A descida do leite: como estimular e quando ocorre

Por: Bruna Romanini

Imagem: NOP Photo via Compfight cc

Saiba quando acontece a descida do leite materno e o que esperar neste momento

A descida do leite, também chamada de apojadura, ocorre geralmente entre 24 e 72 horas após o parto. É normal a mulher sentir as mamas cheias, quentes e doloridas nesta fase. “Também é comum a paciente ter uma leve febre, mas trata-se de algo passageiro”, diz o mastologista AnastasioBerrettini, presidente da Comissão de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM).

Enquanto o leite não desce, suas mamas irão secretar o colostro que é extremamente importante para o recém-nascido. “Além disso, o bebê nasce com nutrientes que recebeu na gestação e consegue se manter bem entre 24 e 48 horas”, afirma Berrettini. Então, não se preocupe, seu pequeno ficará muito bem!

Cadastre-se

Duas atitudes ajudam a acelerar a descida do leite, são elas:

  • Deixe o bebê mamar o colostro desde os primeiros momentos de vida, quanto mais cedo começar melhor;
  • Deixe o bebê junto com a mãe e não no berçário da maternidade. Assim, ele poderá mamar o colostro sempre que tiver vontade. Além disso, há o risco de no berçário o bebê ficar com fome e darem a ele um soro com glicose ou fórmula. Isto fará com que o pequeno mame menos e quando ele for entregue a mãe pode estar dormindo e não mamar.

Confira os benefícios da amamentação para o seu bebê aqui.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários