Primeiros sintomas de gravidez

Por: Bruna Romanini

Veja os primeiros sintomas de gravidez

Foto: Reprodução – Veja quais são os primeiros sintomas de gravidez

Você conhece os primeiros sintomas de gravidez? Veja a seguir quais são eles e tire suas dúvidas

Quais são os primeiros sintomas de gravidez? Será que eu estou grávida?! A resposta sobre se você está grávida ou não só será dada com um teste de gravidez de farmácia ou medindo o hormônio HCG no exame de sangue. Estes testes, o teste de gravidez de farmácia e o teste de gravidez de sangue, vão de fato esclarecer a sua dúvida. Porém, você pode começar a suspeitar que está grávida antes de realizar este exame. Basta prestar atenção aos primeiros sintomas de gestação.

O primeiro e mais importante sintoma de que você está grávida é o atraso na menstruação. Na verdade, este é o único sintoma que realmente significa uma possível gestação.

Quanto aos outros sintomas que serão mencionados abaixo, como náuseas, enjoos, sonolência ou cólicas, eles não são únicos da gestação. Isto significa que estes outros sintomas não necessariamente indicam uma gravidez. “Estes sintomas são comuns na gravidez, porém, a mulher pode tê-los por outros motivos. Por exemplo, cólicas podem ocorrer no início da gestação ou quando a mulher está prestes a menstruar”, explica o ginecologista Newton Busso, presidente da Comissão Nacional Especializada em Reprodução Humana da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO).

É importante deixar claro que os sintomas de gestação variam muito de acordo com cada mulher. Enquanto algumas mulheres podem não apresentar nenhum sintoma além do atraso menstrual outras podem apresentar boa parte dos sintomas que serão mencionados a seguir.

Os sintomas de gravidez também podem variar em cada gravidez. Ou seja, na primeira gestação a mulher pode, por exemplo, não apresentar nenhum sintoma e na segunda gravidez ter uma série de sintomas.

Quando surgem os primeiros sintomas de gravidez

Os primeiros sintomas de gravidez podem começar a acontecer uma semana após a concepção. Ou seja, uma semana depois de ter ocorrido à relação sexual na qual houve a fecundação.

Estes sintomas surgem a partir de uma semana após a concepção porque é neste momento em que o embrião vai se implantar no útero. Após a implantação do embrião ocorre um aumento na produção de hormônios e é justamente isto que pode fazer a mulher ter os primeiros sintomas da gestação.

A concepção, momento em que o óvulo se encontra com o espermatozoide, não possui nenhum sintoma. O que pode ter algum sintoma é a ovulação. Quando a mulher ovula ela pode sentir uma libido maior, mamas mais sensíveis, cólicas abdominais e também ter mudanças no muco vaginal.

Quais são os primeiros sintomas de gravidez no 1º trimestre

Durante o primeiro trimestre de gestação, o seu corpo pode dar uma série de sintomas de que você está grávida. Estes sintomas variam muito de mulher para mulher e até de gestação para gestação. Lembrando que o sintoma que mais importa e que realmente está indicando uma possível gravidez é o atraso da menstruação.

Veja quais são esses sintomas de gravidez no primeiro trimestre de gestação a seguir:

  1. Atraso na menstruação
  2. Seios inchados e/ou sensíveis
  3. Náuseas e enjoos, com ou sem vômitos
  4. Enjoos no período da manhã
  5. Fazer xixi com maior frequência
  6. Cansaço
  7. Sonolência
  8. Tristeza ou um humor triste
  9. Mudanças no humor
  10. Inchaço
  11. Sangramento leve
  12. Cólicas
  13. Constipação
  14. Aversão a algumas comidas
  15. Aversão a alguns cheiros
  16. Desejos por alguns alimentos
  17. Congestão nasal
  18. Dor de cabeça
  19. Dor nas costas
  20. Aréolas mais escuras
  21. Mudanças na pele: aumento ou redução de acne e espinhas

Qual sintoma de gravidez vai aparecer primeiro?

