Como engravidar rápido: veja dicas
Saiba como engravidar rápido e veja as melhores dicas para aumentar suas chances
Como engravidar rápido? Esse é um dos questionamentos mais comuns entre os casais que sonham em ter um bebê. Os futuros papai e mamãe podem, juntos, adotar algumas iniciativas no dia a dia para ampliar a probabilidade de alcançar essa conquista em um prazo mais curto.
Para casais saudáveis, uma das condições que influenciam na possibilidade de engravidar rápido é a idade, especialmente a da mulher. Para aquelas com idade até 34 anos e frequência sexual de duas a três vezes por semana, a estimativa é de que possam ficar grávidas no período de um ano.
Além de considerar a idade e a frequência das relações sexuais, o casal não deve deixar de lado os cuidados com a saúde. Também é necessário que a mulher tenha mais atenção aos sinais da ovulação e consuma ácido fólico que auxilia na formação do bebê.
A seguir, mostramos quais as melhores recomendações para quem busca ter um bebê e apontamos o que reduz as suas chances de engravidar. Confira!
Como engravidar rápido: como aumentar as suas chances?
Alguns comportamentos podem fazer com que um casal tenha a probabilidade de engravidar de forma mais rápida. Veja a seguir 12 dicas para chegar a esse objetivo:
- Ter ao menos três relações sexuais por semana;
- Consultar juntos um médico e fazer os exames necessários;
- Ter atenção ao período fértil da mulher;
- Observar os sinais de ovulação;
- Fazer um teste da ovulação;
- Monitorar o peso;
- Comer de forma saudável;
- Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas;
- Parar de fumar;
- Ingerir ácido fólico;
- Prestar atenção à sua posição após o sexo;
- Ter tranquilidade.
Ter ao menos três relações sexuais por semana
A frequência que um casal tem relações sexuais faz toda a diferença para aumentar a chance de engravidar rápido. No entanto, nem todos sabem que não é necessário fazer sexo todos os dias para isso. O recomendado é que as relações sexuais aconteçam ao menos três vezes por semana e regularmente.
Essa periodicidade já aumenta substancialmente as chances de a mulher ficar grávida. “No caso das mulheres com ciclos menstruais regulares, pelo menos três relações sexuais por semana — algo como dia sim, dia não — são suficientes para que ela engravide”, diz o ginecologista Newton Busso, diretor da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida e professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Consultar juntos um médico e fazer os exames necessários
É importante que tanto a mulher quanto o homem realizem alguns exames médicos antes de iniciar as tentativas para engravidar. Essa indicação é importante porque pode detectar um eventual problema de saúde que diminuiria as chances de o casal ter um bebê. Com isso, a questão pode ser tratada adequadamente e eles têm mais chances de ter um bebê.
Entre os testes que são recomendados para as mulheres estão o de glicemia, o papanicolau e a sorologia para rubéola. Para os homens, é indicado fazer um exame específico chamado espermograma. Tanto o homem quanto a mulher podem também fazer outros testes como sorologia para o vírus HIV, para a sífilis e a tipagem sanguínea.
Ter atenção ao período fértil da mulher
Se a mulher quiser ficar grávida mais rápido, precisará reconhecer quando ocorre o seu período fértil. Para isso, é indicado fazer uma conta simples que ajuda a descobrir em qual intervalo de tempo haverá mais chances de engravidar.
Esse cálculo é uma boa opção para a mulher que apresenta ciclo menstrual regular. É necessário saber inicialmente a quantidade de dias entre uma menstruação e a outra. Depois disso, você deve diminuir 14 dias do tempo total do seu ciclo. Em seguida, some a esse número o primeiro dia da sua última menstruação. Com o resultado, conte três dias antes e três dias depois para descobrir quando é o período fértil.
Vamos considerar o caso de uma mulher que tenha um ciclo de 30 dias e que o dia 01/09 foi o primeiro dia da sua menstruação. Nessa situação, se subtrairmos 14 de 30, teremos 16. Somamos esse número ao dia 01/09. Por fim, o período fértil será entre os dias 14/09 a 19/09.
Observar os sinais da ovulação
Além de fazer os cálculos para saber qual é o período fértil, também é necessário que a mulher tenha atenção ao seu corpo, que pode dar alguns sinais de que está no momento da ovulação. Alguns dos sintomas característicos desse período (ou de que ele está prestes a chegar) são as mudanças na temperatura basal, alterações no muco vaginal e até o crescimento do desejo sexual.
Fazer um teste de ovulação
O teste de ovulação é a maneira mais exata para descobrir se a mulher está no momento mais propício para engravidar. Esse exame não precisa ser feito por todos os casais. “É uma boa alternativa para casais que não conseguem ou não podem manter a frequência sexual de, pelo menos, três dias por semana”, afirma o ginecologista Newton Busso.
Monitorar o peso
A mulher que apresenta sobrepeso deve ter cuidado, porque esse é um fator que pode influenciar na fertilidade feminina. “Mulheres acima do peso que pretendem engravidar devem procurar uma nutricionista e fazer exercícios. Não é saudável começar a gravidez obesa”, explica Busso.
