Veja se os sucos são boas alternativas para a alimentação do bebê
Até os seis meses o ideal é que o bebê se alimente apenas com leite materno. Depois da fase de aleitamento exclusivo, algumas frutas começam a ser introduzidas no cardápio dos pequenos.
Antigamente, era muito comum dar sucos para iniciar essa fase de transição para novos alimentos. Mas com as recentes descobertas da medicina, a recomendação atual é limitar o consumo dos sucos, mesmo que naturais. Isso porque a fruta in natura contém mais nutrientes, fibras e menos calorias do que quando são batidas.
A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda evitar dar sucos para bebês com menos de um ano. “O suco é uma das principais causas de dor abdominal em crianças e alguns estudos mostraram que pode afetar até mesmo o colesterol. Eles são ricos em açúcar e por isso podem favorecer a obesidade infantil”, alerta a pediatra Lúcia Diehl, membro da Sociedade de Pediatria Rio Grande do Sul.
Além da alta concentração de frutose (açúcar da fruta), os sucos quando coados perdem as fibras e grande parte dos nutrientes. Também são mais calóricos, já que ao invés de comer uma pequena porção da fruta é preciso uma quantidade bem maior para transformá-la em suco.
Mas é claro que as mamães não precisam abolir o consumo dos sucos naturais. A bebida pode ser oferecida a partir de 1 ano de idade. Em pequenas quantidades e após as refeições, eles podem ajudar bastante na absorção de ferro. “Um suco que as crianças aceitam bem é o de laranja lima”, sugere o nutrólogo e pediatra Mário Cícero Falcão, membro da Sociedade Brasileira de Nutrição Clínica.
Mas lembre-se de manter os pequenos longe daqueles suquinhos de caixinha. Com o processo de industrialização eles contém uma alta concentração de açúcar, conservantes e corantes que fazem mal a saúde.
Veja qual a quantidade adequada de suco natural para cada fase da criança:
* De 1 a 3 anos de idade: 100 ml por dia
* De 3 a 6 anos de idade: 150 ml por dia
* A partir dos 6 anos: 240 ml por dia
Fonte Consultada: Sociedade Brasileira de Pediatria