Uma pesquisa feita pela Associação Americana de Gravidez perguntou a mulheres que estavam grávidas ou já haviam engravidado qual foi o primeiro sintoma de gravidez que elas sentiram. Veja qual foi o resultado:

  • 1º sintoma: atraso na menstruação – 29% das mulheres que participaram da pesquisa afirmaram que o primeiro sintoma de gravidez que perceberam foi o atraso na menstruação;
  • 2º sintoma: enjoos – 25% das mulheres da pesquisa indicaram que o primeiro sintoma da gestação que tiveram foi o enjoo;
  • 3º sintoma: mudança nos seios – 17% das mulheres que participaram do estudo afirmaram que sentiram mudanças nos seios como o primeiro sintoma de gravidez.

Ao contrário do que muitos profissionais de saúde acreditavam, o sangramento de implantação, que é o pequeno sangramento que pode acontecer quando o embrião se implanta no útero, não foi o primeiro sintoma observado pelas mulheres. Apenas 3% das mulheres que participaram da pesquisa identificaram o sangramento de implantação como o primeiro sintoma de gravidez.

Entenda cada um dos primeiros sintomas de gravidez

Sintoma de gravidez nº 1: Atraso na menstruação

Caso a sua menstruação tenha atrasado uma semana ou mais você pode estar grávida. Porém, se o seu ciclo menstrual for irregular, este sintoma pode não ter relação com gravidez.

O atraso na menstruação é o sintoma mais comum de gestação. Se a sua menstruação atrasar, o ideal é esperar cerca de uma semana após o atraso para realizar um teste de gravidez.

A grávida não menstrua porque a menstruação é basicamente a parede do endométrio que ficou mais espessa ao longo do ciclo da mulher. Esta parede se torna mais espessa justamente com a intenção de acolher o embrião e lhe proporcionar um ambiente ideal para o desenvolvimento.

Porém, quando a mulher não engravida, os hormônios que estavam fazendo esta parede do endométrio se tornar mais espessa para acomodar o embrião param de ser produzidos e então esta parte “extra” do endométrio se desfaz na forma de menstruação.

Quando a mulher está grávida esta parede mais espessa do endométrio se mantém e a mulher não menstrua durante os nove meses de gestação.

Porém, saiba que a menstruação pode atrasar por uma série de outros motivos que nada tem a ver com a gestação. O estresse, problemas hormonais, ganho excessivo ou perda excessiva de peso e até mesmo alguns medicamentos podem afetar o seu ciclo menstrual. Os motivos para o atraso da menstruação são os mais diversos.

Diante de um atraso na menstruação, faça um teste de gravidez uma semana após o atraso, caso haja o risco de você estar grávida. Se o teste der positivo, entre em contato com um ginecologista. Caso o teste dê negativo, mas você continue não menstruando, é importante também entrar em contato com seu ginecologista para entender o que está causando este atraso.

Sintoma de gravidez nº 2: Sangramento leve

Enquanto a menstruação é um sinal de que você não está grávida, saiba que, por outro lado, um leve sangramento é um sinal de que você está grávida! Isso mesmo! Este leve sangramento se chama sangramento de implantação.

Este sangramento ocorre quando o óvulo fertilizado se implanta ao útero, cerca de 10 a 14 dias após a concepção. Este sangramento ocorre por volta do período em que a mulher irá menstruar, o que pode acabar gerando confusão e fazendo com que algumas pessoas achem que trata-se da menstruação.

O sangramento de implantação pode vir acompanhado de uma leve cólica. Saiba que muitas mulheres também não apresentam este sangramento. Então, não se preocupe se você está tentando engravidar e não apresenta este sangramento.

Veja a seguir imagens de alguns casos de sangramento de implantação:

Foto: Imagem mostra exemplos de sangramento de implantação, um dos primeiros sintomas de gravidez

Sintoma de gravidez nº 3: Náuseas e enjoos, com ou sem vômitos

Os enjoos e náuseas costumam começar a acontecer quando a mulher está com um mês de gestação, mas algumas pessoas podem ter esse incomodo um pouco antes ou depois. E claro, há muitas mulheres que simplesmente não sentem enjoos ou náuseas na gestação. Este sintoma pode vir acompanhado de vômitos ou não.

