Gêmea siamesa que sobreviveu faz 1ª aparição após separação

Pais mostraram gêmea que sobreviveu a separação de sua irmã
Fique bem informado, nos siga no Google Notícias


A gêmea siamesa Aruna fez a sua primeira aparição após ter passado pela cirurgia de separação da sua irmã Kiraz. As meninas de um ano e meio eram unidas pelo tórax, abdômen e bacia. Elas passaram pela cirurgia de separação no dia 10 de maio. Infelizmente, a pequena Kiraz não resistiu ao procedimento e partiu alguns dias depois.

A pequena Aruna ficou em estado gravíssimo. Ela até precisou passar por outra cirurgia apenas 18 dias após a separação. A segunda cirurgia foi necessária devido a um abscesso na região do abdômen.

A cirurgia para a separação das gêmeas siamesas Kiraz e Aruna aconteceu no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (HECAD) em Goiânia. A cirurgia foi muito complexa, durou 19 horas e teve a participação de uma equipe multidisciplinar com 50 profissionais da saúde.

Pais mostram sua filha gêmea e revelam como ela está

Felizmente, após estas complicações e a segunda cirurgia, a gêmea Aruna passou a ter uma melhora. A menina foi extubada no dia 7 de junho. Na ocasião, o Dr. Zacharias Calil, que participou da cirurgia de separação, falou sobre como a menina estava reagindo. “Bom dia pessoal! Sábado, dia 7 de junho. São 9:15 da manhã, já passei no HECAD para ver a Aruna. E a boa notícia é que de ontem para hoje ela teve uma melhora muito grande, uma evolução muito favorável”, ele começou dizendo.

Fique bem informado, nos siga no Google Notícias


O médico então disse: “Ela foi extubad4, o intestino dela funcionou muito bem a noite, isso é um sinal para nós cirurgiões extremamente positivo e vamos iniciar uma dieta ai com água pela sonda. Ela suportou bem ficar fora do respirad0r, tá um pouco sedada ainda, porque tem umas fases que os pacientes passam. Fica um certo acúmulo de medicamentos e com o tempo ela vai melhorando, para nós hoje é um dia de comemorar. Tô aqui com a Liliane que é a mãe, tá aqui do meu lado, e ela vai falar um pouquinho”.

A mãe das gêmea Aruna então disse: “Passei a noite com ela, ela ficou a noite inteira acordada, madrugada inteira acordada, mas graças a Deus tá bem. Estamos confiantes que tudo vai dar certo agora dessa vez. Mas eu creio que Deus vai fazer um milagre”.

O médico então comentou: “Nós temos um longo caminho pela frente em relação…”. E a mãe concordou: “É um processo lento, demorado, mas progressivo. E fé, muita fé e confiança que tudo vai dar certo”. E o médico concluiu dizendo: “A Aruna tem muita vontade de viver e isso daí é importante. Ela apresentou uma síndrome de abstinência, mas tá sendo medicada e tá cada hora melhor. Tá bom pessoal, bom dia! Até mais!”.

Nesta quarta-feira (18), os pais revelaram a primeira foto da gêmea Aruna após a cirurgia de separação. Eles mostraram a menina acordada. Ao mostrarem a bebê, os pais colocaram ao fundo a música “O Pai tá Cuidando” de Tiago Rocha.

A letra da música então diz: “O Pai tá cuidando. Enquanto você 0ra. Enquanto você ad0ra. Ele escuta o gemido do teu coração. Não há causa perdida. Ele é o dono da tua vida. Pra todo problema. Deus tem a solução”.

A letra ainda continua: “Vejo ao meu redor. O que está acontecendo. Circunstâncias querem me fazer parar. Mas quando olho para o alto. Vejo em Deus o meu socorro. Renovando as minhas forças. Pra continuar a caminhar. Tenho provado o teu cuidado. Pelo senhor sou bem guardado. Aprendi que esperar com paciência. Deus me ouve quando decido clam4r”.

Os pais também responderam nesta quarta-feira a uma internauta que perguntou sobre como Aruna estava. Os pais disseram: “Bom dia! Ela está melhorando bem!”.  A bebê segue internada na UTI do HECAD.

Gêmea siamesa que sobreviveu a separação de sua irmã
A gêmea siamesa que sobreviveu a separação de sua irmã. / Reprodução Instagram
Mãe mostrou a gêmea após a cirurgia de separação
Mãe mostrou sua gêmea após a separação e falou sobre ela. / Reprodução Instagram

Palavras-chaves
Compartilhe essa notícia