Chá de bebê: como organizar, dicas pra gastar pouco e mais!

Por: Bruna Romanini

saiba tudo sobre chá de bebê

Foto: Reprodução Pinterest

Confira a seguir as melhores dicas para economizar no chá de bebê e saiba como organizar

O chá de bebê é um momento muito especial para a gestante! Porém, também é natural que ocorram uma série de dúvidas sobre como fazer este evento. Como organizar um chá de bebê? Como fazer o chá de bebê sem gastar muito? O que devo servir? Quem convidar? Essas são só algumas dúvidas.

A seguir, vamos explicar todas essas questões e muitas outras sobre chá de bebê! Você também poderá conferir lindas ideias para a decoração do seu chá e muito mais!

Como fazer a decoração do chá de bebê sem gastar muito

Ter um filho definitivamente não é barato. E os gastos começam na gravidez. Os papais precisam comprar uma série de itens para o enxoval do pequeno e é muito comum não sobrar muito dinheiro para o chá de bebê.

Mas saiba que com algumas atitudes simples é possível sim economizar e fazer um chá de bebê lindo e sem gastar muito!

Selecionamos a seguir as melhores dicas para que você consiga economizar no chá de bebê do seu pequeno! Confira quais são elas e depois veja uma explicação sobre cada dica.

  1. Aposte no convite online!
  2. Atenção aos convidados
  3. Atenção aos horários
  4. Aposte em docinhos fofos e lindos
  5. Decore com balões
  6. Peça itens emprestados
  7. Pesquisa bastante sobre preços
  8. Cuidado ao escolher flores
  9. Aposte em comidinhas simples e fáceis
  10. Procure lembrancinhas com uma função dupla
  11. Utilize varais para decorar

Entenda cada uma das dicas:

  1. Aposte no convite online!

Um excelente jeito de gastar menos no chá de bebê é com um convite online. Desta forma, ao invés de entregar o convite em papel, a mamãe pode realizar uma linda versão online. Este convite online pode ser entregue aos convidados via Whatsapp, Messenger ou por e-mail mesmo. Saiba que existem diversos sites que podem te ajudar a criar convitinhos encantadores e de um jeito muito fácil.

  1. Atenção aos convidados

Outra forma de economizar no seu chá é prestar atenção a quem você irá convidar. Lembre-se quanto mais pessoas você chamar, maiores serão seus gastos com comidas e bebidas. Por isso, uma boa opção é restringir o evento apenas para amigos bem próximos e familiares.

  1. Atenção aos horários

Outra maneira interessante de gastar menos no chá de bebê do seu filho é ficar atenta ao horário em que o evento será realizado. Se você quer economizar, o ideal é realizar o chá na hora do lanche da tarde ou na hora do brunch, que ocorre a partir de 10h.

Esta é uma boa dica, pois quando o evento é realizado no horário do almoço ou jantar o seu gasto com a alimentação é bem maior. Isto porque nestes horários é necessário servir uma refeição completa aos convidados.

Por outro lado, quando o chá de bebê é realizado nos horários do brunch ou lanche, os pais precisam oferecer apenas uma refeição mais leve aos seus convidados e estas são opções bem mais baratas e simples de fazer.

  1. Aposte em docinhos fofos e lindos

Uma ótima alternativa são os docinhos e balinhas bem coloridos! Estes docinhos são mais baratinhos e ainda podem ajudar a enfeitar a mesa do seu chá. Para que estes docinhos ajudem na decoração, você pode coloca-los em potinhos ou garrafinhas fofos de plástico ou de vidro e pronto!

A aparência da mesa fica linda e muito divertida. Além disso, todos adoram comer um docinho, não é mesmo?! Então, balinhas coloridas e outros docinhos coloridos são excelentes alternativas para deixar sua mesa do chá linda e ainda agradar o paladar de todos! Veja algumas lindas imagens para se inspirar:

lembrancinhas para o chá de bebê

Foto: Reprodução Pinterest – balinhas enfeitando o chá de bebê

5.Decoração com balões!

As bexigas são grandes aliadas para deixar a decoração do seu chá de bebê linda e ainda gastar pouco! Saiba que existem as mais diferentes bexigas e os próprios papais podem enchê-las e bolar maneiras de enfeitá-las no seu evento.

