Cuidados com a alimentação do bebê que consome fórmula

O momento certo de oferecer as refeições para bebês que consomem fórmula é polêmico

Fique bem informado, nos siga no Google Notícias


O leite materno é a melhor opção para os bebês e proporciona uma série de benefícios para mãe e filho. Porém, algumas vezes o aleitamento não é possível e nessas situações a introdução dos alimentos é um pouco diferente da forma como é feita com os pequenos que mamam.

A idade para introduzir os alimentos aos bebês que ingerem a fórmula é polêmica. O Ministério da Saúde orienta que isto ocorra aos quatro meses de vida do bebê, enquanto a Sociedade Brasileira de Pediatra (SBP) defende que os pequenos comecem a ingerir outros alimentos a partir dos 6 meses de vida. Por isso, o melhor a fazer é seguir a orientação do pediatra do seu filho sobre qual é a melhor maneira de proceder.

A SBP defende que a introdução dos alimentos para o bebê que consome a fórmula seja semelhante ao do pequeno que amamenta. Confira como fica a rotina alimentar do pequeno.

Já o Ministério da Saúde propõe uma rotina diferenciada para os bebês que consomem a fórmula. Assim, o pequeno começaria a comer papinhas de outros alimentos aos quatro meses e teria a rotina alimentar da seguinte forma:

Fique bem informado, nos siga no Google Notícias


Menores de quatro meses De 4 a 8 meses Após completar 8 meses Após completa 12 meses
Fórmula Fórmula Fórmula Fórmula e fruta ou cereal ou tubérculo
Papa de fruta Fruta Fruta
Papa salgada Papa salgada ou refeição da família Fruta ou pão simples ou cereal ou tubérculo
Papa de fruta Fruta Refeição básica da família
Papa salgada Papa salgada ou refeição da família Fórmula
Fórmula Fórmula

 


Palavras-chaves
Compartilhe essa notícia