A mãe Kathelen Tavares que estava grávida de gêmeas, mas saiu da maternidade com apenas uma bebê, desabafou. Kathelen contava com uma série de exames feitos na gestação, incluindo dois ultrassons, que afirmavam que ela esperava dois bebês, mais especificamente duas meninas. Porém, na hora do parto os médicos alegaram que só havia uma bebê!
Kathelen tem 27 anos e já havia dado à luz a gêmeas, que atualmente têm dois anos de idade. Nesta sua segunda gestação, logo no primeiro ultrassom feito em agosto do ano passado, Kathelen recebeu a notícia de que novamente eram gêmeos!
Em outro ultrassom realizado em dezembro do ano passado, o médico voltou a confirmar que se tratava de uma gestação gemelar, eram duas meninas. Estas informações constam nos exames de ultrassom de Kathelen e em todos os seus dados médicos da gestação.
Kathelen foi a 10 consultas médicas no total ao longo da gravidez e todas as vezes a gestação gemelar era confirmada. Nas consultas, exames de cardiotoco, nos quais se ouve o coraçãozinho do bebê, eram realizados e os médicos afirmavam que havia dois coraçõezinhos.
Nesta segunda gravidez, Kathelen relatou que sua barriga cresceu até mais do que na primeira. “Essa gestação foi igual a outra, a barriga cresceu até mais”, revelou ao U0l. Ela ainda destacou que a diferença ocorreu na hora do parto.
Mãe não teve acompanhante no parto das gêmeas
A bolsa de Kathelen estourou no dia 28 de março e ela precisou ir às pressas para o Hospital da Mulher Mariska Ribeiro em Bangu no Rio de Janeiro. Assim, na hora do parto ela não tinha um acompanhante ao seu lado.
E de acordo com Kathelen, a anestesia que lhe deram neste parto a deixou muito mais sonolenta do que na sua cesárea anterior. “A única coisa diferente foi a anestesia na hora do parto. Fiquei muito mais sonolenta dessa vez. Escutei bem de longe a equipe falando que tinha apenas um bebê. Foi um choque, mas eu estava com tanto sono que nem tive reação”, revelou.
Os médicos alegaram que só havia uma bebê e uma placenta. Mas Kathelen acredita que estava esperando gêmeas. “Acredito que, de fato, eu estava grávida de gêmeos. Nessa segunda ultra, a médica me mostrou os bebês, mediu, falou o tamanho, mediu o fêmur e confirmou que eram duas meninas. Ela chegou a me mostrar um bebê, depois outro, viu os batimentos cardíacos e ainda falou que eram placentas diferentes”, contou.
Kathelen ainda revelou que toda a sala de parto estava preparada para receber gêmeas. “Toda a equipe estava esperando dois (bebês), separaram dois berçários, dois cartões de vacinas e, antes de entrar na sala, a médica deu o toque (a fim de avaliar o colo do útero e dilatação) e disse que uma bolsa tinha se rompido e outra, não. Eu realmente não sei o que aconteceu, estou até agora tentando entender. Quero respostas, estou muito confusa”, disse a mãe.
Secretário explica o que aconteceu com as gêmeas
O Secretário de Saúde do Rio de Janeiro, Danilo Soranz, deu detalhes sobre o caso de Kathelen e da suposta gravidez de gêmeas. Ele explicou que o caso está sendo acompanhado pela secretaria de saúde do Rio de Janeiro. “A gente tá acompanhando o caso desde o momento do parto, mesmo antes da repercussão, foi uma cesariana, uma equipe médica completa com os enfermeiros e só tinha um bebê e uma única placenta”, contou ao Bom Dia Rio.
Ele então afirmou que o erro ocorreu nos exames durante a gestação. “O que aconteceu é que foi uma confusão na primeira ultrassom com o saco gestacional e com o cardiotoco que é um exame que escuta o bebê. Então escutou os batimentos em dois pontos diferentes do abdômen. É um único bebê e uma única placenta. A placenta também foi para perícia, para análise, para ter mais um documento que comprove”, disse ele.
O parto das supostas gêmeas foi fotografado pelos médicos a fim de provar que realmente só havia um bebê. “Também teve fotografias do momento do parto para garantir que é só um bebê. Infelizmente, foi um erro da primeira ultrassonografia, a cardiotoco mostrou dois pontos de escuta diferentes e é um único bebê. Isso tá bem esclarecido, toda a equipe médica acompanhando e é importante tranquilizar a família. Não existem dois bebês, não teve nenhum problema durante o parto, nenhuma complicação, o que aconteceu foi um erro na primeira ultrassonografia”, destacou o secretário.
Ela ainda destacou que como foi uma cesárea, foi mais fácil ter certeza que não eram gêmeas. “E como foi uma cesariana teve uma inspeção completa da cavidade, infelizmente esse erro da ultrassonografia causou todo esse transtorno, toda essa confusão, e a gente vai estar acompanhando os motivos que isso aconteceu. Inclusive, pegamos as imagens da ultrassonografia que mostra que era somente um bebê e a confusão foi com o saco gestacional que gerou todo esse problema”, concluiu ele.