Por outro lado, o baixo peso na mulher também prejudica a fertilidade. Nesse caso, se ela estiver com o peso inferior ao que é recomendado, também deverá procurar o auxílio de um nutricionista ou de um médico.
Comer de forma saudável
Durante as tentativas para a gravidez, é necessário que a mulher preserve uma dieta saudável. Comer de maneira mais adequada para a sua saúde influencia muito na fertilidade feminina. Da mesma forma, é necessário que os homens também mantenham uma alimentação saudável. Existem alguns alimentos que auxiliam homens e mulheres a terem maior capacidade de engravidar.
Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas
É recomendado para a saúde do bebê que a futura mamãe reduza a ingestão de álcool. Por sua vez, quando a mulher estiver grávida, o recomendado é que não consuma bebidas alcoólicas, porque não existem quantidades seguras de ingestão desse tipo de substância durante a gestação.
Parar de fumar
As mulheres fumantes que tentam engravidar devem buscar interromper o uso de cigarro. “Além de futuramente ser prejudicial tanto para a mãe quanto para o bebê, as fumantes podem entrar na menopausa antes do previsto”, afirma a ginecologista Anaglória Pontes, professora do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Ingerir ácido fólico
O consumo de ácido fólico pela mulher antes de engravidar é indicado para contribuir com a formação adequada do feto. “Tome três meses antes de iniciar as tentativas”, recomenda Pontes.
Prestar atenção à sua posição após o sexo
Não existem posições sexuais que aumentem as chances de uma mulher engravidar. No entanto, a postura que ela ficar depois do sexo pode ajudar. “Ficar uns dez minutos deitada ajuda um pouco os espermatozoides a fazerem o seu trajeto”, declara Paulo Gallo, médico Especialista em Reprodução Humana.
Ter tranquilidade
Ainda que tenha um desejo grande de virar mamãe, a mulher deve ter cuidado para não ficar ansiosa demais com isso. É necessário ter tranquilidade e não ficar estressada, porque a glândula cerebral que controla os hormônios da ovulação não funciona corretamente sob situações estressantes.
Por isso, o ideal é deixar de lado a ansiedade e aproveitar o momento de tentativas para aumentar a intimidade do casal. A mulher também pode buscar a prática de atividades de lazer e exercitar os seus hobbies para diminuir o nervosismo desse período.
Como engravidar rápido: o que dificulta o processo?
Para quem busca ter um bebê, é importante conhecer algumas atitudes que reduzem as possibilidades de engravidar rápido. Abaixo estão os principais fatores que podem atrapalhar a conquista dos seus planos. Conheça cada um deles e entenda por que esses comportamentos diminuem as chances de engravidar:
-
- Fumo;
- Bebidas alcoólicas;
- Cafeína com exagero;
- Exercícios em excesso;
- Sobrepeso;
- Baixo peso;
- Bônus: hábitos masculinos.
Fumo
O cigarro apresenta uma série de efeitos negativos para a saúde e também afeta a fertilidade. Caso você seja fumante, solicite ao seu médico um tratamento para interromper o uso do cigarro antes de começar as tentativas de engravidar.
Bebidas alcoólicas
Quem busca conceber um bebê também deve suspender o consumo de bebidas alcoólicas. O álcool em excesso também é um fator que pode reduzir a sua fertilidade. Além disso, caso você esteja grávida e ainda não saiba, o álcool pode, inclusive, prejudicar a saúde do bebê.
Cafeína com exagero
Muitos estudos indicam que a ingestão em excesso de cafeína é uma condição que pode afetar a sua fertilidade. Por isso, o recomendado é consumir, no máximo, cerca de quatro xícaras de café de 50 ml diariamente.
Exercícios em excesso
Manter a prática de atividades físicas e evitar o sedentarismo também é importante para ampliar as suas chances de ficar grávida. Contudo, isso deve ser feito de maneira balanceada. Praticar exercícios físicos em demasia e ainda executar atividades muito árduas são duas atitudes associadas a problemas que afetam a ovulação.
Sobrepeso
O sobrepeso e, especialmente, a obesidade podem prejudicar bastante a fertilidade em homens e mulheres. Se você está acima do peso e quer engravidar, é indicado que converse com um médico e/ou um nutricionista sobre a possibilidade de emagrecimento antes de começar as tentativas.
O sobrepeso e a obesidade ainda são fatores que aumentam a probabilidade de complicações na gestação e no parto. Por conta disso, também é recomendado que quem está muito acima do peso emagreça antes de engravidar.
Baixo peso
Não é apenas o excesso de peso que dificulta a fertilidade. Caso você esteja com o peso inferior ao que é recomendado, também pode ter problemas para engravidar. Isso ocorre porque a gordura influencia na produção hormonal. Sendo assim, a falta de gordura pode provocar alterações no ciclo menstrual e ainda prejudicar a qualidade dos óvulos.
Portanto, o ideal para quem está abaixo do peso é procurar um médico e/ou nutricionista a fim de adquirir o aumento do peso de maneira saudável.