As bexigas podem participar da decoração com um meio arco repleto delas. Além disso, você pode encher as bexigas com gás e deixa-las ao redor da mesa principal e também na mesa dos convidados. A bexiga dentro da outra também dá um efeito incrível! Veja a seguir algumas ótimas opções:

Foto: Reprodução Pinterest – exemplo de decoração com balões

Chá de bebê com bexigas

Foto: Reprodução Pinterest – exemplo de decoração com balões

Foto: Reprodução Pinterest – exemplo de decoração com balões

6. Peça itens emprestados!

Pedir itens emprestados para amigos, parentes e vizinhos é uma ótima maneira de economizar no seu chá de bebê. Você pode pedir cadeiras e mesas emprestadas para aquela pessoa próxima, pode pedir que aquela amiga que tem uma câmera ótima te ajude a fotografar o evento e por ai vai. Também é válido pedir itens de decoração emprestados, uma travessa bonita da sua sogra ou algo assim.

7.Pesquise bastante sobre preços!

Uma excelente forma de economizar sem afetar a qualidade do seu chá de bebê é pesquisar os preços. Abuse da pesquisa de preços para os itens do seu chá. Para que você consiga pesquisar os preços com maior calma, é importante começar a planejar seu chá com antecedência.

8.Cuidados ao escolher as flores

Você quer colocar flores para decorar o seu chá de bebê? Então, saiba que algumas atitudes simples te ajudam a gastar bem menos. Em primeiro lugar, marque seu chá longe de datas especiais nas quais as flores são muito compradas, como Dia das Mães e Dia dos Namorados. Isto é importante porque nestas épocas os valores das flores sobem muito!

Outra ótima dica é escolher flores da estação! Este tipo de flor costuma ser mais barata do que aquelas que são fora da estação.

Uma opção de flor muito linda e barata é o mosquitinho! Esta é uma florzinha super delicada! Além disso, esta flor também é branca, ou seja, vai com todo tipo de decoração. Para se ter uma ideia, o preço dessa flor pode variar entre R$ 5,00 e R$ 7,00 o maço grande no CEASA.

Confira a seguir alguns lindos chás de bebê com mosquitinho:

chá de bebê com mosquitinho

Foto: Reprodução Pinterest – exemplo de decoração com a flor mosquitinho

chá de bebê com mosquitinho

Foto: Reprodução Elo7 – exemplo de decoração com a flor mosquitinho

9.Comidinhas simples e fáceis

Para gastar menos no seu chá, vale apostar em comidinhas com as quais os próprios convidados possam se servir, como salgadinhos, sanduíches de metro, pipoca em potinhos. Quanto aos doces, você pode servir delícias mais simples como bolo caseiro e brigadeiro e beijinho, por exemplo

10.Função dupla para as lembrancinhas

Quando for escolher a lembrancinha do seu chá de bebê, você pode optar por aquelas que tenham uma dupla função. Assim, escolha lembrancinhas que além de agradar os convidados, também sirvam como parte da decoração do seu chá. Uma maneira de fazer isso é com potinhos de balas coloridas, por exemplo. Você pode conferir a seguir algumas lindas ideias de lembrancinhas que têm esta dupla função:

Foto: Reprodução Pinterest – exemplo de lembrancinha que também decora o ambiente

lembrancinha de chá de bebê

Foto: Reprodução Pinterest – exemplo de linda lembrancinha que também decora o ambiente e alimenta os convidados!

11.Varais para decorar

Uma maneira de gastar pouco com a decoração e ainda assim fazer algo muito bonito no seu chá de fraldas é com um varalzinho! Para criar um varalzinho você irá precisar apenas de uma linha e alguns mini pregadores. Neste varal você pode prender algumas fotos da gravidez e também pode colocar papeizinhos coloridos ao lado para que os convidados escrevam recadinhos para você e seu bebê e então pendurem! O resultado fica encantador!

