4 erros comuns que atrapalham o sono do bebê e como evitar

Bruna Stuppiello
Entenda quais os erros comuns no sono do bebê
Fique bem informado, nos siga no Google Notícias


A privação de sono nos primeiros meses de vida do bebê pode ser um grande desafio para as famílias. Muitos pais, na tentativa de melhorar o sono do bebê, acabam cometendo erros que dificultam ainda mais o descanso. Pequenas mudanças na rotina podem fazer toda a diferença para melhorar a qualidade do sono dos pequenos e, consequentemente, da casa inteira.

Segundo Eliana Dias, especialista em sono do bebê, criar um ambiente adequado e estabelecer hábitos consistentes são fatores essenciais: “É através de práticas repetitivas que se cria uma associação por parte da criança, já que ela está começando a vivenciar e entender como as coisas funcionam ao seu redor. Quando falamos em sono e hora de dormir, isso ganha ainda mais força, pois é um momento de descanso e bem-estar, além de também influenciar no desenvolvimento”, alerta.

Confira os erros mais frequentes no sono do bebê e como evitá-los:

  • Falta de rotina

Horários irregulares e estímulos excessivos antes de dormir dificultam o relaxamento do bebê. Para mudar isso, o ideal é criar um ritual tranquilo, como um banho morno e relaxante. Eliana diz: “Associar esta etapa à hora de dormir influenciará na criação de uma rotina consistente, o que acaba sendo um facilitador para ele entender que é hora de descansar”.

  • Associação do sono ao colo ou à amamentação

Adormecer sempre no peito ou nos braços pode gerar dependência e dificultar que o bebê durma sozinho. O ideal é que ele aprenda a adormecer no berço, de forma gradual. Ter a autonomia do sono do bebê, conforme explica a especialista, é essencial: “Se o bebê não tem essa autonomia, ele acaba dependendo da presença do colo de alguém, do balanço ou da amamentação para adormecer. Ensinar a autonomia do sono é, na verdade, ensinar a independência para dormir e isso precisa ser feito desde cedo”, afirma.

Fique bem informado, nos siga no Google Notícias


  • Ambiente inadequado

Luzes acesas, barulho excessivo e temperatura desconfortável prejudicam o sono do bebê. Por tanto, prefira um ambiente com luz baixa ou totalmente apagada, sem barulhos, telas ou agitação. Atente-se também à temperatura: o ideal é que seja em torno de 24°C e que o bebê esteja vestido adequadamente. Dessa forma, o clima agradável irá favorecer o descanso.

  • Evitar sonecas ao longo do dia

Alguns pais entendem que, para que o recém-nascido durma melhor durante à noite, o ideal é que evitem as sonecas durante o dia. Entretanto, manter o bebê acordado por muito tempo pode deixá-lo superestimulado e irritado, dificultando o sono.

Eliana explica: “Isso é um grande mito, já que a soneca dos pequenos é um fator essencial para acertar o metabolismo para o sono da noite. Quando a criança tem pausas ao longo do dia, ela fica menos irritada e mais descansada, além de ter mais concentração e foco”, encerra.

Veja quais os cuidados com o sono do bebê
Com alguns cuidados o sono do bebê pode melhorar. / Shutterstock

Palavras-chaves
Compartilhe essa notícia