Bônus: hábitos masculinos
Alguns estudos apontam que a utilização de laptop no colo do homem, de maneira frequente, pode influenciar na qualidade do sêmen e provocar infertilidade. Esse resultado acontece não apenas por conta do calor do dispositivo eletrônico, mas ainda devido às ondas de radiofrequência emitidas pela máquina.
Também é indicado para os homens que querem ter um bebê usar cuecas mais largas, como as boxers. Essa orientação é explicada pelo fato de que as roupas íntimas apertadas junto ao corpo podem afetar a qualidade dos espermatozoides e dificultar a fecundação do óvulo.
É difícil ou fácil engravidar?
A resposta para essa pergunta depende de algumas questões. Primeiro, é necessário saber se o casal apresenta alguma dificuldade para engravidar. Exames antes de iniciar as tentativas podem ajudar a descobrir se um dos dois tem algum impedimento ou algo que dificulte a fecundação.
Para os casais saudáveis, uma condição que influencia é a idade, especialmente a da mulher. Como já mencionamos, a expectativa é de que mulheres com ciclos menstruais normais, que têm frequência sexual de duas a três vezes por semana, além de idade até 34 anos, engravidem no período de um ano. “Neste período, ela tem 100% de chance de engravidar”, diz a ginecologista Anaglória Pontes.
Até a mulher completar 30 anos, as chances de gravidez em cada ciclo menstrual são de 25%. Já entre os 30 e 35 anos, essa possibilidade é reduzida para 20% no intervalo entre uma menstruação e outra.
Para aquelas mulheres com 35 anos ou mais, com ciclo menstrual normal e frequência sexual de duas a três vezes por semana, é indicado que elas esperem pela gravidez por até seis meses. Essa recomendação é feita porque as chances de as mulheres com essas idades precisarem de um tratamento para engravidar são maiores. Por sua vez, se a mulher tiver entre os 35 e 38 anos, as chances de engravidar cairão para 15% por ciclo menstrual.
Qual o melhor dia para engravidar?
Para definir qual o dia mais adequado para conseguir engravidar, é preciso entender que, após a ovulação, o óvulo ficará disponível para fecundação por um período de 12 a 24 horas. Se nenhum espermatozoide se deslocar até o óvulo nesse intervalo de tempo, ele será absorvido pelo organismo e a fertilização não poderá mais ocorrer.
Também é importante saber que o espermatozoide, por outro lado, pode ficar no corpo da mulher disponível para fecundação por um período de cinco a sete dias. Com isso, se a mulher tiver uma relação sexual no período de até uma semana antes da ovulação, ela também poderá ficar grávida.
De acordo com alguns estudos, as relações sexuais que ocorrem em até 48 horas antes da ovulação têm maior probabilidade de gerar uma gravidez. A razão disso é que, nesse período, o espermatozoide está mais ativo e também mais saudável. Já os espermatozoides que estão na mulher por mais tempo, de quatro a cinco dias, manifestam maior dificuldade de locomoção para alcançar o óvulo, o que atrapalha a fertilização.
Estou tentando engravidar, quando posso fazer o teste de gravidez?
Os testes de gravidez de farmácia ou de sangue (o famoso beta hCG) podem ser feitos uma semana depois do atraso da menstruação das mulheres. Assim, ao fazer o exame nesse período, você pode garantir um resultado com maior clareza. Se você acredita que pode estar grávida, um exame de gravidez online também pode ser útil para lhe informar sobre os principais sintomas da gestação.
Quando devo buscar ajuda médica para engravidar?
Primeiramente, é indicado que, antes de começar as tentativas para engravidar, o casal busque orientação médica. Assim como mencionamos, é preciso estar em dia com todos os exames listados neste artigo.
Depois de fazer os testes e cumprir com as orientações mencionadas acima, saiba que, após o período de um ano de tentativas, é interessante que a mulher de até 34 anos busque ajuda de um especialista em fertilidade. É necessário procurar saber se ela ou o parceiro apresentam um eventual problema de saúde que provoque a infertilidade.
Para mulheres com mais de 35 anos, é recomendado buscar ajuda médica depois de seis meses de tentativas sem conseguir engravidar.
Como engravidar quando se tem ciclo menstrual irregular?
Mulheres com um ciclo menstrual irregular não podem contar muito com o cálculo tradicional para saber qual é o período no qual devem estar ovulando. Por outro lado, elas podem prestar atenção aos sinais de ovulação do próprio corpo, a exemplo da mudança no muco vaginal. Essas mulheres também podem contar com a ajuda do teste de ovulação, a fim de saber quando estão ovulando ou não.
Existe uma série de atitudes que pode aumentar as suas chances de engravidar mais rápido. Também há fatores que reduzem as probabilidades de se ter um bebê e, por isso, devem ser evitados pelo casal que busca engravidar rápido. Ainda é necessário entender que é normal as tentativas para engravidar demorarem alguns meses para surtir efeito e isso não significa que o casal apresente qualquer problema.
Agora que você já sabe como engravidar rápido e conheceu todos os fatores que podem dificultar esse processo, confira quais são os cinco principais mitos sobre a fertilidade que preocupam homens e mulheres que desejam iniciar uma família.
- Conheça simpatias para engravidar
- Confira os principais remédios para engravidar