Não se sabe exatamente porque as mulheres sentem enjoos na gestação. Porém, os profissionais de saúde já sabem que isto possui uma relação com as mudanças hormonais da gestação.

Os enjoos costumam durar somente no primeiro trimestre de gestação. Contudo, em alguns casos eles podem durar durante toda a gravidez. Quando estes enjoos são muito intenso é essencial conversar com seu médico, pois você pode estar sofrendo de hiperêmese gravídica. Algumas atitudes também ajudam a aliviar os enjoos da gravidez. 

Sintoma de gravidez nº 4: Enjoos no período da manhã

Os enjoos e náuseas causados pela gravidez podem ocorrer em qualquer momento do dia. Contudo, saiba que é muito comum as mulheres grávidas sentirem enjoos no período da manhã.

Foto: Enjoos, especialmente na parte da manhã, são um dos primeiros sintomas de gravidez.

Sintoma de gravidez nº 5: Fazer xixi com maior frequência

A mulher pode começar a fazer xixi com maior frequência desde o início da gestação. Isto porque a quantidade de sangue no seu corpo aumenta o que faz com que seus rins tenham que processar todo este fluido extra que vai parar na sua bexiga e te leva a fazer mais xixi!

A vontade de fazer xixi costuma começar a aumentar quando a mulher está com seis e oito semanas de gestação. Esta maior vontade aparece tanto durante o dia quanto a noite. Infelizmente, ao contrário dos enjoos, esta frequência com que a mulher faz xixi só tende a aumentar ao longo da gestação. Isto porque conforme o bebê cresce e o útero se expande, a bexiga passa a não conseguir se expandir muito, de modo que a mulher precisa fazer xixi com uma frequência cada vez maior.

Sintoma de gravidez nº 6: Cansaço

Se sentir cansada ou até mesmo exausta, especialmente nas primeiras 12 semanas de gestação, é comum. Esta sensação de cansaço ocorre justamente devido às mudanças hormonais na gestação, especialmente por causa do aumento do hormônio progesterona.

Sintoma de gravidez nº 7: Sonolência

Além da sensação de cansaço, o aumenta da progesterona também pode fazer com que a mulher sinta muito sono. “Acontece devido às mudanças hormonais que fazem a mulher ficar cansada e sonolenta”, observa a ginecologista obstetra Márcia Pereira Bueno, professora de ginecologia e obstetrícia da Pontifícia Univesidade Católica de Campinas (PUCC).

Sintoma de gravidez nº 8: Mudanças no humor

Mudanças de humor são comuns durante a gestação. Isto ocorre devido as transformações hormonais pelas quais o corpo da mulher está passando, estas mudanças afetam os neurotransmissores do cérebro e assim afetam as emoções.

Os tipos de emoções que podem ser sentidos variam de mulher para mulher. Algumas podem se sentir muito felizes e depois muito tristes, já outras podem ficar muito felizes e depois muito ansiosas e até mesmo um pouco de depressão pode acontecer.

Sintoma de gravidez nº 9: Tristeza ou um humor triste

Como dito acima, uma das mudanças que podem ocorrer nas emoções da mulher é sentir mais tristeza. O grande aumento hormonal no seu corpo pode fazer você se sentir muito emocional e até chorar sem muito motivo.

A depressão também pode acontecer. É importante deixar claro que apesar dessa maior tristeza ser normal, se você estiver sentindo muita tristeza ou acredita que sua depressão está intensa é essencial conversar sobre o assunto com seu médico e/ou psicólogo.

Sintoma de gravidez nº 10: Inchaço

As mudanças hormonais da gestação também podem fazer com que você se sinta inchada. Este inchaço é muito similar ao que a mulher tem quando está prestes a menstruar.