Confira alguns lindos exemplos de varal em chá de fraldas a seguir:

Foto: Reprodução Pinterest – exemplo de um varalzinho de recadinhos que você pode fazer

Decoração chá de bebê menina

Para quem está esperando uma menina e faz questão de um chá de bebê bem feminino, existem algumas ótimas dicas. A primeira delas é em relação às cores. Os clássicos para meninas são rosa e lilás.

O rosa fica muito bem quando combinado com outras cores como o bege e diversos tons pastéis.

A combinação entre o rosa e o marrom também é uma ótima opção para sua decoração. Até mesmo o rosa com alguns detalhes em azul também fica encantador. Outra combinação interessante é o rosa pastel com outras tonalidades pastéis, como amarelo e cinza. Enquanto tons de vermelho também ficam muito bem para o chá de meninas!

Já outra ideia excelente é combinar diversos tons de rosa aliado ao branco para a sua decoração. A gestante também pode optar por tons de arco-íris para o chá de bebê da sua menina, o resultado fica encantador!

Veja a seguir algumas das ideias:

chá de bebê para menina

Foto: Reprodução Pinterest – exemplo de um chá de bebê de menina

Foto: Reprodução Pinterest – exemplo de um chá de bebê de menina de corujinha

chá de bebê menina

Foto: Reprodução Pinterest – exemplo de um chá de bebê de menina bem fofo

chá de bebê para menina

Foto: Reprodução Pinterest – exemplo de um chá de bebê de menina de borboletas

Decoração chá de bebê menino

Para quem está esperando um menino existem algumas excelentes dicas para fazer um lindo chá. O azul é a cor clássica para quem quer fazer um chá de bebê para meninos.

O azul pode ser usado de diferentes maneiras na sua decoração. Você pode variar as tonalidades de azul e também pode combinar o azul com outras cores. O azul fica muito bem quando combinado com cores como branco, amarelo e marrom.

Outra ótima opção é combinar as três cores azul marinho, vermelho e branco e fazer um chá de bebê estilo marinheiro.

Você não quer o clássico azul? Uma ótima aposta de cor para um chá de menino é o verde! O verde pode combinar com o clássico azul. E esta cor também fica muito boa quando combinada com o marrom, bege e também com o branco.

Veja a seguir algumas ideias de chá de bebê para meninos:

Chá de bebê marinheiro

Foto: Reprodução – Exemplo de um chá de bebê de marinheiro

Chá de bebê menino balões

Foto: Reprodução – Exemplo de um chá de bebê de menino

chá de bebê menino

Foto: Reprodução – Exemplo de um chá de bebê de menino em marrom

Decoração de chá de bebê unissex

Esta é para quem quer fugir dos chás de bebês clássicos para meninas e meninos ou para quem não sabe o sexo de seu bebê!

Neste tipo de chá, boas alternativas de cores são: amarelo, laranja e o verde. Você também pode fazer um chá arco-íris!

Por fim, você também pode realizar um chá com a coloração branca! O resultado fica uma graça!

Veja a seguir algumas ideias:

Foto: Reprodução – Exemplo de um chá de bebê em tons de amarelo

Foto: Reprodução – Exemplo de um chá de bebê branco

O que servir no chá de bebê

Uma questão muito comum entre as mamães é o que servir de comidas e bebidas no chá de bebê. Bom, saiba que as comidas e bebidas variam de acordo com o horário em que o chá será realizado.

Quando o chá é realizado por volta de 11h da manhã você pode oferecer um brunch. O brunch consiste em uma refeição um pouco mais completa. Desta forma, você pode oferecer as seguintes opções salgadas: tortas, omeletes, pão de queijo, pães diversos, frios, queijos e lanches de metro!

Em relação aos doces, algumas ótimas alternativas são: petit four, docinhos como brigadeiros e beijinhos, bolos caseiros e doces caseiros, como doce de leite, geleias e goiabada. Além disso, as frutas cortadinhas ou uma salada de fruta também são excelentes alternativas.

Quanto às bebidas servidas durante o chá feito no horário do brunch, as opções podem ser: sucos, leite, chás, café e água!

Quando o seu chá de bebê ocorre à tarde, você pode realizar uma refeição mais leve! Em casos assim, boas alternativas para os salgados são: salgadinhos, como mini esfihas, bolinhas de queijo e coxinhas, sanduiches de metro, mini cachorro-quente, patês com torradinhas, pães, frios, queijos e tortas salgadas. Outra boa opção de petisco que é deliciosa e fácil de fazer é a pipoca!

