Enrolar bebê no cueiro aumenta risco de morte súbita, diz pesquisa
O risco aumenta entre bebês maiores de 4 meses e/ou quando o pequeno está dormindo de lado ou de bruços
Uma pesquisa publicada na revista científica Pediatrics concluiu, após a revisão de quatro estudos, que enrolar o bebê no cueiro (aquela espécie de fraldinha de pano) pode aumentar o risco de morte súbita do bebê.
Esta técnica é muito utilizada para acalmar o bebê, isto porque ao enrolar o pequeno os pais reproduzem o ambiente do útero. Até o momento nenhuma pesquisa havia comprovado a relação entre enrolar o bebê no cueiro e o risco de morte súbita.
Porém, os pesquisadores da Universidade de Bristol, Inglaterra, analisaram quatro estudos sobre casos de morte súbita e concluíram que em algumas situações, enrolar o bebê no cueiro pode sim aumentar o risco de morte do pequeno.
Os pesquisadores notaram que o risco de morte súbita quase dobra quando o bebê dorme de lado ou de bruços enrolado com o cueiro, do que quando dorme nessas posições sem estar enrolado.
Além disso, os especialistas também alertaram para uma idade limite para o uso do cueiro. Isto porque por volta dos quatro a seis meses de vida o bebê começa a se virar sozinho. E caso ele se vire durante o sono, se estiver enrolado no cueiro fica mais difícil voltar para a posição segura, que é de barriga para cima. Então, o pequeno fica em uma posição de barriga para baixo ou lado, que aumentam consideravelmente o risco de morte súbita, e sem conseguir sair dela porque o cueiro não deixa.
Diante das descobertas deste novo estudo, os pesquisadores orientam que os pais que quiserem enrolar seus filhos no cueiro coloquem o pequeno sempre para dormir de barriga para cima. Lembrando que esta orientação de dormir com a barriga para cima é válida para todos os bebês, só é especialmente necessária no caso de bebês enrolados no cueiro porque o risco de morte súbita quase dobra.
Além disso, os pesquisadores também orientam que assim que o bebê começar a se virar sozinho, o que ocorre por volta dos quatro meses de vida, os pais devem parar de enrolá-los no cueiro.
Veja outros cuidados ao colocar o bebê para dormir aqui.