Sintoma de gravidez nº 11: Seios inchados e/ou sensíveis

Um dos sintomas mais comuns da gestação são mudanças nos seios. Sendo que as principais transformações são seios mais inchados e sensíveis. Estas mudanças nos seios podem começar por volta uma a duas semanas após a concepção. O incomodo nos seios tende a diminuir conforme a gestação avança.

Sintoma de gravidez nº 12: Aréolas mais escuras

Outra alteração nos seios que pode ocorrer e que é sinal de gestação está nas aréolas. É comum que as aréolas dos seios fiquem mais escuras.

Sintoma de gravidez nº 13: Constipação

Um dos sintomas da gravidez é a constipação, o famoso intestino preso ou preguiçoso. Isto ocorre devido às mudanças hormonais da gestação, especialmente por causa do aumento do hormônio progesterona. Algumas boas dicas podem te ajudar a diminuir a constipação na gravidez.

Sintoma de gravidez nº 14: Aversão a algumas comidas

Quando você está grávida, seus gostos podem mudar e muito! E algumas comidas e bebidas que a mulher antes gostava, ela pode deixar de gostar e até passar mal só de sentir o cheiro do alimento! Estas mudanças ocorrem devido às transformações hormonais pelas quais o corpo passa na gestação. Porém, assim como a maioria dos outros sintomas de gestação, algumas mulheres podem desenvolver esta aversão a certa comidas, enquanto outras não.

Sintoma de gravidez nº 15: Aversão a alguns cheiros

Você adorava o cheiro de um determinado perfume e agora não pode nem chegar perto? Pois é, as comidas e bebidas não são os únicos que podem ser afetados com a gestação. As mudanças hormonais também podem fazer com que a mulher tenha aversão a cheiros diversos.

Além disso, os hormônios podem fazer com que você fique mais sensível a odores, de modo que cheiros mais fortes, como perfumes muito fortes, podem ser especialmente incômodos.

Sintoma de gravidez nº 16: Desejo por alguns alimentos

Se por um lado você pode sentir aversão por determinados alimentos, o desejo por outras comidas e bebidas também pode acontecer! Você inclusive pode sentir vontade de comer alguma comida ou bebida que antes não gostava.

Quando o assunto é alimentação, saiba que não tem problemas deixar de comer um determinado alimento ou começar a comer outros desde que você se mantenha bem alimentada na gravidez. Alguns cuidados durante a gestação são muito importante. 

Sintoma de gravidez nº 17: Congestão nasal

O aumento da produção de hormônios e da produção de sangue que ocorrem no corpo da mulher grávida fazem com que as mucosas do nariz inchem, sangrem e sequem com facilidade. Isto pode fazer com que o seu nariz fique entupido e/ou escorrendo.

Sintoma de gravidez nº 18: Dor de cabeça

Sentir dor de cabeça, especialmente se você não costumava ter este incomodo, pode ser um sintoma de gravidez. Os médicos acreditam que a dor de cabeça ocorre no início da gestação devido ao aumento repentino de hormônios no organismo da mulher. A dor de cabeça na gestação também pode ocorrer devido ao aumento do fluxo de sangue no organismo da mulher.

Sintoma de gravidez nº 19: Dor nas costas

Sentir dor nas costas, especialmente mais embaixo, é um sintoma que muitas mulheres enfrentam no início da gestação. A dor nas costas também pode voltar a ser sentida no segundo e terceiro trimestre de gestação, geralmente a partir de 27 a 34 semanas de gravidez. Algumas atitudes ajudam a aliviar a dor nas costas na gravidez. 

Sintoma de gravidez nº 20: Cólicas

Outro sintoma que a mulher pode apresentar no início da gestação são cólicas. Algumas mulheres sentem cólicas leves bem no início da gravidez.

Sintoma de gravidez nº 21: Sentir um gosto metálico na boca

Um sintoma pouco mencionado, mas que acontece é sentir um gosto diferente na boca. Muitas mulheres relatam que no início da gestação sentem  um gosto entranho na boca, que a maioria descreve como um gosto metálico.

Estes sintomas podem indicar outra coisa além de gravidez?