Quanto aos doces, eles podem ser os mais diversos, como bolos, tortas doces, pavês e docinhos, como brigadeiros e beijinhos. Uma alternativa muito bonita e deliciosa são os cupcakes. Os cupcakes ainda podem ser usados como lembrancinhas do seu chá!

Já as bebidas quando o chá de bebê é à tarde podem ser: refrigerantes, sucos, água, chás e café!

Confira a seguir algumas deliciosas ideias para os comes e bebes do seu chá:

comidas e bebidas para o chá de bebê

Foto: Reprodução – Exemplo de comes e bebes para o chá de bebê

sanduíches para o chá de bebê

Foto: Reprodução Pinterest – sanduíches são ótimas opções para o chá de bebê

salgadinhos para chá de bebê

Foto: Reprodução Pinterest – salgadinhos são ótimas opções para o chá de bebê

Bolo de chá de bebê

Para o bolo do seu chá de bebê você tem duas opções. Uma delas é um bolo comestível e decorado. Este tipo de bolo é lindo e faz grande sucesso, contudo, ele também é mais caro.

Para quem quer economizar uma ótima opção é o bolo fake! Especialmente porque você não precisa comprar um bolo fake, você pode simplesmente alugar um, o que fica bem mais em conta. O bolo fake assim como o comestível também irá proporcionar um toque muito especial à sua decoração.

Você também pode mesclar essas duas opções de bolo! Como? Algumas pessoas optam por utilizar um bolo fake e fazer apenas o topo do bolo com um bolo comestível! Assim, fica mais em conta do que o bolo inteiro comestível e dá um efeito bem realista.

Bolo do chá de bebê

Foto: Reprodução Pinterest – exemplo de um lindo bolo de chá de bebê

Foto: Reprodução Pinterest – exemplo de um lindo bolo de chá de bebê para menina

bolo de chá de bebê

Foto: Reprodução Pinterest – exemplo de um lindo bolo de chá de bebê para menino

Lembrancinha de chá de bebê

A lembrancinha mais comum nos chás de bebês são compartimentos com docinhos, como balinhas coloridas. Estes compartimentos podem ser potinhos de vidro, potinhos de plástico, fraldinhas de pano, potinhos em formato de mamadeira, saquinhos de tecido, sacolinhas de papel…enfim, as alternativas são muitas e todas são lindas!

Oferecer aos seus convidados recipientes com doces é uma ótima alternativa de lembrancinha, isto porque além de ser um mimo fofo e baratinho, ele ainda pode deixar a sua decoração ainda mais maravilhosa!

Outra opção encantadora são os aromatizadores. Caso você esteja esperando uma menina, uma opção diferente e que é pura fofura é dar esmaltes para as convidadas! Em casos assim, basta colocar uma tag no esmalte e pronto!

Oferecer cataventos como lembrancinha também é uma ótima opção. Além disso, os cataventos também servem como uma maravilhosa decoração do seu chá!

Você também pode apostar em cupcakes como lembrancinhas. Eles podem ser colocados em caixinhas fofas para serem entregues aos convidados.

Confira a seguir algumas lembrancinhas encantadoras de chá de bebê para você se inspirar:

lembrancinha chá de bebê

Foto: Reprodução Pinterest – esmaltes podem ser opções de lembrancinhas para o chá de bebê

lembrancinha para o chá de bebê

Foto: Reprodução Pinterest – balinhas podem ser opções de lembrancinhas para o chá de bebê

lembrancinha para o chá de bebê com balinha

Foto: Reprodução Pinterest – esta é uma ótima opção de lembrancinha para o chá de bebê

Convite de chá de bebê

Você pode convidar as pessoas para o seu chá de bebê de diversas maneiras. Para quem quer gastar menos, uma opção é o convite online. A mamãe pode criar um convitinho online em programas como o Canva e então mandar para as pessoas pelo Whatsapp, Messenger ou por e-mail.

Você também pode imprimir convitinhos para o chá de bebê que podem ser encontrados online.

