Teste de ovulação: veja como fazer e tire suas dúvidas
A seguir, saiba tudo sobre o teste de ovulação, entenda como e quando fazê-lo e mais
Primeiro, é importante deixar claro que os testes de ovulação só são de fato necessários em situações específicas. Se o casal consegue ter relações sexuais cerca de três vezes por semana este tipo de teste não se faz necessário. “Estes testes são uma boa alternativa para casais que não conseguem ou não podem manter a frequência sexual de pelo menos três dias por semana”, afirma o ginecologista Newton Busso, presidente da Comissão Nacional Especializada em Reprodução Humana da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO).
Os testes de ovulação também são uma opção quando se está tentando engravidar há algum tempo sem sucesso (veja aqui dicas para engravidar rápido). Testes de ovulação são usados para determinar seus dias férteis para que você possa maximizar seus esforços na tentativa de conceber.
Estes testes detectam um aumento no hormônio luteinizante (LH), que ocorre um dia ou dois antes da ovulação. Isso é útil para saber qual é o melhor momento para ter relações sexuais.
Como fazer o teste de ovulação
Saiba que quando você compra um teste de ovulação, ele vem com cerca de cinco a sete tiras. Use uma tira por dia até que ele indique que você irá ovular. Não use mais de uma tira por dia.
Para fazer o teste você deve urinar em uma das tiras ou urinar em um potinho e colocar a tira lá, siga a instrução do produto. A tira irá mudar de cor ou apresentar algo escrito para dizer se você irá ovular em breve ou não.
O momento em que você deve começar a fazer o teste de ovulação depende da duração do seu ciclo menstrual. Se seu ciclo é normal e tem 28 dias, a recomendação é começar a fazer os testes a partir do 11º dia após o primeiro dia da sua menstruação.
Antes de fazer o teste de ovulação é interessante ter alguns cuidados especiais, são eles: não beber grandes quantidades de líquidos e procurar fazer os testes de ovulação sempre no mesmo horário.
Quando ter relações sexuais
Uma vez que o teste dá positivo, ou seja, diz que você irá ovular isto significa que a ovulação irá ocorrer entre 24 a 36 horas. Portanto, os três dias imediatamente após o teste ter dado positivo representam o período em que você tem mais chances de engravidar e trata-se do melhor momento para ter relações sexuais.
O que fazer se eu já usei todas minhas tiras e não ovulei?
Infelizmente, isto às vezes pode ocorrer. Nestes casos a orientação é comprar outro teste e continuar avaliando. Caso passem alguns meses sem que o teste mostre que você ovulou, é importante conversar com o seu ginecologista sobre o assunto.
Estou usando o teste há alguns meses e não engravidei. E agora?
Saiba que é completamente normal que casais saudáveis e que tem relações sexuais cerca de duas a três vezes por semana demorem até 12 meses para engravidar. Caso você esteja tentando engravidar há mais tempo do que isso, entre em contato com o seu ginecologista, este profissional poderá ajuda há descobrir se há algum problema.
Caso você tenha mais de 35 anos, a orientação é buscar ajuda médica caso esteja tentando engravidar há seis meses ou mais.
Fontes consultadas:
Associação Americana de Gravidez
Biblioteca Nacional de Medicina do Governo dos Estados Unidos