Chá Revelação: ideias criativas para anunciar o sexo do bebê

Por: Gabriela Kimura

Menino ou menina? Confira dicas para anunciar o sexo do bebê em um chá revelação para família e amigos

O Chá Revelação faz parte das comemorações desse momento tão importante da chegada do bebê. Antigamente, não se sabia o gênero do nenê até ele nascer – e, hoje em dia, muitas mamães e papais optam por fazer o Chá Revelação para contar para amigos e familiares. A tradição surgiu nos Estados Unidos (em inglês gender reveal) e já virou tendência no Brasil.

É muito comum surgirem dúvidas na hora de organizar seu chá revelação: como funciona? Quem convidar? É o mesmo que chá de bebê e chá de fraldas? Com quanto tempo de gestação realizar?
O lado bom é que não é preciso gastar muito e você só tem que encontrar quem será a pessoa responsável por guardar o segredo do chá revelação. Depois, é tudo festa!

Confira algumas ideias divertidas para você organizar seu chá revelação:

Chá Revelação: como planejar às cegas

Se o objetivo do chá revelação for revelar o gênero também aos pais, além de amigos e familiares, então, será necessário encontrar alguém de confiança para guardar o segredo. Pode ser a irmã, cunhada, melhor amiga ou prima: o importante é que essa pessoa seja a responsável por organizar a parte do chá que é a revelação.

Uma vez decidido se vocês só querem contar para os amigos e parentes ou se querem descobrir todo mundo junto, é hora de organizar o chá revelação.

1. Quando marcar o chá revelação?

O indicado é esperar entre a 16ª e 20ª semana para realizar o chá revelação. A partir daí, a chance de o bebê estar posicionado diferente e você ter um “resultado surpresa” é menor.

Vale lembrar que quem faz a sexagem fetal tem o resultado a partir da 8ª semana. Então, o chá revelação pode ser marcado antes da indicação.

2. Tem lista de presentes?

Como o chá revelação é novidade por aqui, muitos convidados podem ficar em dúvida se devem ou não levar presentes e quais. Por isso, você pode pedir itens de higiene, como lenços umedecidos, sabonete líquido e mesmo fraldas. Porém, se estiver planejando realizar um Chá de Fraldas ou Chá de Bebê também, pode deixar a lista de presentes separadas por eventos ou conforme a sua necessidade.

3. Quem convidar?

Geralmente a lista de convidados do Chá Revelação depende de como o casal quer compartilhar a notícia. Pode ser apenas família, amigos mais próximos ou juntar todas as pessoas próximas do casal em uma grande festa!

Convites para Chá Revelação

Assim como qualquer convite de festa, você precisa colocar data, local, horário e, se houver, lista de presentes no convite. Hoje em dia também é possível fazer apenas um convite digital e organizar um evento no Facebook para convidar a família e amigos.

Como montar a decoração do Chá Revelação

Escolha das cores

As cores mais tradicionais do Chá Revelação são azul e rosa. Você pode escolher a decoração com essas duas cores e fazer uma “divisão” entre os tons.

Mas também é possível escolher tons mais neutros ou temas que não sejam “de menina ou de menino”, como tons pastel, dourado, prateado e o clássico preto e branco. A cor que indicará o gênero do bebê pode ficar restrita apenas à revelação.

Comidinhas para o Chá Revelação

O que será servido depende do horário em que o Chá Revelação vai acontecer. Se for à tarde, podem ser combinados minissanduíches com docinhos que levem as cores da decoração, como biscoitinhos, cupcakes, pirulitos e brigadeiros.

A escolha das comidas sempre deve levar em conta a quantidade de convidados, o horário da festa e seu orçamento. Para economizar no evento, indica-se realizar o chá revelação após o almoço ou como um “brunch ” (entre o café da manhã e almoço).

É importante levar em consideração a quantidade de convidados e o horário para escolher as comidas que serão servidas. Uma dica importante: prefira as opções que não precisem de serviço de garçom e não demandem um grande uso de descartáveis. Além de ser mais barato, fica muito mais prático!

Lembrancinhas

Apesar de não ser tradição, você pode incluir lembrancinhas do Chá Revelação. Aproveite para escolher doces e balas que combinem com as cores da decoração.

Chá Revelação: como revelar

Bolos coloridos

A maneira mais clássica de revelar o sexo do bebê é com um bolo com o recheio da cor azul ou rosa. Pode ser recheado, colorido ou com confetes no meio, que conte a novidade na hora de cortar.

Caixa de balões

Uma maneira divertida é usar balões com as cores do sexo do bebê na hora de revelar. O importante é que a pessoa responsável pelo segredo seja quem organiza a surpresa!

Balão com confetes

Chamados de piñatas, vocês também podem usar um balão grande com confetes ou lantejoulas coloridas no chá revelação. Na hora do estouro é que vem a notícia!

Estourando o balão

Outra ideia boa para o chá revelação com balão é criar uma placa de madeira ou cortiça e colocar balõezinhos para o casal estourar na hora de revelar o sexo do bebê. Em um dos balões, a pessoa responsável pelo segredo coloca papéis coloridos ou lantejoulas com a cor escolhida.

Raspadinha

Se você gosta de projetos no estilo Faça Você Mesma, a raspadinha pode ser uma ótima ideia para seu chá revelação. Peça para o guardião (ou a guardiã) do segredo planejar essa raspadinha usando tinta acrílica e cola. Vocês podem escolher fazer com todos os convidados ou só para o casal.

Brincadeiras para animar o Chá Revelação

Votação entre os convidados

Para animar o chá revelação, que tal preparar um “bolão” entre os convidados para ver quem acerta no palpite? Logo que chegarem, todos os convidados participam da brincadeira e recebem um item para sinalizar a escolha. Depois da revelação, quem acertou pode ganhar um presente especial!

Sugestões de nomes

Outro jeito de incrementar o jogo da adivinhação é incluir sugestões de nomes para o bebê. Além de incluírem o palpite, os convidados podem ajudar o casal a escolher o nome.

Com quem o bebê se parece

Será que o bebê é a cara da mamãe ou do papai? Vocês podem montar um jogo com fotos dos dois cortadas para que cada convidado monte a “carinha” do bebê.

Jogo das tradições

Uma boa forma de entreter os convidados e animar seu chá revelação é fazer um quiz com os mitos mais comuns sobre o gênero do bebê. Quem acertar pode conquistar um prêmio!

Bingo do nascimento

Por fim, se quiser incluir mais brincadeiras divertidas no chá revelação, o bingo do nascimento é uma ideia ótima. Deixe um calendário e peça para os convidados colocarem as datas que acreditam que será a do nascimento do bebê. Se quiser deixar ainda mais desafiador, peça para incluírem o horário, signo, tamanho e peso do bebê!