Se você estiver disposta a pagar um pouco mais, pode realizar o convite em gráficas ou compra-los em lojas de festas.

Confira a seguir alguns lindos modelos de convites para chá de bebê.

Foto: Reprodução Pinterest – esta é uma ótima opção de convite para o chá de bebê

lindo convite de chá de bebê

Foto: Reprodução Pinterest – esta é uma ótima opção de convite para o chá de bebê

Quem convidar para o chá de bebê

Outra questão muito comum entre as gestantes é: quem devo convidar para o meu chá de bebê? A resposta para esta questão depende de diversos fatores. O primeiro deles é o seu orçamento: quantos convidados você pode convidar, considerando os gastos que terá com o evento?

Além disso, o local em que o chá irá ocorrer também deve ser levado em conta. Às vezes você até tem espaço no orçamento para mais pessoas, porém seu chá será em um apartamento pequeno, ai não tem como incluir muitas pessoas!

Saiba que algumas pessoas costumam ter mais de um chá de bebê. Por exemplo, um pode ser organizado por colegas de trabalho ou faculdade. Neste tipo de situação, fica mais fácil, pois em um chá foram seus colegas do trabalho/faculdade. E você pode organizar um outro para seus amigos e familiares.

Também é interessante pensar para quem será o seu chá. Por exemplo, você quer fazer o chá apenas para amigos próximos e familiares? Ou quer convidar também os colegas de trabalho/faculdade? Delimitar o círculo de pessoas que você irá convidar é uma boa opção, pois desta forma você reduz as chances de alguém ficar ofendido. Por exemplo, um colega de trabalho dificilmente ficará chateado por não ter sido convidado para o seu chá se ele foi feito apenas para amigos próximos e familiares.

Saiba que muitas mamães optam por convidar apenas mulheres para o seu chá. Portanto, algo que você precisa decidir é se irá convidar seus amigos e os maridos e namorados de suas amigas.

Lista de chá de bebê

Confira a seguir uma lista dos presentes que costumam ser pedidos no chá de bebê:

  • 6 conjuntos de maternidade
  • Macacões de manga comprida com pezinho – 4 RN e 4 P
  • Macacões curtos – 2 RN e 4 P
  • Banhos de sol – 1 P e 1 M
  • Bodies de manga comprida com culote – 6 P e 6 M
  • Bodies de manga curta – 3 P e 3 M
  • Culote – 4RN, 6P e 6M
  • 3 casacos de lã antialérgica ou de linha
  • 3 cueiros
  • 6 pares de meias
  • 2 vira manta
  • 4 babadores
  • 2 mantas
  • Cabides
  • 4 jogos de lençol para berço
  • 2 lençóis avulsos para berço com elástico
  • 1 cobertor para berço
  • 2 cobertas para enrolar
  • 2 jogos de lençol para carrinho
  • 2 protetores de colchão
  • 3 toalhas para banho com capuz
  • 4 toalhas fralda para banho tamanho G
  • 4 toalhas fralda para banho tamanho M
  • Paninhos ou toalhinhas de boca
  • Regurgitadores
  • Sabonetes neutros
  • Banheira
  • Lenços umedecidos
  • Copinhos para amamentação
  • Bolsa térmica para cólicas do bebê
  • Cortador de unha
  • Termômetro digital
  • Jogo de escovinha de dente e pente
  • Caixa de absorvente para seios
  • Protetores para seios e conchas
  • Bombinha para tirar leite

As fraldas também podem ser uma ótima opção de presente a se pedir. Para que você saiba quanto pedir de cada fralda e assim reduza as chances de ficar com fraldas a mais de um tamanho e de menos de outro, veja a seguir uma tabela de quantas fraldas de cada tamanho você irá precisar:

tabela do chá de fraldas

Foto: Exemplo de uma tabela de fraldas

Brincadeiras para o chá de bebê

Um ótimo jeito de tornar seu chá de bebê ainda mais legal é com brincadeiras! E há as mais diversas brincadeiras para o seu chá de bebê. Confira a seguir 18 brincadeiras de chá de bebê que são incríveis e muito divertidas!

 

Veja mais