o teste dá positivo

Diante de um teste de gravidez positivo é importante entrar em contato com um ginecologista o quanto antes. Seu ginecologista pode pedir que você faça outro teste de gravidez, de sangue ou de urina, para confirmar a gestação. Este profissional também pode pedir um exame de ultrassom com o mesmo objetivo. A descoberta da gravidez envolve o início de uma série de cuidados que a mulher precisa realizar com seu corpo.

Com a gestação confirmada, você irá começar a realizar os exames de pré-natal e iniciará os cuidados essenciais que é preciso ter na gestação. Existem uma série de exames que a mulher deve realizar ao longo da gravidez. Além disso, outros cuidados com a saúde são indispensáveis.  

Teste de gravidez online para saber se está grávida

Você acha que pode estar grávida, mas ainda não fez o teste? O nosso teste de gravidez online pode te ajudar a saber se você tem chances de estar grávida. É importante deixar claro que este teste irá observar apenas se você apresenta ou não alguns dos primeiros sintomas de gravidez. Mas saiba que existem gestações não apresentam sintomas além do atraso menstrual. Por isso, você só saberá se está mesmo grávida ao fazer um teste de gravidez de farmácia ou de sangue. Entender o teste de gravidez de sangue é muito importante.

E faça o nosso teste de gravidez online clicando aqui.

Outros testes de gravidez caseiros

A crença popular fala sobre a eficácia de alguns testes de gravidez caseiros que não são os de farmácia. Um deles é o teste da pasta de dente. Este teste consiste em colocar algumas gotas de xixi em uma pasta de dente branca. Se a pasta ficar azulada ou espumar após o contato com o xixi isto significaria que a mulher está grávida.

Porém, este teste da pasta de dente NÃO é verdadeiro, ele não funciona! Trata-se apenas de uma reação do carbonato de cálcio da pasta com a urina. E isto pode ocorrer com qualquer urina, independentemente da mulher estar grávida ou não.

Quanto mais alcalina for a pasta e mais ácida for a urina maiores as chances de ocorrer uma reação e isto nada tem a ver com gestação.

Outro teste caseiro famoso é o feito com água sanitária. Ele consiste em colocar a água sanitária em contato com a urina. De acordo com a crença popular, caso a urina em contato com a água sanitária fique efervescente e alaranjada ou avermelhada isto poderia ser um “sinal” de gravidez. Este teste com água sanitária também NÃO funciona!

Mais uma vez, esta mudança ocorre devido a uma reação química que NADA tem a ver com a gestação.

Trata-se apenas de uma reação química que acontece entre a amônia e a ureia, presentes na urina, com o hipoclorito de sódio, que está na água sanitária.

Existem muitos outros testes de gravidez caseiros que não são o de farmácia. Todos envolvem misturar a sua urina com uma outra substância e esperar uma determinada reação que iria dizer se você está grávida ou não.

Existe o teste de gravidez do vinagre, do cloro, da mostarda em pó, da soda cáustica, do Tylenol com água oxigenada, do dente de leão, do sabonete, do açúcar, do sal e até da Coca Cola! Enfim, a lista de testes caseiros é gigantesca! Mas o fato é que nenhum deles funciona!

E para piorar estes testes ainda podem fazer com que uma mulher ache que não está grávida, quando na realidade ela está! Isto é perigoso já que a gestação envolve uma série de cuidados, especialmente no início, que a mulher pode acabar não tomando por acreditar que não espera um filho.

Então, se quiser saber se está grávida ou não: faça um teste de gravidez de farmácia e/ou de sangue! Estas são as formas de se descobrir uma gestação. Nada de fazer outros tipos de testes caseiros e como já foi dito acima, também não conte apenas com o teste online de gravidez, ele nada mais é do que uma forma de saber se você está com sintomas de gravidez ou não e só.

Conclusão sobre teste de gravidez caseiro  

O teste de gravidez de farmácia é a maneira mais rápida e eficaz de saber se você está grávida ou não. Porém, é essencial seguir as orientações da bula do produto. Também é importante saber o momento certo de realizar este teste.

Uma vez que o teste de gravidez apontar um resultado positivo, o ideal é entrar em contato com o seu médico o quanto antes.

Ao marcar uma consulta médica, vocês irão conversar sobre quais os cuidados que devem ser realizados a partir daí. Estes cuidados envolvem exames de pré-natal, evitar determinados alimentos, além é claro de evitar bebidas alcoólicas, cigarro e também as drogas ilícitas. Algumas atividades também podem ser restringidas ao longo do período gestacional.

O seu médico provavelmente irá pedir para que você realize um outro teste de gravidez. Nestes casos, o profissional geralmente pede um teste de sangue a fim de confirmar a gestação. Saber mais sobre o teste de gravidez de sangue é muito importante.

O médico também vai querer saber qual foi o primeiro dia da sua última menstruação. Esta informação é necessária para calcular com quantas semanas de gravidez você está. Se tudo estiver bem, o seu primeiro ultrassom provavelmente será realizado entre a 5ª e a 8ª semana de gestação a fim de calcular exatamente o seu tempo gestacional e a data provável do parto.

Caso seu teste tenha dado negativo e você esteja tentando engravidar, existem algumas boas dicas que podem te ajudar a engravidar rapidamente. Se você está tentando engravidar há mais de um ano sem sucesso, é interessante buscar ajuda médica.

Fontes consultadas:

Clínica Mayo

Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido

Veja mais