Nenhum dos 21 sintomas citados acima são únicos da gestação. Isto significa que cada um destes sintomas podem ocorrer por outros motivos além da gravidez, até mesmo o atraso na menstruação.

Alguns dos sintomas podem indicar que você está prestes a menstruar, como o inchaço e as cólicas. Enquanto outros também podem ser sinal de que você irá ficar doente, como os enjoos e o nariz entupido.

Até mesmo o atraso na menstruação pode ocorrer por outros motivos que nada tem a ver com gestação, como estresse e problemas hormonais. O atraso na menstruação ocorre pelos mais variados motivos.

Contudo, é importante deixar claro que diante destes sintomas de gestação, especialmente o atraso na menstruação, é importante fazer um teste de gravidez. Para fazer o teste de gravidez de farmácia é interessante esperar que sua menstruação esteja pelo menos uma semana atrasada.

Foto: Teste de gravidez é a melhor maneira de saber se está grávida diante dos primeiros sintomas de gravidez

Teste de gravidez online

A maneira correta de saber se você está grávida ou não é por meio de um teste de gravidez, seja ele de farmácia e/ou de sangue. Os testes de gravidez são a forma mais indicada para descobrir uma gestação.

Porém, se você quiser ver se seus sintomas realmente correspondem a uma possível gravidez, você pode realizar o nosso teste de gravidez online. Este teste irá dizer se você tem maiores chances de estar grávida ou não. Mas é importante ressaltar que a gestação SEMPRE deve ser confirmada com um teste de gravidez de farmácia e/ou de sangue.

O que fazer diante dos primeiros sintomas de gravidez

Diante dos sintomas de gravidez, principalmente o atraso na menstruação, é importante realizar um teste de gravidez de farmácia e/ou de sangue. Não realize outros testes de gravidez caseiros além do de farmácia.

Saiba que existem testes que prometem descobrir que você está grávida usando desde pasta de dentes até água sanitária! Porém, nenhum destes testes caseiros são confiáveis, nenhum deles de fato mostra se você está grávida ou não.

Por isso, se você acredita que pode estar grávida, faça o teste de gravidez de farmácia. É interessante esperar uma semana após o atraso da menstruação para realizar este teste.

E se o teste de gravidez der negativo?

Caso o seu teste de gravidez dê negativo, mas você continue suspeitando que pode estar grávida, a recomendação é esperar uma semana e tentar de novo. Se a sua menstruação ainda não descer mesmo após os testes indicarem negativo é importante entrar em contato com seu médico para entender o que pode levar a este atraso.

Se o seu teste de gravidez der positivo é essencial entrar em contato com o médico para confirmar a gestação e saber quais os cuidados necessários durante o pré-natal na gravidez.

Os sintomas de gravidez já podem dizer se terei um menino ou uma menina?

O sexo do bebê só pode ser descoberto por meio de sexagem fetal com oito semanas de gestação ou por meio do exame de ultrassom por volta de 16 semanas de gravidez.

Porém, saiba que pesquisas já mostraram que existem alguns sintomas de gravidez que estão mais relacionados a um sexo do que a outro. É o caso dos enjoos.

Uma pesquisa feita com 1.6 milhões de gestantes na Suécia e publicada na revista científica New Scientist descobriu que mulheres que sofrem com fortes enjoos na gestação têm mais chances de serem mães de meninas. Existem uma série de sintomas de gravidez que estão mais relacionados a meninas e outros mais ligados a meninos.

Conclusão sobre primeiros sintomas de gravidez

Os sintomas de gravidez mencionados acima, especialmente o atraso na menstruação, de fato estão ligados à gestação e merecem atenção. Porém, eles também podem estar relacionados a outros fatores que nada tem a ver com gravidez.

Portanto, o melhor a fazer diante de suspeitas de que você possa estar grávida é um teste de gravidez. O teste de farmácia é uma ótima maneira de saber se você está grávida. O beta HCG, teste de gravidez de sangue, também é uma forma precisa de descobrir a gravidez.

Fontes consultadas:

Clínica Mayo

Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido

Associação Americana de Gravidez

Veja mais