Bebê saliva mais durante a mamada quando acha que está doente

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

O bebê faz isso para aumentar os anticorpos do leite materno e assim aumentar a própria imunidade

Um artigo publicado na revista científica Science News descobriu algo muito curioso que o bebê faz quando percebe que está para ficar doente. De acordo com o artigo, quando estão doentes ou estão para ficar doentes os bebês salivam mais do que o normal durante as mamadas.

De acordo com os pesquisadores, os bebês fazem isso porque desta maneira a saliva se mistura ao leite materno e uma parte dela acaba voltando para o seio da mãe. Os cientistas descobriram que isto é algo positivo para o bebê porque uma parte da imunidade que o leite materno proporciona depende da mistura entre o leite e a saliva.

Cadastre-se

Uma vez que a saliva do bebê volta para o seio da mãe isto faz com que o corpo materno comece a elaborar leucócitos, células responsáveis por aumentar a imunidade do nosso corpo. Então, o leite que seria oferecido depois disso para o bebê teria uma quantidade muito maior de leucócitos que ajudariam o pequeno a combater ou prevenir uma doença.  Este seria um dos motivos pelos quais o leite materno muda tanto quando o bebê está doente.

Então, o bebê iria salivar mais durante a mamãe e fazer essa saliva voltar para o peito da mamãe para encomendar um leite especial e com proteção extra para ele! Incrível isso, não?

Por isso, é interessante que as mães realmente só retirem o leite e o ofereçam para o bebê no copinho ou mamadeira em casos de real necessidade.

É importante ressaltar que esta relação entre saliva do bebê e leite materno ainda é uma hipótese dos cientistas, de modo que não há 100% de certeza. “Mas é uma hipótese que provavelmente é real se considerarmos tudo que já conhecemos sobre fisiologia e que já analisamos”, observa a bióloga Katie Hinde da Universidade do Arizona.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários